O Android 14 finalmente foi oficializado nesta quarta-feira (4). A atualização já estava em fase beta desde fevereiro, mas agora está pronta para oferecer aos usuários uma experiência ainda mais personalizada, segura e acessível, trazendo consigo uma série de inovações. Uma boa dúvida é saber se seu smartphone vai receber a atualização. Se você tem um Xiaomi, pode começar a se preparar.
Android 14: quais celulares Xiaomi receberão a atualização
Seguindo a mesma lógica de anos anteriores, listamos os modelos da Xiaomi que devem receber o Android 14:
- Xiaomi 13T Pro
- Xiaomi 12T
- Xiaomi 12T Pro
- Xiaomi 13 Ultra
- Xiaomi 13
- Xiaomi 13 Pro
- Xiaomi 12C
- Xiaomi 12
- Xiaomi 12 Pro
- Xiaomi 12 Lite
- POCO X5 Pro 5G
- POCO X5
- POCO C50
- Poco F5 Pro
- Poco F5
- POCO F4
- POCO F4 GT
- Xiaomi 12S
- Xiaomi 12S Pro
- Xiaomi 12S (Dimensity)
- Xiaomi 12S Ultra
- Redmi Note 12 Turbo
- Redmi Note 12 5G
- Redmi Note 12 Explorer Edition
- Redmi Note 12 Pro
- Redmi Note 12 Pro Plus
- Redmi Note 13
- Redmi Note 13 Pro
- Redmi Note 13 Pro Plus
Por que nem todos celulares vão receber o Android 14?
De forma geral, a maioria dos smartphones Android lançados nos últimos anos são compatíveis com atualizações para as versões mais recentes do sistema operacional. No entanto, isso pode variar de acordo com o fabricante e o modelo do aparelho, então é importante verificar as especificações e as atualizações disponíveis para o seu aparelho específico.
Alguns fabricantes fornecem atualizações do sistema operacional por um período mais longo do que outros, enquanto alguns modelos mais antigos podem não ser compatíveis com as versões mais recentes do Android. Quem vem se destacando em manter atualizações por mais tempo é a Samsung — veja a lista de smartphones da Samsung que devem receber o Android 14.
Quais as novidades do Android 14?
Uma das mudanças mais perceptíveis no Android 14 é a ênfase na personalização. Agora, os usuários têm mais controle do que nunca sobre a aparência de seus dispositivos graças a um novo seletor de papéis de parede e a definição de atalhos personalizados diretamente na tela de bloqueio. Isso significa acesso rápido a funções essenciais, como leitores de códigos QR ou aplicativos favoritos, tornando a navegação mais eficiente.
Além disso, a tela de bloqueio foi completamente renovada, oferecendo opções para personalizar fontes, widgets, cores e formatos. Essas opções são alimentadas por inteligência artificial, o que significa que a tela de bloqueio se adapta automaticamente a diferentes condições, como se o tempo está quente ou frio, isso afeta a interface do sistema.
Fotografia e Privacidade Reforçadas
Em termos de fotografia, o Android 14 oferece suporte para imagens Ultra HDR, uma melhoria significativa na qualidade das fotografias, especialmente em dispositivos com telas compatíveis com HDR. Isso significa cores mais vívidas e detalhes mais nítidos em suas fotos, capturando momentos com uma clareza excepcional.
No departamento de privacidade, o Google introduziu o Google Health Connect, que garante que as informações de saúde dos usuários sejam armazenadas localmente e de forma criptografada, impedindo até mesmo que o Google acesse esses dados.
Acessibilidade aprimorada
Para tornar o Android 14 ainda mais acessível a todos, o Google aprimorou gestos como o "pinça" para zoom, facilitando a interação para usuários com necessidades especiais. Além disso, foram adicionadas opções aprimoradas para audição, incluindo a capacidade de receber notificações visuais através do flash do dispositivo, proporcionando alertas claros para pessoas com deficiência auditiva.
E aí? Seu celular está na possível lista de contemplados para receber o Android 14? Deixe seu comentário abaixo!