Uma polêmica envolvendo a Samsung, os smartphones Galaxy S e a Lua está dando o que falar nos últimos dias. Um usuário do reddit postou um experimento que comprova que as fotos da lua que a gente vê em testes por aí, não são exatamente o que as câmeras estão capturando, mas sim, um arquivo melhorado com ajuda de inteligência artificial. A Samsung fez um post em seu blog para explicar o que está havendo e declara (em outras palavras): "É isso mesmo, mas você pode desativar isso". Vamos entender o caso?
O caso
Um usuário do Reddit chamado u/ibreakphotos/ postou um experimento feito com smartphones Samsung, em que ele desconfia que o resultado final de uma foto feita com as câmeras do Galaxy S20 Ultra em diante, não são devidamente autênticas por parecerem "perfeitas demais".
Na publicação o usuário também cita um short postado pelo famoso youtuber tech Marques Browlee (MKBHD) em que ele tira uma foto perfeita da lua com o zoom 100x do Galaxy S23 Ultra.
Como foi feito o teste
O usuário do reddit disse que pegou uma foto de extrema qualidade da Lua, reduziu seu tamanho para um quadro com 170x170 pixels, colocou um blur sobre ela através do photoshop e ampliou a foto novamente para provar que ela estava toda borrada e sem definição. Ele então abriu a imagem em tela cheia no celular, apagou todas as luzes de sua casa, se moveu para o outro lado do cômodo e com o zoom de quase 60x, fez uma foto.
A conclusão é de que a Samsung utiliza de algum recurso de AI para melhorar a qualidade das fotos e trazer detalhes para objetos já conhecidos como a lua. Veja abaixo, do lado esquerdo, a imagem da lua que o rapaz usou pra a tirar a foto (completamente borrado) e ao lado direito, a foto final feita com o celular Samsung.
O que diz a Samsung
Suspeitas de uso de recursos externos no processamento de fotos não são assim tão novas, já se especula coisas do tipo desde de 2021. Mas o post no reddit viralizou tanto que praticamente obrigou a Samsung a se pronunciar.
A empresa sul-coreana postou na quarta-feira (15) um longo artigo explicando como as câmeras Samsung combinam tecnologias de super resolução com AI para reproduzir imagens de alta qualidade da lua. Ela afirma que usa tecnologias de Inteligência artificial desde o Galaxy S10 para "ajudar os usuários a capturar todos os momentos épicos".
Com o recurso chamado Scene Optimizer (cena otimizada), através das câmeras do celular, o sistema reconhece objetos e, através disso, pode fornecer melhores resultados. Com a chegada do Galaxy S21, o Scene Optimizer passa a reconhecer a lua como objeto específico e aplica melhoramentos nas fotos.
Além disso, a tecnologia de Super Resolução capta multi-frames e une todos eles preservando os melhores detalhes para criar um arquivo único melhorado.
A Inteligência artificial também aprende com múltiplos cenários, posições e fases da lua para reconhecer o objeto com mais facilidade.
Outro recurso interessante é o zoom lock - que reduz a instabilidade do usuário segurando um smartphone com zoom elevado, possibilitando assim uma fotografia com ainda mais detalhes.
Otimizador de cena pode ser desativado
Se você é dono de um Samsung e se sente invadido por ter suas fotos melhoradas graças ao Scene Otimizer, saiba que é possível desativar esse recurso. Para isso, vá em Configurações de câmera > Otimizador de cena > Desativado.
Questionar o uso de AI nas coisas
A utilização de recursos de inteligência artificial é uma realidade e, até segunda ordem, está aí para nos ajudar. No entanto, acende-se uma luz vermelha no que diz respeito ao que é real e o que é artificial. Afinal, nós queremos uma foto perfeita da luz com melhoramentos que, sabemos, não são reais? Ou queremos a realidade, por mais distorcida e borrada que ela pareça? Fica o questionamento e você pode contribuir com seu comentário.
Com informações de Samsung
Galaxy S23 Ultra já passou por aqui
Há poucos dias o Galaxy S23 Ultra esteve conosco no Oficina da Net e passou pelos variados testes de performance no Speedtest e Roda Liso, além de testes de bateria. Você pode conferir tudo isso no review completo dele.