A linha iPhone 15 deve ser apresentada apenas em setembro, mas os vazamentos sobre os próximos flagships da Apple não param e, desta vez, surgiram mais informações a respeito do iPhone 15 Ultra (ou 15 Pro Max). Ao que tudo indica, a gigante de Cupertino pode eliminar os botões físicos do aparelho para adotar uma nova solução com feedback tátil. Se confirmado, a novidade será exclusiva da Apple e deve influenciar outras empresas.

Novos botões

O leaker "ShrimpApplePro" compartilhou um vídeo publicado no Douyin, versão chinesa do TikTok, que mostra arquivos CAD do iPhone 15 Pro e 15 Ultra e sugere a presença de um botão unificado de volume, que funcionará utilizando uma tecnologia de feedback tátil, semelhante ao botão Home de iPhones com Touch ID.

As imagens também sugerem que a Apple pode substituir o interruptor de toque/silencioso — presente desde o primeiro modelo lançado em 2007 — por um simples botão, que, aparentemente, deve funcionar com a pressão dos dedos.

Se confirmado, os botões táteis serão uma novidade exclusiva das versões mais avançadas da linha, enquanto os aparelhos mais "básicos", como o iPhone 15 e 15 Plus, devem continuar utilizando os botões físicos comuns. Por outro lado, eles ganharão o famoso Dynamic Island.

Vale ressaltar que o iPhone 15 Pro e 15 Ultra também podem trazer o display com bordas mais finas do mercado, com apenas 1,55 mm de espessura, superando o recorde estabelecido pelo Xiaomi 13, que chegou com 1,81 mm. Outra possível mudança é a adoção do padrão USB-C em vez do conector Lightning.