Os smartphones estão em todo lugar, são uma constante parte de nossas vidas. Assim como nós, os aparelhos também estão em constante evolução. Entretanto, apesar das constantes novidades e evoluções tecnologicas, as baterias dos celulares continuam gastando rápido demais. É uma preocupação real para muitos usuários, e existem várias razões pelas quais a bateria do celular pode drenar mais rápido do que devia.

Neste pequeno artigo, vou te mostrar cinco coisas que contribuem para o gasto da bateria no dia a dia, juntamente de algumas dicas de bom senso para economizar carga no celular.

1. Brilho da tela

A tela ligada do celular é um dos principais fatores que consomem a bateria: quanto mais brilhante, mais energia é gasta para iluminá-la. Diminuir o brilho da tela ajuda a economizar a bateria. Uma boa dica é usar o brilho automático, que ajusta a iluminação da tela com base na iluminação ambiente.

Carregamento rápido do Poco F4 GT. Fonte: Oficina da Net
Carregamento rápido do Poco F4 GT. Fonte: Oficina da Net

2. Aplicativos em segundo plano

Mesmo quando não estão em uso, muitos aplicativos continuam funcionando no chamado "segundo plano", verificando notificações, atualizando dados e executando outras tarefas. Quando você para de usar o aplicativo, é recomendado fechá-lo para economizar bateria. Apesar da maioria dos celulares modernos já possuirem configurações que limitam o comportamento de aplicativos em segundo plano, ainda é um bom costume fechar o que não está mais sendo utilizado.

3. Conexões de rede

Estamos falando de conexões como Wi-Fi, Bluetooth, GPS e dados móveis. O celular utiliza essas conexões para se conectar à internet ou a outros dispositivos. No entanto, essas conexões acabam consumindo energia, principalmente quando não há sinal forte. É importante desativar as conexões de rede quando não estiverem em uso, principalmente numa região de sinal fraco.

4. Tela sempre ligada

Algumas pessoas preferem manter a tela sempre ligada enquanto usam o celular, o que é conveniente, mas também drena a bateria rapidamente. É melhor ajustar as configurações do celular para que a tela desligue automaticamente após um período de inatividade. Isso economiza energia e aumenta a vida útil da bateria.

5. Jogos e multimídia

Jogos, vídeos e música são alguns dos aplicativos mais exigentes para a bateria do celular. Eles usam muitos recursos de processamento e exibição, o que pode reduzir a vida útil da bateria. Para economizar bateria, é melhor limitar o uso desses aplicativos ou reduzir a qualidade de imagem e som para economizar energia.

Jogando Genshin Impact no Redmi Note 11S. Fonte: Oficina da Net
Jogando Genshin Impact no Redmi Note 11S. Fonte: Oficina da Net

Bônus: Vibração e notificações

Sei que a lista são só 5, mas eu não podia deixar essa de fora! Se o seu celular fica vibrando e apitando sempre que alguém manda uma mensagem no WhatsApp, pode apostar que a bateria será drenada rapidinho. Enquanto mais esforço o seu celular precisa exercer quando recebe notificações, mais carga é gasta. É interessante optar por diminuir o volume das notificações ou até mesmo desligá-las.

Como economizar a bateria do celular?

Essas são apenas algumas das coisas que podem drenar a bateria do celular. Para economizar bateria, é importante fazer ajustes nas configurações do celular e reduzir o uso de aplicativos que consomem muita energia. Também é útil investir em uma bateria externa ou um carregador portátil para garantir que você sempre tenha energia suficiente para o seu celular.

Veja aqui um vídeo que mostra os principais problemas das baterias de celulares e como carregar de forma certa.

Para mais dicas, confira o artigo completo atualizado 10 dicas para aumentar a vida útil da bateria do seu celular Android

Se a bateria do seu celular já estiver viciada, confira o nosso ranking dos celulares com melhor bateria.