Os smartphones estão em todo lugar, são uma constante parte de nossas vidas. Assim como nós, os aparelhos também estão em constante evolução. Entretanto, apesar das constantes novidades e evoluções tecnologicas, as baterias dos celulares continuam gastando rápido demais. É uma preocupação real para muitos usuários, e existem várias razões pelas quais a bateria do celular pode drenar mais rápido do que devia.
Neste pequeno artigo, vou te mostrar cinco coisas que contribuem para o gasto da bateria no dia a dia, juntamente de algumas dicas de bom senso para economizar carga no celular.
1. Brilho da tela
A tela ligada do celular é um dos principais fatores que consomem a bateria: quanto mais brilhante, mais energia é gasta para iluminá-la. Diminuir o brilho da tela ajuda a economizar a bateria. Uma boa dica é usar o brilho automático, que ajusta a iluminação da tela com base na iluminação ambiente.
2. Aplicativos em segundo plano
Mesmo quando não estão em uso, muitos aplicativos continuam funcionando no chamado "segundo plano", verificando notificações, atualizando dados e executando outras tarefas. Quando você para de usar o aplicativo, é recomendado fechá-lo para economizar bateria. Apesar da maioria dos celulares modernos já possuirem configurações que limitam o comportamento de aplicativos em segundo plano, ainda é um bom costume fechar o que não está mais sendo utilizado.
3. Conexões de rede
Estamos falando de conexões como Wi-Fi, Bluetooth, GPS e dados móveis. O celular utiliza essas conexões para se conectar à internet ou a outros dispositivos. No entanto, essas conexões acabam consumindo energia, principalmente quando não há sinal forte. É importante desativar as conexões de rede quando não estiverem em uso, principalmente numa região de sinal fraco.
4. Tela sempre ligada
Algumas pessoas preferem manter a tela sempre ligada enquanto usam o celular, o que é conveniente, mas também drena a bateria rapidamente. É melhor ajustar as configurações do celular para que a tela desligue automaticamente após um período de inatividade. Isso economiza energia e aumenta a vida útil da bateria.
5. Jogos e multimídia
Jogos, vídeos e música são alguns dos aplicativos mais exigentes para a bateria do celular. Eles usam muitos recursos de processamento e exibição, o que pode reduzir a vida útil da bateria. Para economizar bateria, é melhor limitar o uso desses aplicativos ou reduzir a qualidade de imagem e som para economizar energia.
Bônus: Vibração e notificações
Sei que a lista são só 5, mas eu não podia deixar essa de fora! Se o seu celular fica vibrando e apitando sempre que alguém manda uma mensagem no WhatsApp, pode apostar que a bateria será drenada rapidinho. Enquanto mais esforço o seu celular precisa exercer quando recebe notificações, mais carga é gasta. É interessante optar por diminuir o volume das notificações ou até mesmo desligá-las.
Como economizar a bateria do celular?
Essas são apenas algumas das coisas que podem drenar a bateria do celular. Para economizar bateria, é importante fazer ajustes nas configurações do celular e reduzir o uso de aplicativos que consomem muita energia. Também é útil investir em uma bateria externa ou um carregador portátil para garantir que você sempre tenha energia suficiente para o seu celular.
Veja aqui um vídeo que mostra os principais problemas das baterias de celulares e como carregar de forma certa.
Para mais dicas, confira o artigo completo atualizado 10 dicas para aumentar a vida útil da bateria do seu celular Android
Se a bateria do seu celular já estiver viciada, confira o nosso ranking dos celulares com melhor bateria.
Deixar o Bluetooth sempre ligado consome a bateria do celular?
Sim. Com o Bluetooth ativado, o aparelho constantemente escaneia o ambiente, procurando dispositivos pareáveis.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.