A linha Redmi Note 12, lançada em outubro de 2022, chegou ao mercado rodando a MIUI 13, algo que não fez muito sentido considerando a existência de uma versão mais recente. Felizmente, a Xiaomi resolveu mudar essa situação, pelo menos no Redmi Note 12 Pro e Note 12 Pro+, que começaram a receber a atualização da MIUI 14. No entanto, ao contrário do que todos esperavam, a interface ainda é baseada no Android 12.
Atualização em andamento
A MIUI 14 está sendo liberada gradativamente para os proprietários do Redmi Note 12 Pro e Note 12 Pro+ na Índia, mas se tudo ocorrer bem durante a fase inicial de distribuição, um lançamento mais amplo deve acontecer em breve para atingir outros países importantes, incluindo o Brasil.
A nova interface da Xiaomi, que traz a versão de firmware "14.0.2.0.SMOINXM", também entrega o pacote de segurança de março de 2023. Embora não seja o mais recente, ele corrige diversas vulnerabilidades críticas para manter o sistema operacional livre de problemas relacionados a roubo de dados.
Quando o update estiver disponível, basta acessar "Configurações > Sobre o telefone > Versão do MIUI". Antes de iniciar o processo, recomendamos que mantenha o smartphone conectado em uma rede Wi-Fi para evitar gastos no plano de dados e que tenha, no mínimo, 50% de bateria.
O fato da MIUI 14 nesses modelos ainda ser baseada no Android 12 é algo estranho, especialmente quando consideramos que aparelhos mais antigos, como o Redmi Note 10 e Note 11 SE, por exemplo, já estão rodando o Android 13. Isso significa que os proprietários terão que aguardar mais um pouco a chegada da nova versão.