A linha Galaxy Z Flip, que teve seu primeiro modelo lançado em 2020, ainda perde para outras "famílias" de celulares da Samsung por não oferecer suporte ao DeX, tecnologia que transforma o dispositivo em um computador portátil. No entanto, parece que isso deve mudar com a chegada do Galaxy Z Flip 5, próximo dobrável da empresa que, além de oferecer novos recursos, pode trazer uma série de mudanças importantes.

Galaxy Z Flip 5 com DeX

Segundo informações da SamMobile, a Samsung deve habilitar o suporte ao DeX no Galaxy Z Flip 5. Com isso, o aparelho será o primeiro da linha a ter essa tecnologia e, considerando seu formato compacto, o menor da marca totalmente compatível com a funcionalidade.

Para quem não conhece, o Samsung DeX consegue transformar o aparelho em uma espécie de "mini desktop", exibindo a interface de computador em uma tela externa, por meio de uma Smart TV ou monitor, tanto sem fio quanto utilizando um adaptador HDMI compatível.

Renderização do Galaxy Z Flip 5
Renderização do Galaxy Z Flip 5

Essa tecnologia da gigante sul-coreana também permite que o usuário conecte um mouse e teclado para ter uma experiência completa. O DeX ainda funciona nos tablets da marca, mas não é necessário um monitor externo para aproveitar o recurso, já que a tela maior permite a utilização no próprio dispositivo.

Rumores apontam que o Galaxy Z Flip 5 pode ser oficializado ao lado do Galaxy Z Fold 5 em algum momento de julho, possivelmente entre os dias 25 e 27. O novo dobrável da Samsung deve trazer um processador Snapdragon 8 Gen 2, câmeras aprimoradas e duas telas externas, algo inédito na linha.