A linha iPhone 15 tem sido alvo de uma série de vazamentos. Desta vez, surgiram informações sobre o sistema de carregamento sem fio dos aparelhos. Ao que tudo indica, a Apple pode permitir que seus novos flagships utilizem acessórios de terceiros sem certificação MFM (Made for MagSafe), entregando aos consumidores a mesma potência oferecida pelos produtos originais ou certificados pela empresa.

Sem restrição de potência

Segundo informações do site coreano Naver, a linha iPhone 15 vai permitir a utilização de carregadores que não trazem a certificação MFM (Made for MagSafe). Esses produtos costumam ser mais acessíveis e podem ser encontrados facilmente no mercado.

A possível decisão da gigante de Cupertino deve garantir a potência máxima de carregamento, que em acessórios originais ou certificados é de 15 watts, mas em alternativas com padrão Qi é de apenas 7,5 watts.

Possível design do iPhone 15 (Imagem: MacRumors)

Embora não tenha sido confirmado, esse vazamento faz sentido, já que a Apple vem contribuindo para uma nova versão do padrão Qi que funciona de maneira semelhante ao MagSafe.

Anunciada em janeiro deste ano, o Qi2 incorpora um sistema de energia magnética, o que significa que os dispositivos usarão a mesma tecnologia presente nos produtos ‌MagSafe‌, facilitando a implementação nos celulares da marca.

E o USB-C?

Disponibilizar a potência máxima de carregamento sem fio, mesmo em produtos não certificados, é um contraste direito a possível proposta da Apple de limitar a transferência de dados e a velocidade de carregamento em acessórios sem certificação MFI (Made for iPhone).

De qualquer forma, a linha iPhone 15 deve ser lançada apenas em setembro. Portanto, vamos aguardar mais informações para confirmarmos (ou não) tudo isso. Vale lembrar que esses modelos podem trazer diversas mudanças importantes, incluindo um sensor de 48 megapixels nas versões de "entrada".