Assim como prometido, nesta quinta-feira (1), a Motorola anunciou o Razr 40 e o Razr 40 Ultra. Diferentemente dos lançamentos anteriores, a geração de dobráveis deste ano chega em dois modelos que compartilham praticamente as mesmas especificações, bem como o design inspirado no icônico V3, que fez muito sucesso nos anos 2000, e o sistema Android 13.
Motorola anuncia Razr 40 Ultra com tela maior que o Z Flip 4
O Razr 40 Ultra é o modelo mais avançado da linha. Ele conta com uma tela pOLED (dobrável) de 6,9 polegadas e uma tela externa de 3,6 polegadas, com taxa de atualização de 144 Hz. Essa tela externa é o grande diferencial do modelo contra os seus concorrentes, especalmente do Galaxy Z Flip 4 da Samsung. De acordo com a Motorola, esse display externo pode ser usado para abrir aplicativos, responder mensagens e outras tarefas, facilitando o uso mesmo quando o celular estiver fechado.
Outro diferencial é que, quando fechado, o Razr 40 Ultra é o smartphone dobrável mais fino da indústria". Quanto as suas especificações, o aparelho é equipado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1, aliado de configurações com 8 GB ou até 12 GB de memória RAM ou e 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno.
Em relação às câmeras, o Razr 40 Ultra possui duas câmeras externas, sendo uma principal de 12 MP e uma ultrawide de 13 MP que também pode ser usada de forma híbrida como um sensor macro. Para selfies, a câmera frontal tem resolução de 32 MP. Para fechar o pacote de especificações, o modelo tem também uma bateria de 3.800 mAh que suporta carregamento de 30 watts, mais 5 watts na tecnologia wireless.
Razr 40 é lançado com o novo Snapdragon 7 Gen 1
O Razr 40, por sua vez, não possui uma tela externa grande, mas mantém o display menor que já estava disponível nos seus antecessores, e que também pode ser útil para visualizar as horas, nível da bateria e notificações. Na parte interna, a Motorola empregou a mesma tela pOLED dobrável de 6,9 polegadas com taxa de atualização de 144 Hz.
Nas câmeras, o conjunto do Razr 40 é praticamente o mesmo do modelo mais avançado, com exceção da lente principal que foi substituída por um sensor de 64 MP. A ultrawide/macro é a mesma de 13 MP, assim como a frontal de 32 MP.
Debaixo do capô, o processador empregado aqui é o Snapdragon 7 Gen 1, aliado de opções de 8 GB ou 12 GB de RAM, além de 128 GB ou 256 GB de armazenamento. Por ter uma tela menor, a Motorola conseguiu aproveitar o espaço interno para colocar uma bateria um pouco maior que no modelo Ultra, e é por isso que o Razr 40 "normal" tem 4.800 mAh, que suporta cargas de até 30 watts e 5 watts wireless.
Preço e disponibilidade
O modelo Razr 40 Ultra estará disponível nas cores Viva Magenta (eleita a cor do ano pela Pantone), preto e azul. Já o Razr 40 convencional poderá ser encontrado nas cores verde, azul, baunilha e roxo. Inicialmente, eles estarão disponíveis apenas em mercados selecionados, como nos Estados Unidos e em alguns países da América Latina, Europa e Ásia. Os preços ainda não foram divulgados.
Adalton Bonaventura atua na criação de conteúdos para internet desde 2011. Ficou apaixonado por games e tecnologia ainda na infância quando teve o seu primeiro videogame, um Magic Computer PC-95. Jornalista registrado sob nº 0023105/MG. Contato: [email protected]