O processador Tensor G3 estará presente na série Pixel 8. Os novos smartphones do Google são aguardados ansiosamente pelos entusiastas do Android e espera-se que haja, como sempre, recursos exclusivos para os aparelhos. Graças a um vazamento recente, tivemos detalhes sobre o Tensor G3 do Pixel 8 que você confira a seguir e se preparar para escolher o seu futuro telefone.
Vazamento revela diversas informações sobre o Tensor G3 do Pixel 8
O novo processador Tensor G3 contará com uma grande atualização de CPUs. Houve um redesign completo e agora o chipset utiliza núcleos ARMv9 2022, que são mais recentes. O Google decidiu abandonar a configuração de núcleos 4+2+2 e utilizar agora nove cores. Agora temos quatro Cortex-A510s, quatro Cortex-A715s e um Cortex-X3.
Pensando em oferecer uma proteção maior contra ataques baseados em memória, o chip possui a Memory Tagging Extensions da ARM. Ao mesmo tempo, foi dito que o Pixel 8 só irá rodar aplicativos de 64 bits, além de contar com um novo processador gráfico, o Arm Mali-G715. A GPU possui 10 núcleos e acredita-se que ela tenha suporte ao Ray Tracing.
Sem dúvidas a IA (inteligência artificial) tem sido um assunto muito popular no ano de 2023 e claro que ela não poderia deixar de ser abordada no Tensor G3. O novo processador mobile do Google conta com um chip personalizado somente para tarefas que envolvam IA. Chamado pelo codinome "Rio", o chip provavelmente irá oferecer um grande aumento de performance.
Tambem foi adicionado um novo processador de DSP para lidar com imagens e áudios. Outra novidade implementada foi o novo controlador UFS, para melhorar ainda mais o gerenciamento da unidade flash de armazenamento. Este controlador oferecer suporte ao armazenamento UFS 4.0, que é a versão mais rápida atualmente.