A Motorola lançou o Moto Edge 40 5G no dia 4 de maio de 2023, sua nova aposta para o segmento dos intermediários premium. Mas será que vale a pena você que possui o modelo da geração passada (Motorola Edge 30 5G) investir no aparelho da nova geração? Vamos conferir a ficha técnica deste modelo e ver se esse dispositivo realmente vale o seu suado dinheiro ou se é melhor partir para um concorrente.

Últimas notícias sobre o Moto Edge 40 5G (atualizado em 12/06)

Design e Construção

Vamos começar analisando o aspecto visual desse produto. Em relação ao acabamento, o Moto Edge 40 5G possui opções com couro vegano nas cores Eclipse Black, Viva Magenta e Forest Green. Infelizmente a variante de cor Luna Blue ficou de fora no mercado brasileiro.

O Moto Edge 40 possui construção em couro vegano
O Moto Edge 40 possui construção em couro vegano

Quando falamos de dimensões, o Motorola Edge 40 5G é mais pesado que o seu antecessor. São 171 gramas em todas as cores que estão disponíveis no Brasil. Todas elas possuem acabamento em couro vegano. O modelo da geração passada também é mais fino. São 6.8 milímetros contra 7.6 milímetros.

Tela

Ele conta com um display P-OLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+. Ele oferece uma taxa de atualização variável de 144 Hz para maior fluidez na interface. Esse painel possui um visual mais premium se comparado com seu antecessor e possui um aspecto curvado que remete aos modelos mais caros da linha 30 (Edge 30 Fusion e Edge 30 Ultra).

Tela P-OLED do Edge 40 atrai olhares por onde passa
Tela P-OLED do Edge 40 atrai olhares por onde passa

Processamento e memórias

Em poder de processamento, o recém-lançado Dimensity 8020 da MediaTek se faz presente no Edge 40. O Edge 40 foi testado no Roda Liso e modéstia a parte se saiu muito bem. Vários jogos ele obteve boa performance e na maioria dos jogos se saiu melhor que seu antecessor que tinha um chip da Qualcomm. Confira abaixo o desempenho do Motorola testado no canal Roda Liso.

Para acompanhar esse poderoso conjunto, o aparelho conta com 8GB de RAM, e opções com 256GB de armazenamento interno. Além de contar com suporte a expansão através de cartão microSD de até 1TB caso o armazenamento que já vem de fábrica no aparelho não seja suficiente para você.

Câmeras

Um ponto que esse aparelho também manda bem são nas suas câmeras. O Edge 40 possui um conjunto duplo. Sendo um sensor principal de 50MP e um sensor ultrawide de 13MP com autofoco para fotos macro. Além disso ele conta com uma abertura de f/1.4 contra f/1.8 da geração anterior. Na teoria isso significa que teremos maior entrada de luz no sensor principal do modelo mais recente, o que possibilita fotos melhores em low light.

Diurna (editada)
Diurna (editada)
Alta saturação da foto
Diurna
Paisagem
Retrato
Macro
Selfie com luz favorável
Selfie com luz contrária
Selfie
Selfie interna
Selfie noturna
Selfie
Noturna
Noturna

Na câmera frontal o aparelho conta com um sensor de 32MP. Ele possui uma boa riqueza de detalhes e HDR decente, porém os flares são evidentes em algumas situações. Além disso, esse dispositivo é capaz de gravar na frontal na resolução máxima de 4K a 30FPS.

Bateria

Ele vem equipado com uma célula com 4.400 mAh de capacidade típica, um upgrade de aproximadamente 9.5% se comparado com o seu antecessor que conta com uma bateria de 4.020 mAh de capacidade. Além disso, o lançamento vem com suporte a carregador de 68W já incluso na caixa.

O Moto Edge 40, ao ser testado pelo Oficina da Net no teste de bateria, teve autonomia de 7h40min de tela ligada. O aparelho não foi capaz de cumprir a nossa bateria de testes padronizada de 7h45min, porém é uma marca boa se considerarmos a capacidade de apenas 4.400mAh que ele possui. Porém a longo prazo pode se tornar um problema. Inclusive esse tempo de tela foi exatamente o mesmo obtido pelo Moto Edge 30 Fusion que também passou por testes no canal. Quanto ao carregamento, o Edge 40 levou 40min para ter sua carga completamente cheia com o carregador de 68W já presente na caixa.

Sistema Operacional e Tempo de Suporte

Em relação ao Sistema Operacional, o modelo já vem de fábrica com o Android 13. Isso significa que você terá uma maior longevidade e suporte de atualizações nele do que nos seu antecessor da família Edge.

A Motorola promete até dois anos de grandes atualizações do Sistema Operacional do robozinho e três anos de atualizações de segurança. Isso significa que neste modelo mais novo da empresa você terá uma vida útil maior e conseguirá usufruir de novos recursos até o Android 15.

Recursos Adicionais

O Edge 40 se destaca por finalmente trazer proteção IP68 para proteção contra água e poeira. Ele é o primeiro smartphone intermediário da empresa a contar com essa tecnologia e esperamos que ela esteja presente em todos os próximos dispositivos que a empresa anunciar. Pelos menos no que diz respeito aos Intermediários Premium e principalmente nos flagships.

O Moto Edge 40 conta com certificação IP68 contra água e poeira
O Moto Edge 40 conta com certificação IP68 contra água e poeira

Preço

O preço de lançamento do Edge 40 foi de R$ 3.999, porém o aparelho já pode ser encontrado mais em conta em promoções. Lembre-se que os valores do smartphone podem variar de acordo com o dia que você está vendo essa matéria.

Mas afinal, vale a pena comprar o Edge 40?

O Intermediário Premium da Motorola sem sombra de dúvidas é uma excelente opção para quem busca um smartphone com especificações equilibradas. Ele possui uma excelente performance para jogos, uma tela com taxa de atualização alta para garantir maior fluidez para os seus jogos e também câmeras com boa qualidade e que oferece bons resultados independente das condições de iluminação. O preço dele ainda é um fator que limita a compra do aparelho, uma vez que pela mesma faixa ou até por preços mais em conta há modelos mais interessantes no mercado nacional.

Motorola Edge 40
9.0
Prós
  • Câmeras
  • Design e construção
  • Tela
  • Carregamento rápido
Contras
  • Duração da bateria
  • Ainda caro

Vídeo incorporado do YouTube