A Samsung finalmente anunciou o tão esperado Galaxy S23 FE, modelo que tem tudo para conquistar um grande público no Brasil. Ele vem como o sucessor do Galaxy S21 FE, lançado em janeiro do ano passado, e neste artigo você vai descobrir de ele trouxe alguma inovação. Até o momento, não temos informações sobre o preço dele no Brasil, mas sua chegada por aqui deve acontecer em breve.
Data de lançamento
O Galaxy S23 FE foi lançado no dia 4 de outubro de 2023 e deve estar dispnonível em mercados selecionados a partir do dia 5 de outubro.
Preço
O preço do Galaxy S23 FE 5G ainda é incerto, porém a presença do processador proprietário fará com que a empresa consiga diminuir os custos de produção. Tendo como base o preço dos últimos smartphones da linha Fan Edition, o Galaxy S23 FE 5G deve chegar na casa dos seus R$ 3.999 a R$ 4.499 a depender da variante escolhida (128GB ou 256GB).
Desempenho
Os consumidores que aguardavam ansiosamente por um processador Snapdragon por aqui, devem ficar um tanto quanto decepcionados ao descobrirem que isso não ocorrerá. Ao contrário do que vemos em outros modelos da linha FE, o S23 FE 5G não terá o mesmo processador do restante da linha.
Enquanto a linha S23 tem o Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy (que é um ligeiro overclock do processador Snapdragon 8 Gen 2 5G utilizado por outras fabricantes), o Galaxy S23 FE vem com o processador Exynos 2200 da própria Samsung, modelo octa core de 3.00 GHz e litografia de 4 nanômetros. É o mesmo processador do Galaxy S22 e S22 Plus. Ele conta ainda com 8 GB de memória RAM e opções de 128 GB ou 256 GB de armazenamento.
Câmeras
Falando em câmeras, tivemos uma certa melhoria. São três lentes na traseira, sendo agora uma principal de 50 MP, uma telefoto de 8 MP com capacidade de zoom ótico de 3x e uma ultrawide de 12 MP. O S21 FE tinha uma principal de 12 MP. Em selfies, fez o contrário: colocou uma lente frontal de 10 MP, enquando o modelo do ano passado tinha 32 MP.
Quanto aos recursos de pós-processamento, o S23 FE conta com o modo Nightography para tirar fotos realistas mesmo em ambientes escursos, o Modo Pro para controle total das configurações como velocidade do obturador e ISO, e ainda recursos movidos a Inteligência Artificial que permitem fazer correções automáticas e outras funções.
É muito bom ver que a empresa se esforça para criar produtos mais voltados para o custo-benefício com câmera de zoom óptico que vão de contra-mão à tendência das outras empresas de colocarem câmera de desfoque ou câmera macro com poucos megapixels apenas para completar design.
Tela e design
Sobre a tela do Galaxy S23 FE, você pode esperar uma alta qualidade, já que ele vem com um painel Dynamic AMOLED 2X de 6.4 polegadas, resolução Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de 1.450 nits. O vidro é protegido pela tecnologia Corning Gorilla Glass 5, o que é levemente inferior a do Galaxy S21 FE que tinha a versão Gorilla Glass Victus.
Falando em design, o Galaxy S23 FE mantém a tradição do acabamento premium, além de possuir uma classificação IP68 de resistência à água e poeira. A grande inovação aqui é que a Samsung utilizou materiais e embalagens reciclados, mas mesmo assim ele continua com uma aprência muito elegante, mantendo o padrão das câmeras traseiras no formato vertical bem parecido a um semáforo.
Cores do Galaxy S23 FE
Falando em cores, temos novas opções, como roxo, marrom, um tipo de verde-agua e um azul acizentado, além da versão preta para quem não quer fugir do normal, mas nem todas elas devem estar disponíveis no Brasil.
Bateria e carregamento
Como não se mexe em time que está ganhando, o Galaxy S23 FE repete a configuração do seu antecessor, e vem com uma bateria de 4.500 mAh, integrado com suporte a carregamento rápido de 25 watts. Pelo seu tamanho compacto, não tem como esperar uma bateria muito maior que isso, mas a Samsung garante que ele pode ser carregado até 50% em apenas 30 minutos.
Para termos uma noção do quão pequena é esssa capacidade, empresas como Xiaomi e Realme colocam 33W de potência nos seus aparelhos de entrada. Já se pegarmos modelos que competem de forma mais direta com a linha Fan Edition, eles podem ter entre até incríveis 240W de potência a depender do modelo (No caso a potência citada é do Realme GT Neo 5, que promete carregar o aparelho de 1%-100% em menos de 10 minutos).
Sistema e outros recursos
O novo Galaxy S23 FE já vem de fábrica com o Android 13, mas pronto para receber também o Android 14 que deve ser lançado com a One UI 6.0 muito em breve. Uma grata surpresa aqui é o tempo de suporte. A Samsung garantiu atualizações de sistema até o Android 17 para o Galaxy S23 FE, um diferencial em comparação com a concorrência.
No mais, o Galaxy S23 FE tem suporte ao 5G, Wi-Fi 6E, NFC, Bluetooth 5.3, não possui entrada P2 para fones de ouvido, mas tem um sistema de alto-falantes estéreo e seu leitor de digitais fica empregado direto na tela.