A Samsung lançou o Galaxy M54 5G no mês de março de 2023, sua nova aposta para o segmento dos smartphones intermediários premium. Mas será que vale a pena você que possui o modelo da geração passada investir no aparelho da nova geração? Vamos conferir a ficha técnica deste modelo e ver se esse dispositivo realmente vale o seu suado dinheiro ou se é melhor partir para um concorrente.
Últimas notícias sobre o Moto Edge 40 5G (atualizado em 12/06)
- Galaxy M54 vs Galaxy M53: O que mudou entre gerações?
- Galaxy M54 5G vs Galaxy A54 5G: Qual o melhor Intermediário para você?
Design e Construção
Vamos começar analisando o aspecto visual desse produto. Em relação ao acabamento, o Galaxy M54 5G possui acabamento mais modesto em sua construção, com plástico sendo prioridade por aqui. Além disso, o aparelho está disponível em terras tupiniquins com duas opções de cores. São elas: Azul Escuro e Aura Glow.
Em termos de espessura e peso, o aparelho pesa cerca de 199 gramas (o que é classificado como um dispositivo relativamente pesado). Além disso, nós temos uma altura de 165 milímetros e sua espessura é de aproximadamente 8.4 milímetros.
Tela
Quanto a tela esse smartphone também está bem servido. Ele conta com um display de 6.7 polegadas com tecnologia Super AMOLED Plus com uma incrível taxa de atualização de 120Hz. É uma tela que vai entregar excelente qualidade e cores bem vívidas, porém não é nada surpreendente e é apenas algo já esperado pela categoria do dispositivo.
Processamento e memórias
Agora analisando o hardware interno deste produto, ele possui 8GB de RAM, e opções com 128GB ou 256GB de armazenamento interno. Além de contar com suporte a expansão através de cartão microSD de até 1TB.
Em poder de processamento, o modelo conta com um processador proprietário, o Exynos 1380 5G de 5nm. O Galaxy M54 ainda não foi testado no Roda Liso, porém não esperamos algo diferente do que vimos nos testes do Galaxy A54 (Com a diferença de provavelmente o usuário conseguir passar mais horas jogando com o modelo da linha M). Confira abaixo o desempenho do Exynos intermediário testado no canal Roda Liso:
Câmeras
Em relação às câmeras, este dispositivo conta com três sensores traseiros sendo um principal de 108MP e com uma abertura de f/1.8, um sensor ultrawide de 8MP com abertura de f/2.2 que entra menos luz e um sensor macro de apenas 2MP. Já para a câmera de selfies, nós contamos com um sensor frontal de 32MP e que possui uma abertura de f/2.4 bem mais escura. O aparelho é capaz de gravar em 4K30FPS com as câmera frontal e com a principal traseira, porém a ultrawide fica limitada a 1080P 30FPS.
Bateria e carregamento
Ele vem equipado com uma célula com incríveis 6.000 mAh de capacidade típica, que é uma capacidade consideravelmente alta e que vai além do padrão de mercado que costuma ser de 5.000 mAh. Além disso o lançamento vem com suporte a carregador de 15W já incluso na caixa, algo que é pouco para os dias atuais e vai demorar bastante para encher o enorme tanque de bateria dele e que é vergonhoso para um smartphone anunciado em pleno 2023.
Caso queira carregar o aparelho um pouco mais rápido, o usuário pode optar por comprar o modelo de 25W de potência, porém ainda fica muito abaixo da potência de carregamento que empresas como Xiaomi e Realme fornecem (e que já vem incluso na caixa junto ao dispositivo).
Sistema Operacional e Tempo de Suporte
Em relação ao Sistema Operacional,o aparelho já vem de fábrica com o Android 13. Isso significa que você terá uma maior longevidade e suporte de atualizações nele do que nos seus antecessores.
A linha M tem um avanço importante se comparado com os demais gerações dessa linha da Samsung. Com a nova política de atualizações, a empresa promete até 4 anos de grandes atualizações do Sistema Operacional do robozinho e 5 anos de updates de segurança. Isso significa que neste modelo mais novo da empresa você não terá distinção em vida útil se comparado aos modelos da linha A maior e o usuário conseguirá usufruir de novos recursos até o Android 17.
Preço
O preço de lançamento do Galaxy M54 5G é de cair o queixo. Ele foi lançado pelo preço sugerido de R$ 2.999, o aparelho atualmente já pode ser encontrado mais em conta em promoções pelas varejistas, com promoções que podem chegar a mais de 40% de redução em relação ao seu preço de lançamento. Lembre-se que os valores do smartphone podem variar de acordo com o dia que você está vendo essa matéria.
Mas afinal, vale a pena comprar o Galaxy M54 5G?
O Intermediário Premium da Samsung sem sombra de dúvidas é uma excelente opção para quem busca um smartphone com especificações equilibradas. Ele possui uma ótima performance para jogos, uma tela com taxa de atualização alta para garantir maior fluidez na navegação da interface e também uma bateria monstuosa que pode chegar a até 2 dias com uso modesto. Apesar disso, o Galaxy A54 5G costuma ficar em faixas de preço muito parecidas e é um aparelho que oferece um acabamento traseiro de vidro, IP67 e som estéreo para maior imersividade ao assistir filmes e séries.
- Bateria
- Tela
- Preço
- Carregador lerdo
- Falta de som estéreo