O Gmail para Android e iOS finalmente está ganhando suporte a tradução nativa. Embora isso não seja novidade no caso do acesso via navegador em computadores, os aplicativos móveis do Gmail não possuíam esse recurso. Para usar a tradução nativa no Android e no iOS, basta selecionar o botão "traduzir para...", que irá aparecer logo abaixo do título do e-mail que conter um texto escrito em outra língua.
Tradução nativa está sendo lançada no Gmail para Android e iOS

Agora, ao receber um e-mail em outra língua diferente do português, o app Gmail para Android e iOS irá exibir um pequeno banner logo abaixo do título. Porém, pode haver casos em que o sistema não detecte a necessidade de tradução, mas para resolver isso basta selecionar o símbolo de três pontos em cima no canto direito e tocar na opção para traduzir.
Se você não quiser que o e-mail seja traduzido, basta selecionar o "x" do banner e escolher "não traduzir para [idioma] novamente".

Lançamento e disponibilidade
A tradução nativa do Gmail para Android começou a ser disponibilizada a partir do dia 8 de agosto de 2023. Entretanto, no iOS, o recurso só será lançado a partir do dia 21 deste mês.
Gmail ganha novo recurso de agendamento
O Google adicionou recentemente ao Gmail para Android e iOS a capacidade de definir diferentes locais de trabalho para períodos específicos do dia. Segundo a empresa, isso ajudaria pessoas que trabalham de forma hibrida em lugares diferentes como, por exemplo, o escritório e a casa onde mora. Curiosamente, essa funcionalidade existe há um bom tempo no Outlook, serviço de e-mail da Microsoft.
