Você quer comprar um celular da Motorola, Xiaomi, Samsung ou até um iPhone e não quer gastar mais que R$3.000, mas não sabe qual escolher? Nessa lista, trago uma lista com as melhores opções para você comprar e falaremos sobre os principais pontos positivos e negativos de cada um destes produtos para ver qual modelo se encaixa mais no seu perfil de uso.

ÍNDICE

5. Galaxy S21 FE 5G

O primeiro modelo que falaremos aqui é do Galaxy S21 FE 5G em sua versão de 8GB de RAM e 256GB de armazenamento. Ele é uma ótima opção para quem quer um aparelho com um excelente conjunto de câmeras, modo DeX, tela Dynamic AMOLED 2x de qualidade primorosa proteção IP68 contra água e poeira.

O chipset dele é um Exynos 2100 5G, processador muito poderoso e que após um bom tempo de lançado e vários updates consegue ter uma performance mais estável do que o modelo de 6GB de RAM e 128GB de armazenamento que testamos há 1 ano atrás. Apesar disso, existem modelos que ainda falaremos nessa lista mais pre frente que permanecem tendo uma performance superior ao S21 FE 5G.

Os principais destaques negativos deste aparelho são a sua bateria de 4.500mAh que não tem uma duração tão boa pelo processador potente ser extremamente gastão, além de contar com um carregador de apenas 25W na caixa (nos antigos lotes, nem carregador vem) que é melhor do que os 15W que vinham no antecessor Galaxy S20 FE, porém ainda deixa muito a desejar se comparado com os concorrentes da Motorola, Realme e Xiaomi por exemplo. Além disso, seu acabamento traseiro é de plástico ao contrário de modelos como o Galaxy A54 5G que possuem uma traseira mais premium em vidro.

Preços do Galaxy S21 FE 5G

4. Motorola Edge 30 Fusion 5G

A próxima opção da nossa lista é um aparelho muito equilibrado para quem busca uma boa opção da Motorola para comprar. O Moto Edge 30 Fusion foi um dos melhores aparelhos da marca que passaram pelo canal.

Seus principais pontos positivos são o seu processador que se demonstrou extremamente poderoso em nossos testes do Roda Liso, boas câmeras (não excelentes, porém boas), além de ter uma linda tela pOLED de 6,55" com um acabamento levemente curvado para garantir um visual mais premium ao aparelho e um acabamento mais premium que o modelo anteriormente citado, tendo vidro como parte do acabamento traseiro da versões nas cores dourada e preta (modelo testado por nós) ou então couro vegano nas demais cores Viva Magenta e Azul.

Se você busca um smartphone que será o seu principal aliado em tarefas e jogos pesados, o Edge 30 Fusion 5G é uma excelente opção para você. Além disso, a tela de 144Hz aliada ao sistema mais leve sem muitas personalizações faz com que ele entregue excelente fluidez no uso do cotidiano. O chipset responsável pelas tarefas realizadas no aparelho é o Snapdragon 888+ 5G, componente esse que se saiu muito bem nos testes do Roda Liso feitos por nós e possui maior estabilidade e confiabilidade na performance do que o Galaxy S21 FE 5G, seu concorrente direto.

Os destaques negativos deste aparelho ficam por conta da falta de uma proteção contra água e poeira (nem que fosse o IP67) e a câmera frontal podia filmar em 4K60 visto que o processador suportaria tranquilamente.

Preços do Edge 30 Fusion

3. Galaxy S22 5G

Após mais de 1 ano de seu lançamento, esse modelo da Samsung é um dos mais procurados atualmente por entregar um conjunto flagship com um valor mais custo-benefício. Seus principais pontos positivos são o excelente conjunto de câmeras, a tela Dynamic AMOLED 2x com bom nível de brilho, processador poderoso e a portabilidade de milhões (pode ser colocado em um bolso facilmente devido ao seu tamanho de tela de apenas 6,1").

É claro que vai das preferências de cada um e ter uma tela maior pode ser um ponto positivo para muitas pessoas que jogam muito no aparelho ou querem maior imersão ao assistir séries ou os vídeos do Oficina da Net, por isso a Samsung também possui em seu portfólio o modelo S22 Plus que tem as mesmas especificações do S22 base, porém com uma tela de 6,6" e bateria de 4500mAh.

Ao contrário do que acontece na maioria das vezes aqui no Brasil, o processador que move esse dispositivo é um Snapdragon ao invés de um Exynos. Mais especificamente o Snapdragon 8 Gen 1. É um processador que é bem gastão e um pouco esquentadinho...e isso se deve pelo fato dele ter sido fabricado com processo de litografia da Samsung Foundry ao invés da TSMC, todavia ele performou bem em nossos testes do Roda Liso.

Já o principal ponto negativo do Galaxy S22 5G é sem dúvidas a sua bateria de apenas 3700mAh de capacidade. Quem utiliza o aparelho de forma intensa provavelmente terá que carregar 2 vezes ou até mesmo 3 vezes por dia uma vez que além da pequena capacidade, a otimização do sistema e o processador gastão não trabalham de forma otimizada.

Preços do Galaxy S22 5G

2. POCO F5

Já se você busca um aparelho para comprar da marca chinesa Xiaomi, pode tentar arriscar no POCO F5. Ele é um modelo intermediário e custo-benefício da empresa que pode ser uma opção a ser considerada pelos gamers de plantão.

Seus principais pontos positivos são a tela grande com boa qualidade, processador muito poderoso, carregamento ultra rápido e bateria duradoura. É um modelo realmente bem interessante e pode ser encontrado por valores muito interessantes através de métodos de importação.

O seu processador é o Snapdragon 7+ Gen 2 5G, o intermediário mais poderoso que a Qualcomm possui até o momento de publicação desta matéria. Sem dúvidas foi uma escolha muito acertada e inteligente por parte da Xiaomi e o chipset além de poderoso é extremamente econômico.

Seus destaques negativos vão pela falta de uma proteção IP67 contra água e poeira, além de que as câmeras poderiam ser um pouco melhores para a categoria. A câmera principal até faz um trabalho decente, mas a Xiaomi infelizmente não teve o mesmo carinho com a qualidade da frontal (com gravação restrita a 1080p) e das câmeras traseiras auxiliares.

Preços do POCO F5

1. iPhone 11

Se você quer ter um smartphone da Apple sem precisar gastar rios de dinheiro e não faz questão de ser o modelo mais recente de todos, aqui vai uma boa opção para você: o iPhone 11. Anunciado em 2019, esse modelo já está consideravelmente defasado e recomendamos apenas de tem muita vontade de possui um smartphone da maçã.

Seus principais pontos positivos são o processador (que por mais que já seja um pouco defasado, ainda é bem poderoso), a fluidez do iOS e a bateria duradoura (caso pegue um modelo com boa saúde da bateria ou lacrado).

O processador que eqipa esse modelo é o A13 Bionic, um pouco antigo se pensarmos que já estamos próximos de ter um A17 Bionic. Apesar disso, ele ainda faz bom trabalho na maioria dos jogos que testamos no Roda Liso e é uma performance surpreendente para 2019 que continua a suprir diversos usuários até hoje.

Os destaques negativos dele são o carregamento de 5W extremamente lento, as câmeras que não acompanham a qualidade dos aparelhos mais recentes e a tela que mesmo pra sua época de lançamento era vergonhosa e atualmente é mais ainda: Trata-se nada mais nada menos que uma tela com tecnologia LCD e resolução apenas HD. Além disso ela possui apenas 60Hz de refresh rate, porém damos um desconto aqui por se tratar de um modelo de 2019.

Preços do iPhone 11