O mercado de celulares no Brasil continua movimentado, especialmente para Samsung e Motorola, simplesmente as duas principais marcas do mercado nacional. Em maio, a Motorola até havia sido ultrapassada pela Apple, mas a diferença das empresas nunca foi tão grande, até que finalmente o ranking voltou ao normal durante o mês de julho, com a Samsung ocupando o primeiro lugar, seguido por Motorola e Apple.

Samsung e Motorola são as principais marcas de celulares no Brasil

Neste mês de agosto, a Samsung teve um ligeiro crescimento na participação de vendas da smartphones no Brasil. Líder do mercado brasileiro de forma consolidada, a gigante sul-coreana fechou o mês com 37.16% de todo o mercado nacional. A Motorola, que ocupa o segundo lugar, aumentou seu percentual para 18.78%. Já a Apple, sofre uma ligeira queda no mercado tupiniquim, fechando o mês em 17.83%.

Veja o gráfico abaixo:

Market share de celulares no Brasil em agosto de 2023. Fonte: StatCounter/Reprodução
Market share de celulares no Brasil em agosto de 2023. Fonte: StatCounter/Reprodução

Quais as maiores empresas de celulares no Brasil?

Com os resultados de julho, o ranking das 10 maiores fabricantes de celulares em atividade no Brasil ficou assim:

Empresa % em agosto
1 Samsung 37.16
2 Motorola 18.78
3 Apple 17.83
4 Xiaomi 12.28
5 Desconhecida 8.63
6 LG 3.47
7 ASUS 0.46
8 Realme 0.33
9 Nokia 0.21
10 Huawei 0.11

Como funciona o levantamento de dados do StatCounter?

A StatCounter é uma plataforma conhecida mundialmente por coletar dados de diversos mercados para apontar o volume do market share de cada empresa em diferentes segmentos. A plataforma não explica qual a metodologia que usa para coletar esses dados quando o assunto é o mercado de smartphones, por exemplo. No seu site, há apenas uma página que explica que "as estatísticas são baseadas em dados agregados coletados pelo StatCounter em uma amostra superior a 5 bilhões de visualizações de página por mês coletadas em toda a rede StatCounter de mais de 1,5 milhão de sites".

O Oficina da Net questionou o StatCounter sobre sua metodologia, mas ainda não tivemos uma resposta. Se formos respondidos, essa matéria será atualizada.

É possível, mas não confirmado, que a plataforma calcule o volume de cada empresa pelo número de usuários ou dispositivos ativos em vez de se basear no número de vendas de fabricante. Isso explicaria, por exemplo, por que no ranking mensal ainda aparece a LG em quinto lugar, já que a empresa deixou o mercado de smartphones em abril de 2021.

Comparação com o mesmo período do ano passado

Em comparação com agosto de 2022, podemos dizer que pouca coisa mudou, a não ser a diferença de percentual entre uma empresa e outra. A Samsung e a Motorola, por exemplo, estavam em alta, com percentual de 41.16 e 22.15, respectivamente. Mas a briga mesmo era entre Apple e Xiaomi, já que a gigante chinesa estava próximo de chegar ao terceiro lugar depois de um período de ascensão. Curiosamente, depois de lá, a empresa estabilizou ficando todos os meses com um percentual entre 10% e 12%.

Veja o gráfico com os resultados entre agosto de 2022 e agostode 2023:

Qual a marca do seu celular? 33,62% 20,56% 10,84% 26,63% 8,35%

Fonte: StatCounter