Atualmente existem diversas empresas que disputam entre si para ver quem fabrica os melhores celulares. As marcas mais conhecidas pelos usuários brasileiros são a Samsung, a Apple e a Motorola. Entretanto poucos deles conhecem um grupo chinês gigantesco que trouxe a união de 4 marcas de smartphones muito renomadas na parte oriental do globo. Confira quais são essas marcas e os seus respectivos aparelhos mais parrudos.

Mas afinal, o que é o grupo BBK Electronics?

A BBK Electronics Corporation é uma multinacional que foi fundada pelo chinês Duan Yongping na década de 90. Essa empresa inicialmente foi criada com a proposta de vender alguns aparelhos eletrônicos, televisores, MP3, celulares e muitos outros. Ela foi uma das marcas mais renomadas e que mais cresceu no fornecimento de produto para o próprio mercado chinês e cresceu bastante internacionalmente também. Após algum tempo ela começou a vender smartphones através de 4 submarcas (empresas essas que permanecem de pé até hoje) e agora vamos falar sobre elas.

ÍNDICE

1. Oppo

A OPPO foi a primeira submarca a ser criada dentre as pertencentes ao grupo BBK
A OPPO foi a primeira submarca a ser criada dentre as pertencentes ao grupo BBK

A primeira marca a surgir no grupo BBK Electronics foi a Oppo. Ela teve seu nome registrado em 2001, porém ela só foi lançada de fato no ano de 2004. No início a empresa focava mais em trazer produtos como leitores MP3 e leitores MP4. A marca só começou a entrar no mundo dos celulares com o simpático Oppo A103 (também conhecido por Oppo Smile, pelo fato do design traseiro possuir uma carinha amigável). Já o seu primeiro smartphone foi anunciado em 2011 e se chamava Oppo X903. A interface que equipa os smartphones da Oppo e que está presente até os dias atuais é a ColorOS, anunciada em 2013 pela empresa e que serve de base para as interfaces de outras duas marcas que falaremos abaixo. Atualmente a Oppo é uma das marcas que mais cresce no mercado e ela possui smartphones com especificações de ponta, além de produzir algumas soluções tecnológicas que são compartilhadas com suas marcas "irmãs" OnePlus e Realme.

Em relação ao smartphone mais top e poderoso que ela possui, trata-se do Oppo Find X7 Ultra 5G. Esse aparelho conta com tudo o que há de mais top no mercado como o chipset Snapdragon 8 Gen 3, tela curvada Super AMOLED Quad HD+ com 120Hz de refresh rate e opções com até 16GB de RAM e 512GB de espaço interno. Além disso, esse aparelho possui 4 sensores traseiros de 50MP da Sony que são flagships (LYT-900 de 1" no sensor principal, LYT-600 no sensor ultrawide, IMX890 no sensor com 3x de zoom óptico e por fim um IMX858 mais "simples" para a câmera periscópica de 6x de zoom óptico).

Já na sua câmera frontal ele conta com um sensor LYT-506 de 32MP. Esse conjunto aliado com a parceria da empresa com a Hasselblad e a criação de um chip próprietário para processamento de imagens MariSilicon, faz com que ele seja um dos melhores aparelhos do mundo em câmeras.

OPPO Find X7 Ultra é bem poderoso e conta com um conjunto de câmeras bem parrudo, gostei das câmeras dele
OPPO Find X7 Ultra é bem poderoso e conta com um conjunto de câmeras bem parrudo, gostei das câmeras dele

2. Vivo

Vivo é a segunda marca do grupo BBK a ser criada e nada tem a ver com a operadora de telefonia brasileira.
Vivo é a segunda marca do grupo BBK a ser criada e nada tem a ver com a operadora de telefonia brasileira.

A Vivo é a 2ª empresa mais antiga do grupo BBK e foi criada em 2009, seu primeiro smartphone foi lançado em 2012 e foi o Vivo X1 (aparelho esse que na época de seu lançamento ganhou título de aparelho mais fino do mundo). Ela é a única empresa do grupo BBK (juntamente com a sua subsidiária iQOO) que não utiliza uma interface de usuário baseada na ColorOS da "mãe Oppo". Sendo assim, essa empresa utiliza até hoje nos seus aparelhos duas opções de interface a depender da região: OriginOS (Voltada para o mercado chinês e a mais comum e barata) e a FunTouchOS (Voltada para o mercado global, porém é uma raridade e quando aparece possui valores mais salgados). Essa empresa também costuma ter uma excelente qualidade de câmeras e possui parceria com a ZEISS e um software de câmera bem redondinho para oferecer uma ótima experiência fotográfica mesmo para usuários que sejam mais exigentes.

Em relação ao smartphone mais top e poderoso que ela possui, trata-se do Vivo X90 Pro+ 5G. Esse aparelho conta com especificações dignas de um flagship como o chipset Snapdragon 8 Gen 3, tela curvada Super AMOLED Quad HD+ com 120Hz de refresh rate e opções com até 16GB de RAM e 1TB de espaço interno. Além disso esse aparelho possui 3 sensores traseiros sendo uma principal LYT-900 de 50MP, uma ultrawide LYT-600 também de 50MP e por fim um sensor ISOCELL HP9 da Samsung de incríveis 200MP para a telefoto com 3.7x de zoom óptico. Já na sua câmera frontal ele conta 48MP. Portanto assim como o Oppo, esse aparelho tem uma das melhores câmeras que você pode encontrar no mercado.

O Vivo X100 Ultra é o aparelho mais top que a Vivo possui atualmente, sendo ele o melhor smartphone do mercado atual
O Vivo X100 Ultra é o aparelho mais top que a Vivo possui atualmente, sendo ele o melhor cameraphone do mercado atual

3. OnePlus

OnePlus é uma empresa que é muito conhecida pela excelente fluidez de sua interface OxygenOS
OnePlus é uma empresa que é muito conhecida pela excelente fluidez de sua interface OxygenOS

Já a OnePlus é uma empresa um pouquinho mais recente e foi criada em 2013 pelo Pete Lau (ex-vice presidente da Oppo) e pelo Carl Pei. O principal objetivo da empresa era entregar smartphones com especificações de ponta a um preço mais reduzido. Infelizmente a OnePlus saiu um pouco desse foco com o lançamento do OnePlus 10 Pro 5G (aparelho parrudo mas salgado), entretanto parece que ela quer voltar a recuperar o trono com o lançamento mais premium dela. Um dos maiores feitos dela foi em relação à excelente fluidez que a interface OxygenOS possui. Antigamente era uma interface proprietária e independente que era uma das (senão a mais fluida do mercado Android), mas atualmente ela é totalmente baseada na ColorOS da Oppo (o que não torna a interface ruim, já que a ColorOS é uma interface bem rápida e com boas funcionalidades).

Em relação ao smartphone mais top e poderoso que ela possui, trata-se do OnePlus 12 5G. Esse aparelho tem como missão trazer um conjunto poderoso sem elevar tanto seu preço (ele custa mais barato que os aparelhos mais premium das marcas citadas acima). Quanto a sua ficha técnica, ele conta com o chipset Snapdragon 8 Gen 3, tela curvada Super AMOLED Quad HD+ com 120Hz de refresh rate e opções com até 16GB de RAM e 512GB de espaço interno. Além disso esse aparelho possui 3 sensores traseiros sendo um principal Sony LYTIA-T808 de 50MP, um ultrawide IMX 581 de 48MP com autofoco para macros e um OV64B de 64MP da Omnivision para a telefoto. Já na sua câmera frontal ele possui 32MP.

O OnePlus 12 5G é o flagship mais custo-benefício da nossa lista, porém ele ainda assim é bem competente
O OnePlus 12 5G é o flagship mais custo-benefício da nossa lista, porém ele ainda assim é bem competente

Como pudemos ver, esse aparelho conta com um conjunto de câmeras mais antigo/"simples" que os seus irmãos de grupo citados acima. Ele possui esse conjunto mais simples justamente pelo fato da marca estar apostando em um caminho diferente. Enquanto as duas primeiras decidiram colocar as especificações mais parrudas possíveis sem se importar com o preço final para o consumidor, a OnePlus decidiu economizar em algumas frentes para torná-lo mais acessível (ou menos caro). Além disso, dos aparelhos citados dessa lista apenas o Oneplus 12 5G foi lançado também em variante global, enquanto os outros limitam-se apenas ao mercado asiático/chinês.

4. Realme

A Realme é a marca mais recente do grupo BBK e ela possui apenas 5 anos de vida.
A Realme é a mais recente do grupo BBK e ela possui apenas 5 anos de independência da Oppo e 13 anos no total.

Por último mas não menos importante temos ela, a Realme. Essa marca busca trazer os preços mais em conta dentre as 4 marcas do grupo BBK e é a mais nova do grupo. Foi criada em 2010 como uma submarca para a Oppo criar uma nova linha de eletrônicos, tanto é que seus primeiros lançamentos de aparelhos eram lançados com a própria ColorOS da Oppo. A partir de 2018 a Realme já se tornou uma marca independente, porém ainda mantinha a ColorOS na maioria dos seus aparelhos. Ela só foi ter "sua própria interface" a partir de 2020 com o anúncio da 1ª Geração da Realme UI. Atualmente já estamos na 4ª Geração da interface e adivinhem só, temos uma interface que é exatamente o mesmo visual da atual ColorOS. Em 2021 foi quando a marca decidiu arriscar vir para o Brasil e seu primeiro lançamento em terras tupiniquins foi a família Realme 7.

Em relação ao smartphone mais top e poderoso que ela possui na China, trata-se do Realme GT 5 Pro 5G. Quanto a sua ficha técnica, ele conta com o chipset Snapdragon 8 Gen 3, tela plana Super AMOLED 1.5K com 144Hz de refresh rate (sendo o único da nossa lista a contar com esses 24Hz a mais) e opções com até insanos 24GB de RAM e 1TB de espaço interno. Além disso esse aparelho possui 3 sensores traseiros sendo uma principal IMX 890 de 50MP, uma ultrawide IMX 355 de 8MP e uma telefoto IMX890 da Sony com 50MP. Já na sua câmera frontal ele conta com 32MP.

O Realme GT 5 Pro é o que mais se aproxima em ficha técnica dos demais flagships do grupo, porém só está disponível na China
O Realme GT 5 Pro é o que mais se aproxima dos demais flagships do grupo, porém só está disponível na China

Já aqui no Brasil, o aparelho mais top da empresa é o Realme GT 6 5G lançado mês passado por aqui. A sua ficha técnica envolve um chipset Snapdragon 8s Gen 3, tela plana Super AMOLED 1.5K com 120Hz de refresh rate e em versões que vão de 8GB/256GB até 12GB/512GB (variante que veio para o Brasil). Além disso esse aparelho possui 3 sensores traseiros sendo uma principal LYTIA-T808 de 50MP, uma ultrawide IMX 355 bem simples com 8MP e um Samsung GN5 com 50MP para uma função de telefoto. Já na sua câmera frontal ele conta 32MP.

O Realme GT 6 é o que a empresa trouxe de mais top para o Brasil para 2024, ele nem chega a ser comparável com os flagships citados acima.
O Realme GT 6 é o que a empresa trouxe de mais top para o Brasil para 2024, ele nem chega a ser comparável com os flagships citados acima.

Sendo assim, podemos ver que dentre as marcas citadas a Realme é quem acaba entregando o conjunto mais modesto de câmeras. A impressão que dá é que a empresa foi criada com o objetivo de trazer os smartphones com características compartilhadas das demais empresas a um custo mais acessível para o consumidor final. Claro que para isso a marca teve de fazer concessões e por isso ela é quem possui o conjunto mais modesto das 4 empresas tanto considerando o mais top disponível no Brasil, quanto o da China.

OBS: Apesar dela ser a empresa que entrega o conjunto geral mais modesto, ela é quem costuma ter as maiores velocidades de carregamento do grupo. A empresa já teve dispositivos com carregamento de 150W, 240W e recentemente foi anunciado um com 320W de potência que promete carregar o aparelho em menos de 5 minutos!
Qual marca mais te interessou? 35,48% 25,81% 22,58% 16,13%