A Motorola finalmente lançou no Brasil o Moto Edge 40 Neo 5G, um aparelho que promete ser um excelente custo-benefício e que foi lançado por um valor abaixo do seu antecessor. Mas será que vale a pena pegar o novo aparelho ou é mais negócio o modelo da geração anterior? Houveram muitas mudanças significativas? Vamos conferir as principais especificações do modelo e compará-lo com seu antecessor.
Moto Edge 40 Neo vs Moto Edge 30 Neo: qual levar para casa?
Qual dos smartphones vale mais a pena e é mais indicado para você? Para descobrir, comparamos a ficha técnica completa dos dois intermediários nos quesitos Design e construção, Tela, Processamento e Memórias, Câmeras, Sistema Operacional e Tempo de Suporte, Recursos Adicionais, Bateria e Preços. Confira o nosso comparativo!
Design e Acabamento
O design do Edge 40 Neo chama muito a atenção, ele conta com um conjunto de câmeras duplo que está dentro de um módulo retangular localizado na parte superior esquerda do dispositivo (praticamente idêntico ao que já vemos no Edge 40 que já testamos no canal). Já o acabamento também é muito premium e o couro vegano mais uma vez marca presença por aqui. Mas tem um porém, a cor preta possui acabamento mais simples em plástico na traseira.
Em relação às cores disponíveis pra ele, temos o Preto, Azul Turquesa e uma espécie de verde menta, bem clarinho. Todas elas foram feitas em parceria com a Pantone. Já o antecessor Edge 30 Neo vinha com um módulo traseiro mais simplificado e estava disponível nas cores Roxo, Preto, Prata e Verde Claro (todas em parceria com a Pantone também).
Tela
Em relação à tela do Moto Edge 40 Neo, tivemos uma boa evolução frente ao antecessor. Saiu a tela de 6,2" plana de 120Hz do Edge 30 Neo para uma tela de 6,55" curvada com 144Hz (que está presente também no Edge 30 Fusion e Edge 40). Foi uma evolução considerável de uma geração para a outra e o modelo mais recente passa uma sensação mais premium além de permitir maior quantidade de FPS em games compatíveis.
Além disso é muito bom ver que a empresa tem investido em uma gama de lançamentos com telas curvadas que além de garantirem uma boa ergonomia, ainda passa uma sensação de produto extremamente premium (e faz parecer ser um produto de uma categoria acima). É algo que empresas chinesas investem bastante também como nos recém-lançados Realme 11 Pro+ e Redmi Note 13 Pro+, mas a Samsung por exemplo infelizmente só adiciona nos Galaxy S da linha Ultra.
Processamento e Capacidade de Memória
O processador que equipa o Moto Edge 40 Neo 5G também é diferente. Na geração passada tínhamos o Snapdragon 695 5G, solução da Qualcomm e agora temos o Dimensity 7030 5G processador recém-lançado pela MediaTek que promete oferecer uma boa eficiência energética sem abrir mão de um bom desempenho. Não é um aparelho voltado para quem é pro player, visto que seu chipset assim como o Dimensity 7050 5G do Realme 11 Pro+ possui apenas dois núcleos de performance.
A expectativa é de que ele ofereça uma performance equivalente ao modelo chinês, visto que a única diferença entre os chipsets se dá pela velocidade do clock de 2,5Ghz contra 2,6Ghz (que na prática não fará diferença). Confira como o Realme se saiu em nossos testes:
Câmeras
O Moto Edge 40 Neo 5G conta com um conjunto duplo de câmeras traseiras, sendo uma principal de 50MP f/1.8 e um sensor ultrawide de 13MP f/2.2 (que é um conjunto bem interessante para a categoria do aparelho). Já o sensor frontal conta com 32MP f/2.4 para você fazer suas selfies e postar seus stories no Instagram.
Para efeitos de comparação, o modelo anterior tinha uma câmera principal de 64MP f/1.8 e o mesmo ultrawide de 13MP f/2.2 com autofoco. Na frontal, os 32MP também marcavam presença. Ficamos feliz de ver que a empresa têm focado em trazer aparelhos com um conjunto fotográfico competente sem investir em sensores meia boca apenas para completar design.
Bateria e Carregamento
Na bateria o Edge 40 Neo teve um belo upgrade em relação ao antecessor, o que antes tínhamos apenas 4020mAh se converteram em 5000mAh de capacidade. Com esse fator aliado ao processador bem econômico você terá um aparelho com autonomia para o dia todo com muita folga, e supera o irmão Edge 40 que conta com apenas 4400mAh. Já em termos de carregamento nada mudou, os 68W de potência permanecem os mesmos da geração passada (o que é excelente, visto que a própria empresa promete que o aparelho tenha metade de sua bateria carregada em apenas 15 minutos).
Sistema Operacional e Tempo de Suporte
Em relação ao Sistema Operacional, o mais recente já veio com o Android 13 de fábrica. A Motorola prometeu até 2 anos de grandes atualizações do Sistema Operacional do robozinho e 3 anos de atualizações de segurança para ambos os modelos. Sabem o que isso significa? Que o Motorola mais recente vai parar no Android 15 enquanto que o antecessor vai ter updates garantidos até o Android 14.
Recursos Adicionais
O Moto Edge 40 Neo 5G agora conta com a proteção IP68 contra água e poeira, algo que estava ausente no modelo da geração anterior. É uma mão na roda para as pessoas que querem submergir o aparelho na água doce por até 30 minutos, além de servir também para proteção contra chuvas torrenciais. Além disso, os aparelhos contam com a tecnologia NFC para pagamentos por aproximação. A impressão digital de ambos fica embutido na tela.
Compare a ficha técnica: Edge 40 Neo vs Edge 30 Neo
Quais as principais mudanças no Edge 40 Neo em relação ao antecessor?
Chipset Dimensity 7030 5G, tela curvada com 6,55" e 144Hz, Câmera Principal de 50MP, acabamento em couro vegano e preço de lançamento mais convidativo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.