Proteger seu celular antes de enviá-lo para consertar é extremamente crucial, pois ele contém informações pessoais sensíveis sobre você, como número de telefone, dados bancários e até fotos e vídeos. Se você vai levar o aparelho para consertar ou simplesmente quer estar preparado para quando precisar, neste artigo veja quatro coisas para fazer e proteger seus dados, especialmente se for usar assistências independentes.
Por que você deve proteger seu celular antes de enviar para o conserto
- Seu telefone contém informações sensíveis, como endereço de email, endereço residencial, número de telefone e informações bancárias. Ao enviar seu telefone para reparo, você não sabe se a pessoa responsável pelo reparo é confiável. Portanto, é importante garantir que seus dados estejam protegidos.
O que fazer antes de enviar seu celular para consertar
Antes de enviar seu celular para reparo, é importante tomar algumas medidas para garantir a segurança dos seus dados. Aqui estão quatro coisas que você precisa saber:
1. Remova o armazenamento externo
Antes de enviar seu telefone para reparo, lembre-se de remover qualquer armazenamento externo, como um cartão micro SD, que possa estar no telefone. Muitas vezes, as pessoas esquecem que possuem um cartão SD em seus aparelhos quando os enviam para reparo. Isso pode ser perigoso se você tiver arquivos sensíveis no cartão.
Um cartão SD é fácil de ser acessado e copiado. Tudo o que a pessoa responsável pelo reparo precisa fazer é remover o cartão do seu telefone e copiar os arquivos para outro dispositivo. Portanto, remova o cartão SD antes de enviar seu celular para reparo.
2. Restaure seu telefone para as configurações de fábrica
Uma maneira recomendada de proteger seu aparelho é realizar uma redefinição de fábrica, se isso for possível. Fazer isso, você vai apagar todos os dados do telefone e retonar com as configurações originais de fábrica. Isso garante que ninguém possa acessar seus dados durante o reparo.
Antes de realizar a redefinição de fábrica, lembre-se de fazer backup de todos os seus dados importantes. Isso inclui fazer backup dos dados do aplicativo, como senhas, contatos e outras informações. Dependendo do fabricante do seu telefone, o processo de backup pode ser um pouco diferente.
3. Bloqueie seus aplicativos
Se você não quiser realizar uma redefinição de fábrica e configurar novamente seu telefone, uma opção é bloquear seus aplicativos. Ao bloquear um aplicativo, você restringe o acesso a ele e só permite que as pessoas o acessem se inserirem uma senha.
Alguns modelos de aparelhos já possuem essa função de bloqueio de aplicativos. Se o seu telefone não possui essa função, você pode procurar por um aplicativo de bloqueio de aplicativos na Google Play Store. Um aplicativo recomendado é o AppLock. Ao usar o AppLock, você pode definir um padrão de tela para bloquear os aplicativos que desejar. Não se esqueça de usar um padrão (ou senha) diferente do padrão de desbloqueio do seu telefone.
4. Verifique se é realmente necessário acessar a interface do seu celular
Se a pessoa responsável pelo reparo do seu telefone solicitar acesso à interface do seu telefone, verifique se ela realmente precisa ter esse acesso. Isso é uma maneira de garantir a segurança do seu telefone Android. Por exemplo, se você está substituindo a bateria ou a tela do telefone, é provável que não seja necessário que o técnico acesse a interface do sistema. Fique atento a isso durante o reparo.
Alguma dessas dicas já foi importante no seu caso? Conte nos comentários!