A MediaTek finalmente apresentou seu contra-ataque ao Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, o Dimensity 9300. O novo chipset traz aprimoramentos consideráveis para IA, gráficos e fotografia, além de uma CPU que apresenta uma nova configuração de núcleos. Em comparação com a geração anterior, oDimensity 9200, o novo lançamento da Mediatek obteve um aumento de desempenho de oito vezes em tarefas especificas de IA generativa.
Dimensity 9300 chega para rivalizar com o Snapdragon 8 Gen 3
Ao contrário do Tensor G3 do Google e do Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, o Dimensity 9300 não conta com núcleos da série ARM Cortex-A5XX, que são focados em baixo desempenho e alta eficiência energética. Ao invés disso, o chipset da Mediatek utiliza o A720 em um estado de baixo consumo de energia.
Finbar Moynihan, da MediaTek, diz que utilizar um núcleo mais poderoso pode ser mais eficiente energeticamente, pois ele executa rapidamente a tarefa e depois é desligado. De acordo com os testes da empresa, houve uma redução de 10 a 15 por cento no consumo de energia comparado ao Dimensity 9200.
No Dimensity 9300 temos uma abordagem de CPU em 3 camadas, sendo um núcleo Cortex-X4 com frequência maior (até 3,25 GHz) e três núcleos funcionando em 2,85 GHz. Segundo a fabricante do chipset, não há diferença entre estes núcleos em termos de cache. Já os quatro Cortex-A720 apresentam um clock máximo de 2 GHz. Para efeito de comparação, o Snapdragon 8 Gen 3 possui núcleos A720 com clock de até 3,2 GHz.
O Dimensity 9300 obteve um aumento de 29% no tamanho do cache da CPU, além de oferecer um desempenho 15% maior e um consumo de energia 33% menor comparado ao Dimensity 9200. Outro ponto interessante a se levantar é o pico de desempenho 40% maior na configuração da CPU comparado ao modelo do ano passado.
Você já deve ter percebido que todos os anúncios dos novos chipsets topo de linha em 2023 focaram em recursos voltados para IA (inteligência artificial). A Mediatek também investiu nesta área e trouxe uma APU 790, que possui o dobro das capacidades uma redução de 45% no consumo de energia. Seu poder de processamento para tarefas de aprendizado de maquinha (machine learning) está consideravelmente maior.
Em comparação do com Dimensity 9200, o novo chipset da Mediatek obteve um aumento de desempenho de oito vezes em tarefas especificas de IA generativa. Em termos de aplicações, o API 790 consegue executar um LLM de 7 bilhões de parâmetros a 20 tokens por segundo. Já a Qualcomm afirma que o Snapdragon 8 Gen 3 consegue rodar um LLM de 10 bilhões de parâmetros a 15 tokens por segundo.
Considerando as melhorias na arquitetura do chipset com a litografia, a Mediatek afirma que o Dimensity 9300 obteve uma melhoria de 23% no desempenho máximo em comparação com o Dimensity 9200, além de uma melhoria de até 46% no ray tracing em jogos.
Com relação ao processamento de imagens para fotografia, a MediaTek mantem o ISP Imagiq 990 acoplado à APU, suportando até 16 camadas de segmentação de objetos, mesmo durante uma gravação de vídeo. Além disso, há o suporte para captura HDR sempre ativo em 4K, um bokeh e um efeito de profundidade gerado via software.
Outras novidades do Dimensity incluiem um novo chip de inicialização segura, um ambiente de computação isolado e a Memory Tagging Extension do Armv9. Em termos de conexão, haverá suporte para o Wi-Fi 7 e 5G sub-6 GHz em downlink de até 7 Gbps.
Lançamento e disponibilidade
Acredita-se que o Dimensity 9300 estará presente nos próximos lançamentos de smartphones chineses que serão anunciados no final desse ano e ao longo de 2024.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.