A Qualcomm lançou hoje (18) seu novo processador, o Snapdragon 8s Gen 3. Projetado para trazer recursos avançados aos smartphones tops de linha, porém com preços mais acessíveis em relação aos modelos flagship atuais. O principal destaque deste chipset está na inteligência artificial generativa, que traz capacidades criativas e de produtividade aos usuários. São mais ferramentas de criação direto do seu celular.

Qualcomm lança Snapdragon 8s Gen 3 com foco em IA

O Snapdragon 8s Gen 3 oferece suporte a uma ampla gama de modelos de inteligência artificial, incluindo os populares modelos de linguagem grande. Quanto ás melhorias podemos começar falando do suporte de câmeras. Por exemplo, o novo processador traz um ISP Cognitivo triplo de 18-bit, que suporta câmeras de até 200 MP.

Ainda sobre câmeras, outra novidade é que ele suporta recursos como Always-Sensing Camera, que utiliza até dois sensores sempre ativos para reconhecimento facial e outros recursos, sem gastar muita energia. Além disso, o chipset oferece suporte para gravações em 8K com HDR, captura de foto em 64 MP e vídeos em câmera lenta.

Especificações do Snapdragon 8s Gen 3. Imagem: Qualcomm/Reprodução
Especificações do Snapdragon 8s Gen 3. Imagem: Qualcomm/Reprodução

Para quem se importa mais com o poder de fogo do novo processador, a Qualcomm anunciou que o Snapdragon 8s Gen 3 vem com uma GPU Adreno que suporta Ray Tracing em tempo real, tornando os gráficos dos jogos hiper-realistas. Também conta com uma CPU de oito núcleos composta por um principal com clock entre 3,0 GHz e 3,4 GHz, além de quatro de performance entre 2,8 GHz e 3,2 GHz e, para fechar o pacote, mais três núcleos de eficiência que giram entre 2,0 GHz e 2,3 GHz.

Em termos de conectividade, ele vem equipado pelo modem Snapdragon X70 5G e pelo chip FastConnect 7800, compatíveis com redes 5G e Wi-Fi 7, respectivamente.

Quais celulares vão receber o Snapdragon 8s Gen 3?

O Snapdragon 8s Gen 3 estará disponível em vários dispositivos que serão lançados ao longo dos próximos meses, com o primeiro lançamento previsto ainda para este mês de março de 2024. Marcas como Honor, iQOO, realme, Redmi e Xiaomi já confirmaram que terão modelos com este novo processador.