A Samsung todo ano lança sua nova família de aparelhos flagships, logo no início do ano ela apresenta a nova geração da linha Galaxy S (no caso desse ano foi apresentada a linha Galaxy S24) e um pouco mais pra frente ela lança sua família de aparelhos dobráveis. Vamos conferir o que o aparelho Z Flip 6 trará de especificações e se mudará tanta coisa a ponto de valer a pena uma possível troca.
Galaxy Z Flip 6 5G: Rumores sobre o novo dobrável
O sucessor natural do Galaxy Z Flip 5 5G está por vir e parece que teremos algumas diferenças em termos de especificações e algumas mudanças pontuais de design em relação ao modelo lançado em 2023. Vamos conferir o que mudou nesse novo aparelho dobrável da sul-coreana.
Design
O design do Galaxy Z Flip 6 será parecido com o que temos no Z Flip 5, porém notamos algumas mudanças pontuais como por exemplo a lateral do aparelho mais reta (no mesmo estilo que a empresa adotou nos Galaxy S24 e S24+) e o alto-falante inferior do aparelho terá uma saída aberta ao invés de ser fechada num estilo de grade. Sinceramente a Samsung conseguiu trazer um design bem harmônico ano passado ao ter aumentado de forma considerável o tamanho da tela externa do Z Flip 5, não havia muito o que mudar nessa nova geração se não (quem sabe no Z Flip 7) adicionar um espaço para uma terceira câmera traseira.
Snapdragon presente em todos os países
A Samsung não costuma colocar processadores diferentes para a sua linha de aparelhos dobráveis e felizmente isso se repetirá nesse ano. Ao contrário da linha S24 em que apenas o modelo Ultra foi contemplado com o chipset da Qualcomm no Brasil, o Z Flip 6 contará com o Snapdragon 8 Gen 3 For Galaxy em todos os países (sendo assim, não teremos variantes Exynos desse smartphone para a alegria de todos).
Primeiro aparelho a ter o novo recurso Battery AI
A Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas e claro que a Samsung não ia ficar de fora dessa. Além da Galaxy AI com seus diversos recursos estreada na linha Galaxy S24 (e posteriormente lançada por meio de updates para outros aparelhos), a empresa vai criar um novo recurso batizado de "Battery AI". Sendo assim, a sul-coreana promete cerca de 20 a 30 minutos a mais de autonomia de bateria para o usuário, vamos ver como esse recurso se comportará na prática.
Bateria enfim digna
A bateria do Galaxy Z Flip 5 era alvo de reclamações por parte dos usuários, uma vez que o mesmo possui apenas 3700mAh de capacidade. Já no Galaxy Z Flip 6, teremos finalmente o primeiro dobrável Flip da empresa com uma bateria de 4000mAh. Claro que não depende apenas disso pois a otimização de software e do Snapdragon 8 Gen 3 precisam trabalhar bem em conjunto com o aparelho para garantir o máximo de eficiência energética possível sem precisar sacrificar a performance do dispositivo.
Novo sensor principal de 50MP
Uma novidade que pode surgir no Galaxy Z Flip 6 é a substituição do sensor principal de 12MP por um mais moderno que conta com 50MP. Através da tecnologia pixel-binning, o aparelho será capaz de registrar fotos em 12.5MP com uma boa definição e qualidade mesmo que as condições de luz sejam adversas. Não espere pela adição de um terceiro sensor na parte traseira esse ano, infelizmente a câmera de zoom óptico continuará restrita apenas ao modelo Fold e aos tradicionais Galaxy S.
Tela externa maior
O Galaxy Z Flip 6 terá um upgrade no tamanho da tela externa. O que na geração anterior contamos com 3.4 polegadas, no novo modelo podemos esperar por uma tela de 3.9 polegadas. Sendo assim, temos maior espaço para que o usuário consiga mexer no aparelho mesmo quando ele estiver dobrado. O Galaxy Z Flip 5 já permitia que o usuário fizesse muito mais coisas na tela externa em comparação ao Z Flip 4, porém mais um acréscimo para que o usuário possa usufruir de maior área útil do display nunca é demais.
7 anos de updates de OS
A Samsung surpreendeu a todos quando anunciou no começo do ano que a linha Galaxy S24 contaria com 7 anos de grandes atualizações do Android, algo que vai na contramão da política de atualizações que a maioria das outras fabricantes adota. Sendo assim, o usuário passará um bom tempo com o aparelho sem preocupações dele ficar desatualizado. Com a nova linha de dobráveis não será diferente, e o Z Flip 6 contará com todo esse tempo de updates (uma melhoria bem-vinda em relação ao modelo anterior que suporta "apenas" 4 anos).