A Samsung atualizou a sua lista de smartphones elegíveis para updates de segurança, e com isso confirmou que três aparelhos intermediários chegaram ao fim do seu suporte de software. Conforme anunciado pela empresa sul-coreana em seu site oficial, os modelos Galaxy A51 5G, Galaxy A41 e Galaxy M01 tornaram-se obsoletos e não vão receber mais nenhuma atualização.
Galaxy A51, A41 e M01 se tornam obsoletos
Essa decisão já era esperada, uma vez que os smartphones foram lançados entre março e junho de 2020, recebendo atualizações regulares por quatro anos. O Galaxy A51 5G, por exemplo, foi lançado com o Android 10 e recebeu três grandes atualizações de sistema, chegando até o Android 13.
Por outro lado, os modelos Galaxy A41 e M01 seguiram uma política de atualizações mais restrita, sendo atualizados até o Android 12. Mesmo assim, a Samsung cumpriu sua promessa de quatro anos de updates de segurança, já que esse suporte está sendo encerrado só agora.
Apesar de a Samsung não garantir qualquer tipo de atualização para esses aparelhos no futuro, a companhia frequentemente libera "pacotes emergenciais" em caso de falhas graves no Android ou na interface One UI, embora isso ocorra raramente.
Com o fim do suporte para esses modelos, os usuários devem estar cientes dos riscos associados ao uso de dispositivos sem atualizações de segurança regulares. Nessa lista você pode ver quais celulares vão receber o Android 15, sistema operacional que ainda nem foi lançado de forma oficial.