O Unihertz TANK 2 da 8849 está nos estúdios do Oficina da Net passando pelos testes mais inusitados que você pode imaginar. Graças ao seu belo acabamento a prova de muitas coisas, a gente consegue literalmente jogar o aparelho no chão sem medo do que pode acontecer, além de iluminar as trevas da forma mais incrível que você possa imaginar. E ele ainda tem um projetor que eu achei incrível. Se liga no nosso review desse tanque de guerra!
Especificações do 8849 TANK 2
O 8849 TANK 2 é um robusto smartphone da categoria "rugged phone" que oferece uma combinação impressionante de especificações técnicas e recursos de resistência. Ele é construído para suportar condições extremas, com sua classificação IP68 que oferece proteção contra poeira e submersão em água.
Debaixo do capô, ele vem equipadoi com o processador Mediatek Helio G99, que consegue oferecer um desempenho fluido e eficiente. O que é mais impressionante é a configuração de memórias, com 22 GB RAM (12GB de RAM física + 10GB de RAM estendida)e opções de 256 GB e 512 GB de armazenamento interno, sendo o ideal para que você tenha espaço para todos os seus aplicativos, fotos e vídeos.
Quanto as câmeras, temos um triplo na traseida composto por uma lente principal de 108 MP, além de 64MP para fotos noturnas e ainda uma ultrawide de 16 MP. Para quem deseja gravar vídeos, esse conjunto é capaz de gravar vídeos em 2K, o que é siurpreendete para um modelo dessa categoria. Para selfies e videochamadas, a câmera frontal tem resolução de 32 MP.
A poderosa bateria de 15.500 mAh é um dos seus principais destaques. Ela garante que você tenha energia suficiente que, segundo a fabricante, dura 78 dias em modo standby, além do carregador rápido de 66W.
O 8849 TANK 2 vem de fábrica com o sistema Android 13, tem alto-falante mono que tem um bom volume e para garantir a segurança dos seus dados, vem equipado com reconhecimento de impressão digital e Face ID. Ele ainda tem duas grandes lanternas em sua traseira com capacidade de 1.300 lúmens, conector P2 para fones, suporte a rádio FM, NFC e, talvez o recurso mais interessante, tem um projetor de 40 lúmens de resolução HD que pode projetar imagens de até 75 polegadas.
Visto as especificações, vamos ao que interessa.
Design e construção
O design do 8849 TANK 2 é realmente digno de um tanque de guerra: parrudo, robusto e resistente. Visualmente, a sua traseira é o que chama mais a atenção. O módulo de câmera fico no topo central da tampa, com oríficios para as lentes, flash LED e sensores. Logo abaixo temos as duas lâmpadas que são usadas como lanterna para acampamento, uma em tom quente (amarelada) e outra com tom frio (branca).
Ao redor do seu corpo você encontra muitos parafusos, o que acaba integrando esse acabamento robusto e garantindo uma resistência acima da média, especialmente contra quedas. Uma boa notícia é que, para você pode testar toda essa proposta resistente sem dor de cabeça de acabar trincando ou arrando a tela, pois a fabricante já manda o aparelho com uma película na frente e outra menor no módulo de câmeras.
Nas laterais ficam os botões, cinco no total: liga/desliga sozinho na direita, volume pra cima, voluma bra baixo e dois botões extras que podem ser usados como atalhos do lado esquerdo. Na parte de cima tem o projetor e na parte de baixo fica a tampa com o conector para fones e para o cabo USB-C, ambos protegidos para você mergulhar sem medo de ser feliz.
Vale a pena falar também sobre as dimensões do aparelho. Em altura, o TANK2 mede 179,3 mm, tem largura de 85,9 mm e espessura de 23,5 mm. É dificil guardar esse aparelho no bolso sem que ninguém perceba isso, é uma verdadeiro trambolho. Além disso, ele pesa mais que meio quilo. São 531 gramas, o que pode ser cansativo segurar enquanto fala com alguém numa chamada ou enquanto joga.
Tela
A tela do TANK 2 mede 6,79 polegadas, um tamanho que eu particularmente acho excelente, tem uma resolução Full HD+ (2460 × 1080 pixels), então as imagens ficam bem nitidas e tem um nível de detalhes bem interessante. Por ser um modelo de categoria de entrada, a tela usa um painel de tecnologia LCD, justamente para diminuir os custos. De qualquer forma, a qualidade é muito boa nesse sentido.
Algo que compensa bastante é a taxa de atualização de 120 Hz, que pode oferecer uma melhor fluidez. Testei por vários dias e as animações são realmente bem consistentes, muito melhor que outros aparelhos de marcas famosas que não entregam essa alta taxa de atualização. E para proteger contra arranhões e trincas, o vidro é protegido com a tecnologia Panda Glass, uma das melhores no mercado de rugged phones.
E vale destacar que ele já vem com película instalada, então mesmo que arranhar a tela com o tempo, apenas a proteçãoo será afetada, o vidro do aparelho continuará intacto.
Desempenho e performance
O TANK 2 não é o celular ideal para quem quer jogar, como já é de se imaginar. Tentei passar algum tempo jogando com ele, mas a experiência não é tão legal ergonomicamente falando. Jogar deitado na cama, nem pensar. Qualquer vacilo e tu quebra um dente ou o nariz se ele cair na sua cara. Mas se você tiver onde apoiar os braços, a performance não deixa a desejar.
Em testes de benchmark que realizei com o aplicativo AnTuTu, esse conjunto de 24 GB de RAM (física e digital), 512 GB de armazenamento e processador Helio G99 conseguiu uma nota de 430.157 pontos, muito boa para um aparelho com processador de nível de entrada. Esse resultado ficou acima até mesmo do teste original do AnTuTu com esse processador, mostrando que a 8849 conseguiu otimizar bem esse chip no TANK 2.
Agora falando de teste real, passei muitas horas jogando Genshin Impact, que é o jogo mais pesado para smartphones que eu conheço. Confesso que para quem está acostumado com smartphones mais poderosos, vai sentir uma diferença sim. O jogo roda legal, mas somente na qualidade Muito Baixa. O jogabilidade é bacana, mas em alguns momentos você sente a queda no FPS, o que acaba ocasionando alguns leves engasgos. De qualquer forma, dá para se divertir, caso esse seja seu objetivo.
Câmeras
O resultado das câmeras me impressionou bastante. Em ambientes com muita luz, as fotos são excelentes. O sensor principal de 108 MP tem uma qualidade boa. As cores ficam num tom bem próximos da realidade, especialmente o que é preto, como o céu a noite que fica com um "preto real". É verdade que uma foto ou outra, dependendo do lugar e da luz do ambiente, acaba estourando um pouco o branco e as cores tendem a ficar mais saturadas, mas me surpreendeu bastante.
A lente ultrawide tem uma qualidade inferior, mas o ângulo é algo que dá pra elogiar, cabe muita coisa na imagem. Uma pena é ele não ter uma lente macro ou telefoto. Como você via ver nas fotos, eu usei a principal para isso, mas o resultado não fica legal, o foco também não ajuda. Veja algumas fotos que eu tirei:
Em termos de vídeos, como ele não tem estabilização óptica de imagem, você sente alguma dificuldade para manter a imagem sem muitas tremidas, mas o resultado é OK.
O mais impressionante mesmo é a presença da câmera com visão noturna. Para quem costuma caminhar em matas ou estradas sem iluminação, ou até em casa mesmo, quando a luz vai embora, é possível usar o celular para ver objetos, animais e pessoa a sua frente com um nível de precisão realmente impressionante. Mesmo onde não tem luz nenhuma, a visão noturna encontra um jeito de fotografar o que você precisa.
Ah, e eu não podia esquecer de testar a câmera no escuro com as lanternas ligadas. Estou sinceramente sem palavras. Num local totalmente escuro foi esse o resultado que eu consegui:
Sistema operacional
O Unihertz TANK 2 vem com o Android 13 instalado de fábrica. Como qualquer outro celular Android, a plataforma é fluida e tem uma interface bem parecida com a da Motorola, com poucas modificações em relação ao Android puro. Sobre o tempo de suporte para atualizações, a empresa disse que está trabalhando para isso, mas ainda não tem um cronograma pronto.
O único problema e que em sido bastante comum em smartphones chineses, é que a tradução do nome das funções não funcionam muito bem. Mesmo selecionando o idioma Português brasileiro, algumas funções continuam em inglês, como mostra o print abaixo:
Nada que atrapalhe o uso e que não possa ser resolvido com atualizações futuras. Além disso, ele vem com alguns apps instalados que não dá para remover. É algo que polui a interface, mas nada preocupante também.
Recursos extras (tem projetor 🤩)
Entre os recursos extras do TANK 2, podemos falar do Bluetooth 5.3, tecnologia NFC para interação com sistemas de pagamento por aproximação, e apesar de não possuir suporte para bandas 5G, é compatível com Wi-Fi Dual Band (2,4 GHz/5 GHz) e ainda tem slot para cartão microSD.
Outro baita ponto positivo do aparelho são os sensores de segurança. Tanto o leitor de digitiais empregado no botão power como também o Face ID funcionam muito bem. Qualquer um deles que você usar, o aparelho é desbloqueado em questão de milésimos de segundos.
Mas o recurso mais legal do Unihertz TANK 2 é mesmo o projetor. A fabricante garante que esse projetor tem 40 lúmens, o que é bem fraco, especialmente em ambientes muitos claros. Então ele só vai funcionar bem em locais mais escuros. A qualidade é uma surpresa. Como pode algo portátil e relativamente pequeno poder projetar imagens grandes de até 75 polegadas e com uma resolução tão boa? Fiquei impressionado.
Veja uma pequena amostra do projetor em funcionamento:
Além do projetor, existe um aplicativo chamada Toolbox (Caixa de Ferramentas, em tradução livre), que tem outras funções interessantes, como bússola, plumo, pedômetro e até uma sirene com direito a giroflex igual o da polícia, com luzes vermelhas e azuis. Não sei bem onde a gente usaria uma coisa dessas, mas achei bem interessante.
Bateria
Depois de falar de tudo o que o esse aparelho oferece, fui analisar a autonomia do TANK 2. Aí está uma coisa que você não precisa se preocupar. São 15.500 mAh que pode durar até 78 dias em standby, como garante a 8849. É claro que eu não consegui confirmar isso mesmo, afinal é muito tempo, mas a bateria dele realmente é mais que o suficiente para qualquer tipo de usuário.
Eu testei o aparelho por aproximadamente oito dias seguidos, testando câmera, lanterna, desempenho em jogos e claro, o projetor. O nível de uso não foi tão excessivo, afinal é complicado sair com um aparelho desse porte na rua. O projetor e a lanterna de camping são as funções que consomem mais energia, cerca de 10% a cada hora. Dito isso, autonomia excelente.
Infelizmente não consegui aplicar o teste de bateria com o tempo que o carregador de 66 watts leva para completar a carga de 0 a 100%, justamente por que foi muito difícil descarregar a bateria completamente. Mas eu pretendo escrever um conteúdo somente sobre isso, me aguardem! 😉
Preço e onde comprar o Unihertz TANK 2
O TANK 2 está custando atualmente R$ 2.224 no AliExpress em sua versão com 256 GB de armazenamento. Se escolher a versão de 512 GB o valor sobe para R$ 2.447. A boa notícia é que você não precisa se preocupar com altas taxas de importação, pois a empresa tem um estoque no Brasil. Para aproveitar isso, é só selecionar entrega do Brasil na hora da compra.
Onde comprar?
Mais informações no site oficial da 8849 clicando aqui.
Veredito: vale a pena ter um TANK 2?
Sim, eu recomendo ter um Unihertx TANK 2 da 8849. Ele é um celular robusto que tem uma proposta bem definida: ser resistente e uma mão na roda em vários sentidos, desde iluminar um ambiente completamente escuro como até ser uma tela de cinema sem precisa de uma TV.
O preço é um pouco alto, é verdade, mas ele é um aparelho com uma proposta diferenciada. Não é um celular para todo mundo. Eu digo que é perfeito para quem é aventureiro, trabalha com o celular em locais que podem colocar ele em risco, como em canteiros de obras, ou para quem é mais precavido, é um bom aparelho para colocar numa mochila de emergência. Vale o investimento!
- Bateria monstruosa
- Projetor é a cereja do bolo
- Muito resistente
- Câmeras surpreendentes
- Bom processamento
- Lanterna excelente
- Muito pesado
- Alto-falante podia ser mais alto
- Baixa ergonomia
- Preço alto
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.