O Blackview BL9000 Pro, lançado em abril deste ano, é a nova geração da linha de smartphones robustos da Blackview, marca que tem evoluído muito bem na indústria mobile, incluindo a categoria de smartphones mais robustos. O aparelho apresenta uma ficha técnica melhor que muitos modelos da marca que passaram por aqui, mas a pergunta é: será que vale a pena comprar o Blackview BL9000 Pro?
Blackview BL9000 Pro: o que vem na caixa?
O aparelho vem dentro de uma grande caixa branca com um design minimalista e com os itens bem organizados em seu interior. Dentro da caixa, a fabricante manda:
- Smartphone Blackview BL9000 Pro
- Cabo USB-C para carregamento
- Carregador de 120W
- Abridor de gaveta para chip
- Manual de Instruções
Especificações do Blackview BL9000 Pro
O Blackview BL9000 Pro é um smartphone robusto e resistente, ideal para quem precisa de um dispositivo durável e com alta performance. Ele tem dimensões de 179.5 x 82.6 x 17 mm e pesando 412 g, ele é um aparelho grande e robusto. Suporta dois cartões SIM e tem resistência à poeira e água (IP68/IP69K), podendo ficar submerso até 1.5 metros por 30 minutos. Além disso, é compatível com o padrão militar MIL-STD-810H, garantindo maior durabilidade em condições extremas.
A tela IPS LCD de 6.78 polegadas tem uma taxa de atualização de 120Hz e resolução de 1080 x 2460 pixels, protegida por Corning Gorilla Glass Victus, oferecendo uma ótima experiência visual. O sistema operacional é o Android 14 com a interface Doke-OS 4.0, e o aparelho é equipado com o chipset Mediatek Dimensity 8020 (6 nm), um processador octa-core (4x2.6 GHz Cortex-A78 & 4x2.0 GHz Cortex-A55) e a GPU Mali-G77 MC9, garantindo alto desempenho, especialmente para sua categoria.
Em termos de memória, o BL9000 Pro vem com 512 GB de armazenamento interno e 12 GB de RAM, utilizando a tecnologia UFS 3.1 para leitura e gravação rápidas. A câmera traseira é tripla, com uma lente principal de 50 MP, uma lente ultrawide de 13 MP com ângulo de 120° e uma câmera térmica FLIR (módulo Lepton 3.5). A câmera frontal tem 50 MP, ideal para selfies de alta qualidade.
O som é um ponto forte, com alto-falantes estéreo e tecnologia de som desenvolvida pela Harman Kardon, embora não tenha entrada para fones de ouvido de 3.5 mm. Em termos de conectividade, o smartphone possui Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, GPS, NFC, rádio FM e porta USB Type-C com suporte OTG.
Para segurança e usabilidade, o aparelho conta leitor de digitais lateral. A bateria é um destaque, com capacidade de 8800 mAh, suportando carregamento rápido de 120W e carregamento reverso de 5W, garantindo muita autonomia e praticidade para recarregar o tanque quando necessário.
- Proteção Água: IP69K, MIL-STD-810H compliant e IP68
- Sistema: Doke OS 4.0 e Android 14
- Processador: MediaTek Dimensity 8020
- Memória RAM: 12 GB
- Armazenamento: 512 GB
- Tela - Tipo: IPS LCD
- Tela - Tamanho: 6.78
- Tela - Resolução: 1080 x 2460
- Tela - Frequência: 120Hz
- Câmera principal: 50 MP, (wide), 1/1.57 e PDAF
- Câm. Selfie: 50 MP, (wide), 1/2.8
- Bateria: 8800 mAh
- Carregador: 120W
Blackview BL9000 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa
Design e construção
O design de um aparelho robusto (conhecido também como rugged smartphone) é um dos fatores que mais chamam a atenção. No caso do BL9000 Pro, percebemos a preocupação da fabricante em oferecer um visual interessante e moderno, ao mesmo tempo resistente e eficiente.
Toda sua carcaça é feita de plástico com um acabamento texturizado na sua maior parte, com alguns detalhes em bronze, como os aneis das câmeras e uma placa que carrega o logotipo da marca. Nas laterais encontramos três botões (power com leitor de digitais na direita; controlador de volume e atalho extra na esquerda), além do slot para cartão SIM e de inscrições como WATERPROOF (resistência a água) e SHOCKPROOF (resistente a quedas). Muitos parafusos também ficam á mostra.
Toda essa construção dá ao BL9000 Pro um resistência sem igual, já que ele possui certificação IP68 e IP69K para resistência contra a água e poeira. De acordo com a fabricante, é possível mergulhá-lo em uma profundidade de até 1,5 metro por 30 minutos. Além disso, ele também é duro na queda, com a fabricante garantindo uma resistência contra quedas de até 1,80 m graças a certificação militar MIL-STD-810H.
Câmera térmica
Antes de falar dos pontos positivos e negativos do BL9000 Pro, vou te mostrar esse que é um dos principais recursos do aparelho. A câmera térmica é uma função que como seu nome mesmo indica, consegue apontar a temperatura de um componente eletrônico, parte do corpo humano ou qualquer outro lugar onde você apontar a câmera.
A função é disponibilizada através de um app dentro do sistema e te permite usar diferentes funções e modos. Para quem precisa medir a temperatura de alguma coisa, esse recurso pode ser bastante útil.
Pontos positivos 👍
Desempenho OK
De todos os aparelhos robustos que já testei, o BL9000 Pro é o que apresenta o melhor desempenho. Por aproximadamente 15 dias, testei o BL9000 Pro em dois jogos: Asphalt 9 e Genshin Impact. Apenas este último apresentou grandes travamentos, especialmente em áreas com muitos NPCs ou monstros para combate. De qualquer forma, colocando os gráficos no mínimo, você consegue se divertir sem quedas de FPS.
A tela, apesar de terem muitas bordas, tem taxa de atualização de 120 Hz, então a qualidade e fluidez das animações é muito boa. A resolução e as cores também são agradáveis, embora poderia ser melhor se a empresa optasse por painéis AMOLED.
Para quem gosta de dados técnicos, coloquei o BL9000 Pro para passar pelos testes de estresse do 3DMark que duraram 20 minutos e esses foram os resultados:
BL9000 Pro no 3DMARK | |
Modo de teste | Wild Life Stree Test |
Tempo de teste | 20 minutos |
Melhor pontuação | 4.306 |
Pior pontuação | 4.260 |
Estabilidade | 98.9% |
Frame rate | 32 FPS |
Consumo de bateria | 6% |
Temperatura | Máxima de 47ºC |
Como você pode ver, a pontuação do aparelho agrada bastante, mantendo uma estabilidade quase 99% e executando o teste de gráficos na média dos 32 FPS e consumindo 6% de bateria em 20 minutos. O único ponto a ser observado é a temperatura, já que o aparelho aqueceu bastante e poderia atingir temperaturas ainda mais altas de o teste não tivesse terminado.
Som de qualidade
A Blackview também surpreendeu com essa parceria com a Harman Kardon, uma renomada empresa do ramo de áudio. Graças a essa união, o BL9000 Pro conta com um sistema de dois alto-falantes estéreo, de excelente qualidade e muito alto. O som é bem definido, mesmo quando o volume está no máximo. Gostei bastante disso!
Resistência garantida
A construção do BL9000 Pro é indiscutivelmente resistente, mas eu quis ir um passo além e colocá-lo em situações de risco que realmente poderiam dar uma dor de cabeça ao usuário. Experimentamos a resistência do aparelho em quedas de uma mesa, mergulhos em um balde d'água e até até quebrando um tijolo. Felizmente, nada aconteceu com o Blackview BL9000 Pro.
Depois dos testes, o aparelho apresentou apenas desgastes e arranhões normais que afetaram a pintura traseira e a película da tela. Dito isso, o BL9000 Pro cumpre o que promete: máxima resistência.
Bateria grande e que carrega rápido
O Blackview BL9000 Pro tem uma bateria de 8.800 mAh, o que nem é tão grande assim se comparado a outros colossos desse mercado de smartphones robustos, como é o caso do Unihertz TANK 2 que eu testei por aqui e tem incríveis 15.500 mAh de bateria.
Contudo, algo do BL9000 Pro que dá para elogiar bastante é seu carregador rápido de 120W, permitindo que você complete uma carga muito rapidamente. No teste que fiz, ele levou 49 minutos para completar sua carga de 0 a 100%. Muito rápido para essa categoria!
Leitor de digitais eficiente
É uma boa notícia ver um leitor de impressões digitais em um aparelho dessa categoria. Já testei outros aparelhos, até da própria Blackview, que não contam com esse recurso ou até tem um leitor de digitais, mas que é lento e sem eficiência nenhuma. Nada disso acontece com o BL9000 Pro.
Esse recurso funciona muito bem, mais do que eu realmente esperava e muito melhor do que muitos modelos de grandes marcas. Mesmo ligando e desligando a tela várias vezes, a biometria não decepciona aqui.
Câmeras básicas, mas agradam
As câmeras do BL9000 Pro não são ruins, mas acho que poderiam ser melhores, especialmente em ambientes com pouca luz. Tirei algumas fotos em ambientes abertos e a qualidade é bem agradável. Algumas pessoas que não tem tanto conhecimento nessa área disseram que as fotos ficaram muito boas, o que mostra que ela pode agradar usuários menos exigentes.
Na análise que fiz, podemos dizer que a câmera de 50 MP consegue fotos com cores bem próximas da realidade, um nível de nitidez agradável e pontos de sombra bastante equilibrados. Os resultados ruins são apenas em ambientes com pouca iluminação, como a noite, por exemplo. Falando nisso, a câmera de selfies a noite é inexistente. Ela não consegue captar nada ou quase nada.
A ultrawide trabalha bem e funciona também como uma lente macro. Sinceramente, não gosto desse tipo de lente. Uma lente exclusiva para fotos macro seria o ideal, mas o resultado não é ruim também.
Veja algumas imagens:
Pontos negativos 👎
Esquenta bastante em jogos pesados
Como você viu no tópico de desempenho, o BL9000 Pro tende a esquentar bastante quando colocado sob estresse. No teste de gráficos do 3DMARK ele atingiu 47ºC, o que é bem alto. Em jogos, senti esse alto calor apenas rodando Genshin Impact, mas depois de meia hora de jogatina. Mas depois que esquenta, você nota drasticamente a queda no desempenho, apresentando leves engasgos e um tempo de carregamento maior nas telas de loading.
Como ele já é um aparelho pesado e que pode exigir uma maior adaptação de usuários que estão acostumado apenas com smartphones mais leves, eu diria que essa alta temperatura dificulta ainda mais a boa experiência do usuário.
Não dá para guardar no bolso
O peso dele me impediu de realizar uma coisa muito simples: guardar no bolso quando estiver andando na rua ou fazendo qualquer outra coisa. Por conta do seu peso — quase meio quilo — é melhor você levar uma bolsa com você para guardar ele. Além de criar um volume maior do que o normal, dependendo da roupa que está usando ele pode até tirar suas calças se guardá-lo no bolso.
É claro que vale a o alerta também para quem costuma usar o celular enquanto está deitado. O risco do BL9000 Pro cair no seu rosto e te machucar ou quem sabe até quebrar um dente é algo a ser levado em consideração.
Afinal, o Blackview BL9000 Pro é bom?
O Blackview BL9000 Pro é um smartphone incomum para usuários comuns. Ele é um celular grande e pesadão, é verdade, mas também é muito completo, cheio de recursos úteis, como resistência á agua, poeira e quedas, conectividade 5G e um sistema de alto-falantes de dar inveja. A câmera térmica não é uma função muito útil para mim, mas também completa esse pack de recursos.
Seu preço original gira em torno de R$ 2.700 na sua versão com 512 GB de armazenamento e 12 GB de RAM. Por esse preço, eu diria que não é um mau negócio. Para essa categoria de smartphone, a durabilidade e recursos que ele oferece se pagam por esse valor. Mas com essa mudança de regras de importação, eu diria que fica inviável comprar o BL9000 Pro atualmente.
No AliExpress ele sai por R$ 5.300 contando o preço do produto mais os impostos. Sem condições. Dito isso, o Blackview BL9000 Pro é sim muito bom, mas por esse preço não consigo recomendar a sua compra.
- Desempenho decente
- Bateria duradoura
- Carregamento ultrarrápido
- Câmeras razoáveis
- Leitor de digitais muito bom
- Preço alto na importação
- Esquenta bastante
- Pesado demais