O Galaxy A15, da Samsung, conquistou o primeiro lugar como o smartphone mais vendido na América Latina durante o segundo trimestre de 2024. Segundo uma pesquisa da Counterpoint, divulgada nesta sexta-feira (30), o sucesso do aparelho é um reflexo do forte apelo dos celulares de entrada e intermediários básicos na região. Veja também os celulares mais procurados da semana.

TOP 10 celulares mais vendidos do momento

Lista dos celulares mais vendidos na América Latina no primeiro trimeste de 2024 em comparação com o mesmo período em 2023. Imagem: Counterpoint/Reprodução
Lista dos celulares mais vendidos na América Latina no primeiro trimeste de 2024 em comparação com o mesmo período em 2023. Imagem: Counterpoint/Reprodução

Como mostra o ranking acima, a Samsung continua dominando o mercado latino-americano, com quatro de seus dispositivos entre os dez mais vendidos. No entanto, a empresa enfrentou uma leve queda em relação a 2023, perdendo duas posições para a Xiaomi. A marca chinesa tem ganhado terreno ao oferecer smartphones com preços competitivos, como o Redmi Note 13 e o Redmi 13C, que agora ocupam posições anteriormente detidas por modelos da Samsung, como o Galaxy A54 e o Galaxy A03 Core.

A Motorola e a Apple mantiveram sua presença no top 10, com modelos como o Moto G04, Moto G54 e o iPhone 13. A Motorola, por exemplo, tem se saído muito bem com aparelhos como o Moto G24 e G54.

Por que o Galaxy A15 se destacou?

O Galaxy A15, em sua versão 4G, se destacou por várias razões, mas uma das principais foi a substituição da tela LCD tradicional pela avançada tecnologia Super AMOLED. Essa mudança trouxe uma melhoria significativa na qualidade da imagem, oferecendo cores mais vivas e um contraste superior, sem aumentar o custo do dispositivo. Além disso, o Galaxy A15 oferece um desempenho equilibrado e recursos que atendem bem às necessidades diárias dos usuários, tudo isso a um preço acessível.

Samsung Galaxy A15

Samsung Galaxy A15
Samsung Galaxy A15

Um dos smartphones mais baratos da Samsung é o Galaxy A15. Ele foi lançado no Brasil no ínicio de 2024, tem o processador MediaTek Helio G99 (6nm), um processador de entrada com boa performance. Em conjunto, ele conta com 4 GB, 6 GB e 8 GB de memória RAM, no qual eu julgo hoje 4GB ser o mais básico possível. Em contrapartida, conta com 128 GB e 256 GB de armazenamento interno, oferecendo espaço suficiente para guardar várias fotos e vídeos e baixar bastante apps.

Como é um smartphone mais básico, ele não comporta um conjunto de câmeras tão sofisticado, porém, o sensor principal é de 50 MP, f/1.8, (wide), já utilizado em diversos outros smartphones. Além desse sensor, ele possui uma câmera ultrawide de 5MP e uma câmera macro com sensor de 2 MP. Na câmera selfie, contamos com um sensor de 13 MP, f/2.0, (wide).

A tela tem 6.5 polegadas com resolução 1080 x 2340, é uma tela Super AMOLED que conta com 90Hz de taxa de atualização. A tela tem brilho máximo de 396 nits.

A bateria do smartphone tem 5000 mAh, padrão da indústria hoje em dia. Ele conta com carregador de 15W na caixa. Outras características do smartphone incluem NFC para pagamentos por aproximação, o sistema operacional de fábrica é o One UI 6 e Android 14. Ele vem com Bluetooth 5.3, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Dual Band e Wi-Fi Direct, leitor de impressão digital lateral, e o som é mono.

Fonte