Entra ano e sai ano, e tudo o que a gente quer ver são os grandes lançamentos no mercado de smartphones. No entanto, quando eles finalmente chegam, isso quer dizer que algum modelo mais antigo vai deixar de existir. No caso da Xiaomi, aparelhos modernos e recentes com menos de dois anos de idade já estão saindo de linha. Recentemente, a empresa anunciou também que alguns modelos perderam o suporte.
4 celulares Xiaomi que saíram de linha no Brasil
Todos os modelos dessa lista foram lançados há dois anos ou menos, mas já não são mais vendidos oficialmente pela Xiaomi. Isso quer dizer que já saíram de linha para darem lugar a modelos que foram lançados a menos tempo. O POCO F5, por exemplo, chegou ao Brasil há um ano e três meses e a chinesa já deixou de comercializá-lo.
- POCO F5: lançado em maio de 2023 (1 ano e 3 meses)
- POCO X5 Pro: lançado em fevereiro de 2023 (1 ano e 7 meses)
- POCO X5: lançado em fevereiro de 2023 (1 ano e 7 meses)
- Xiaomi 13 Lite: lançado em fevereiro de 2023 (1 ano e 7 meses)
Você até pode encontrar esses modelos a venda no varejo brasileiro, seja nas lojas físicas ou no e-commerce, mas eles não são mais vendidos de forma oficial pela Xiaomi. Na minha opinião, a impressão que dá é que a Xiaomi já não recomenda a compra desses modelos, preferindo dar destaque para celulares que foram lançados há poucos meses.
Em outras palavras, essa política de "matar" um aparelho razoavelmente novo é só uma forma da empresa conseguir lançar mais aparelhos por ano e consequentemente forçar os seus clientes comprarem modelos mais novos e modernos.
Outras marcas fazem o mesmo?
A Samsung não vai muito mais além do que uma geração também, exceto para produtos da linha FE. Entretanto, podemos encontrar a linha S23 sendo vendida normalmente no site da marca, o que é uma geração atrás do atual modelo.
A Motorola também não costuma oferecer muito tempo de suporte para os seus aparelhos, inclusive os que fazem parte da linha Moto G, que geralmente recebem pouca atenção da empresa e saem do mercado de forma constante. Esse problema afeta até mesmo os modelos da linha Edge, a série topo de linha da marca. Aparelhos com um ano e meio de vida, como o Edge 30 Fusion e Edge 30 Ultra já foram descartados do catálogo da empresa. É muito pouco tempo para um aparelho que está na vitrine mais alta da Motorola.
Nesse quesito, a melhor de todas é a Apple. No site oficial da Maçã você ainda pode comprar o iPhone 13, lançado em 2021. Claro que com o preço exagerado de sempre, mas está lá para quem quiser comprar.
Conheça o POCO F5, celular top da Xiaomi e que já saiu de linha
O POCO F5é um aparelho moderno, com uma tela OLED de 6,67 polegadas com resolução Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz e suporte para Dolby Vision e HDR10+. A configuração de câmera traseira consiste em três sensores: um sensor principal de 64 MP com estabilização óptica de imagem (OIS), uma lente ultrawide de 8 MP com campo de visão de 120 graus e um sensor macro de 2 MP. Para selfies, há um sensor de 16 MP posicionado em um pequeno "furo" na tela.
Em termos de desempenho, ele vem com o novo processador Snapdragon 7+ Gen 2, acompanhado por 8 GB ou 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. A bateria de 5.000 mAh suporta carregamento rápido de 67 watts, mantendo o padrão dos últimos lançamentos da marca. No mais, o POCO F5 conta ainda com suporte a Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, conectividade 5G e leitor de impressões digitais.
Antes de você ir...
Você pode gostar de ver a lista dos celulares que vão ser atualizados com o Android 15, quando ele oficialmente for lançado. Também temos uma lista de iPhones que já não valem mais a pena em 2024.