Eu tenho testado o aparelho mais top lançado pela Oppo até o momento e nessa matéria eu contarei a minha experiência com ele após aproximadamente uma semana de utilização. Será que ele é isso tudo mesmo? Por ser um aparelho de ROM chinesa há alguma limitação que possa vir a incomodar ou é uma experiência tranquila? Vamos conferir nessa matéria se esse dispositivo é adequado para você.
Design e construção
Uma coisa que as marcas chinesas têm caprichado nos seus aparelhos é na questão do design. Em termos de acabamento, ele possui a parte superior feita em vidro enquanto que a parte inferior possui um acabamento em couro vegano (que algumas marcas aqui no Brasil como a Motorola e a Realme também vem adotando.
A Oppo optou por criar três cores distintas para o usuário escolher, sendo elas: preto, laranja e azul marinho (sendo que essa é a cor do couro presente nos aparelhos, a parte superior de vidro possui uma tonalidade diferente em todos eles).
Tela
Após tanto tempo utilizando aparelhos com telas comuns, finalmente entrei para o mundo dos dispositivos com tela curva. Esse aparelho conta com uma excelente tela da BOE de 6,82" com resolução Quad HD+ e uma taxa de atualização de 120Hz.
Não há muito o que discutir, é o que a Oppo tem de melhor pra oferecer e sem dúvidas é uma tela de ótima definição e que apresenta ótimo nível de brilho e boa calibração das cores. Apesar da tela gigante, o aparelho não aparenta ter esse tamanho todo e não chega a incomodar na mão uma vez que seu formato mais arredondado lhe garante uma maior ergonomia que o modelo Ultra da Samsung por exemplo.
Processamento e memórias
O Oppo Find X7 Ultra apresenta um desempenho de ponta como de se esperar de um smartphone top de linha. Ele vem equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 3 padrão (não é nem a versão 8s presente nos Motorola e nem a versão turbinada presente nos Galaxy). Dito isso, podemos ter em mente que o aparelho consegue rodar a grande maioria dos jogos em uma taxa de quadros altíssima e a fluidez do sistema no dia a dia também é impressionante. Ele traz uma navegação suave e sem presença de engasgos ou travamentos repentinos.
Já quanto às variantes de armazenamento interno ele pode chegar a até excelentes 16GB de RAM (que podem ser expandidos em mais 12GB de RAM virtualmente pegando uma parte do armazenamento emprestado, mas é importante ressaltar que a RAM Virtual não possui o mesmo efeito de uma RAM Física) com 512GB de espaço interno, sendo essa justamente a versão que tenho em mãos.
Todavia, ele também possui uma variante mais simples que traz 12GB de RAM e 256GB de espaço interno caso queira economizar um pouco. De toda forma, é bom ver que a marca se preocupou em colocar pelo menos 12GB de RAM já como versão inicial e não temos presença de variantes com 128GB de espaço interno (que não minha humilde opinião virou pouco para 2024).
Câmeras
Um dos grandes destaques desse aparelho sem dúvidas são suas câmeras. Ele conta com um conjunto quádruplo de sensores que o possibilitam ter uma grande versatilidade na hora de bater suas fotos. O sensor principal traz 50MP e um tamanho gigantesco de 1 polegada. Os demais sensores são um pouco menores mas também fazem um excelente trabalho em qualquer tipo de luminosidade em parceria com a Hasselblad.
A câmera frontal é algo que costuma deixar a desejar em aparelhos chineses, mas sinceramente no caso desse dispositivo ele até que me surpreendeu. O mesmo consegue gravar em até 4K 60FPS e inclusive quando tiramos fotos com ele o rosto não chega a ficar com tom esbranquiçado ou sequer uma suavização exagerada na pele. Eu definitivamente não esperava uma câmera frontal dessa vindo de um aparelho chinês (e ainda mais sendo ROM chinesa). Seguem exemplos de fotos tiradas com ele abaixo.
Bateria e carregamento
O Oppo Find X7 Ultra conta com uma bateria que é praticamente um padrão de mercado, 5000mAh. Porém ele conseguiu me entregar uma boa autonomia para eu não passar sufoco no meu cotidiano e sempre consegui voltar pra casa com uma porcentagem considerável restante. Vale ressaltar que desde que tirei ele da caixa, sempre o utilizei com taxa de atualização em 120Hz e com a tela em sua mais alta resolução Quad HD+ (1440p).
Além disso, ele vem equipado na caixa com um carregador de generosos 100W (que ficarão limitados a 80W caso a tomada que você esteja carregando seja de 110V). Não é o carregador mais potente já lançado visto que empresas como a própria "irmã" Realme já trouxeram soluções com 120W, 150W, 240W e recentemente até mesmo um de 320W capaz de carregar o aparelho em 5 minutos.
Entretanto, ainda assim é uma potência bem mais alta do que a praticada por empresas já consolidadas no mercado brasileiro como Samsung e Apple (que insistem em colocar carregadores com velocidade pífia que as vezes nem vem incluso na caixa). Um ponto negativo é que por ser variante chinesa, você precisará fazer uso de um adaptador de tomada para o nosso padrão brasileiro.
Recursos Adicionais
Esse smartphone conta com a tecnologia NFC para pagamentos por aproximação e para validação de dispositivos de pagamento de transporte como o RioCard. Além disso, ele conta também com a proteção IP68 contra água e poeira permitindo que ele possa ser submerso por até 1 metro e meio em 30 minutos.
Um recurso muito interessante presente no aparelho é que ele traz sensor infravermelho (algo raro de se ver nos dispositivos atuais) possibilitando que ele possa controlar vários dispositivos como televisores, projetores, aspiradores robô, ar-condicionado, luzes e até mesmo cortinas motorizadas.
Algo que geralmente está presente em celulares da Apple e aqui também se faz presente é aquele seletor físico dos modos de som do aparelho. O seletor pra baixo, significa que o som foi ativado. Seletor no meio silencia o som. Já o seletor pra cima ativa o que a Oppo chama de Modo VIP, que nada mais é do que um modo avançado de privacidade que utiliza um chip de segurança dedicado para isso que desabilita a câmera, o microfone e os serviços de localização.
O fato da ROM ser chinesa, afeta muito no uso no cotidiano?
É fato que a ROM Chinesa presente nesse dispositivo trouxe algumas diferenças em relação ao que seria utilizar uma ROM Global. Assim que tirei o aparelho na caixa já percebi que ele veio com muitos apps pré-instalados, muitos deles voltados para o mercado chinês (isso pode acabar se tornando um ponto negativo pra muita gente, mas ao menos a maioria deles podem facilmente ser desinstalados).
A Play Store não vem instalada por padrão, mas assim que for instalada por fora, pode ser utilizada normalmente pra baixar os demais apps. Quanto ao idioma, por padrão ele disponibiliza apenas os idiomas Inglês ou Mandarim, mas dá para colocar alguns menus do sistema traduzidos para Português através do aplicativo chamado SetEdit.
Um ponto que sinceramente confesso que me incomodou um pouco (nada que que seja um motivo grave para te fazer desistir de comprar esse aparelho, mas é digno de nota) é a quantidade massiva de pop-ups que o sistema exibe para ter acesso aos apps. Toda vez que abro um aplicativo e nele tem um link que o redireciona para outro, ele apresenta mensagem do tipo "aplicativoX" deseja abrir o "aplicativoY" (como no exemplo acima em que eu estava tentando abrir um link de uma matéria do Google no Chrome, mesmo já estando com todas as permissões de acesso do app ativadas nas configurações).
Suporte de atualizações
A Oppo geralmente costuma ser generosa nos updates de seus aparelhos topos de linha. Ela promete para esse carinha 4 anos de grandes atualizações do sistema operacional Android. Tendo em vista que o mesmo foi lançado com o Android 14, o seu último Android deve ser o 18. Não é nada perto dos 7 anos que a Google e a Samsung oferecem para suas novas linhas de smartphones, mas já é um tempo bom o suficiente para que dê tempo do usuário juntar grana e trocar por um aparelho mais atual.
Vale a pena comprar o Oppo Find X7 Ultra?
O aparelho tem um excelente conjunto de especificações que vão atrair até mesmo o público mais exigente. As câmeras trazem ótima qualidade, a bateria é duradoura, o carregamento é veloz e o desempenho é primoroso. Sem sombra de dúvidas se viesse para Brasil oficialmente seria um excelente competidor para o S24 Ultra, o Edge 50 Ultra e o iPhone 15 Pro Max.
Quais os destaques positivos do Find X7 Ultra?
Câmeras excelentes, boa qualidade da tela, bateria duradoura, desempenho poderoso e carregamento rápido.
Quais os destaques negativos do Find X7 Ultra?
Muitos apps chineses pré-instalados, não vem com idioma Português nativamente, o carregador precisa de um adaptador para o nosso padrão de tomada e o aparelho abre pop-ups em excesso de permissões,