A Huawei lançou nesta terça-feira (10) o Huawei Mate XT, o primeiro smartphone do mundo com tela dobrável em três partes. A novidade chega ao mercado com grande expectativa, após atingir mais de 3 milhões de pré-vendas antes mesmo de ser oficialmente revelado. Diferente de outros celulares dobráveis, como o Galaxy Z Fold6, o Mate XT realmente é um aparelho que oferece a experiência de tablet e celular, com tela de até 10,2 polegadas.

Huawei Mate XT é um verdadeiro 2 em 1: celular e tablet

Diferente dos modelos dobráveis tradicionais, o Huawei Mate XT possui um formato de "Z", permitindo que a tela se dobre em três partes. Essa configuração única permite que uma parte da tela principal funcione como tela externa, garantindo mais flexibilidade de uso.

O modelo chega com duas opções de cores — vermelho ou preto com detalhes em dourado — e estará disponível em versões com 512 GB e 1 TB de armazenamento, ambas com 16 GB de RAM.

Cores do Huawei Mate XT. Imagem: Huawei/Reprodução
Cores do Huawei Mate XT. Imagem: Huawei/Reprodução

O aparelho conta com uma tela de 10,2 polegadas quando totalmente aberto, com tecnologia LTPO OLED de 120Hz. Quando dobrado, ele se torna mais compacto, com uma tela externa de 6,4 polegadas. Com três câmeras traseiras de alta qualidade, incluindo uma principal de 50MP e recursos avançados de zoom e estabilização.

Outro destaque é a sua bateria de 5.600 mAh com carregamento rápido de 66W, além de suporte para carregamento sem fio.

Preço e disponibilidade

O Huawei Mate XT realmente oferece uma tela de tablet em um celular. Imagem: Huawei/Reprodução
O Huawei Mate XT realmente oferece uma tela de tablet em um celular. Imagem: Huawei/Reprodução

Assim como o iPhone 16, apresentando ontem pela Apple, o Huawei Mate XT será lançado oficialmente no dia 20 de setembro, com preço inicial de 19.999 yuans (aproximadamente R$ 15.700). Inicialmente, o dispositivo estará disponível apenas no mercado chinês, mas a expectativa é que a Huawei amplie suas vendas para outros mercados no futuro.

A empresa espera que o lançamento fortaleça sua posição no mercado, mesmo com as sanções impostas pelos EUA que afetam a disponibilidade de alguns componentes.