A Samsung é a maior empresa do ramo de smartphones no Brasil e com boa folga. Dito isso, o que sobra para a Motorola e a Apple é brigarem pelo segundo lugar. Ora a Apple está na frente, ora a Motorola retoma o posto e tenta disparar. Neste mês de agosto, a Motorola teve um ligeira queda no seu percentual, mas se manteve na segunda colocação do ranking brasileiro pelo terceiro mês consecutivo.

Desde junho, Motorola é a segunda maior do Brasil

De acordo com o StatCounter, plataforma que analisa o market share de diferentes segmentos, incluindo o de celulares, a Samsung liderou o o mercado brasileiro no mês de agosto ficando com uma taxa percentual de 36.58%.

Logo atrás vem a Motorola com 18.98%, o que é menor que os 19.52% conquistados em julho, mas o suficiente para ficar a frente da Apple, que mesmo saltando de 16.54% em julho para 17.84% em agosto, permaneceu na terceira colocação do pódio brasileiro.

A Xiaomi é a quarta colocada do ranking com 15.03%. A LG, que encerrou a sua divisão de celulares em todo o mundo em 2021, ainda aparece no ranking, mas na sexta colocação e com apenas 1.66% de participação de todo o mercado nacional. Cabe lembrar que a Statcounter não revela se esse números correspondem ao volume de dispositivos vendidos ou números de modelos ativos. Acreditamos que seja a segunda opção, até por isso que a LG continua no ranking.

Quais as maiores empresas de celulares no Brasil?

Esse é o ranking das 10 maiores fabricantes de celulares em atividade no Brasil em agosto:

Market-share de celulares em agosto no Brasil. Imagem: StatCounter/Reprodução  Banner
Market-share de celulares em agosto no Brasil. Imagem: StatCounter/Reprodução Banner

Comparação com o mesmo período do ano passado

Se voltarmos no tempo até agosto de 2023, podemos dizer que o cenário do mercado era o mesmo. Na época, a Samsung tinha praticamente o mesmo percental de agosto de 2024, com 37.16%, assim como a Motorola que tinha 18.78% e também aparecia an segunda colocação. A Apple vinha logo atrás com 17.83. De lá para cá houve algumas troca de posições, especialmente entre Apple e Motorola na parte de cima da tabela.

Veja o gráfico com os resultados de agosto de 2023 a agosto de 2024:

Fonte: StatCounter