Uma das tecnologias mais interessantes que vem sendo implantada nos smartphones é o reconhecimento facial. Ele pode ser utilizado tanto para desbloquear o dispositivo, como também para acessar aplicativos e até mesmo fazer pagamentos, de forma segura, pois a leitura facial registra características únicas do rosto de cada usuário. Neste artigo, veja porque você deve ativar a biometria de reconhecimento facial no seu celular.

O que é a biometria de reconhecimento facial?

A biometria facial foi trazida primeiramente pela Apple, com seu poderoso Face ID, contudo, com o sucesso do recurso, diversas outras marcas também implantaram o reconhecimento facial nos seus dispositivos. Com isso, a funcionalidade ganhou grande popularização e passou a ser usada com frequência, tanto por usuários do iPhone, como também pelos usuários do Android.

A biometria de reconhecimento facial, utiliza a câmera frontal do smartphone para reconhecer a face do usuário. O sistema mapeia todas as características únicas de cada usuário e cria um modelo tridimensional do rosto. Apesar de poder contar pequenas falhas e bugs, a biometria facial continua sendo o meio mais seguro para realizar diversas tarefas e principalmente desbloquear seu celular.

O reconhecimento facial é a uma forma segura de liberar acesso a recursos importantes do seu celular. Image: Reprodução
O reconhecimento facial é a uma forma segura de liberar acesso a recursos importantes do seu celular. Image: Reprodução

Após a configuração da biometria facial, basta que o usuário olhe para a tela do smartphone para que ele seja desbloqueado. A tecnologia do Face ID da Apple, por exemplo, é tão precisa, que consegue se adaptar a mudanças como crescimento de barba, uso de bonés, entre outras.

Porque você deve ativar o reconhecimento facial em seu celular

Além de desbloquear o telefone, o reconhecimento facial pode servir para diversas outras tarefas. A seguir, você confere alguns motivos para ter essa função ativada em seu smartphone.

Proteção e segurança do celular

Ativar a biometria facial pode ser muito mais seguro para o seu dispositivo do que os desbloqueios padrões. Isso porque, as senhas de acesso do seu celular podem ser facilmente descoberta por hackers. Já com o reconhecimento facial, é muito mais complicado acessar seu celular em caso de roubo. Tornando essa funcionalidade muito mais segura e prática.

Praticidade no desbloqueio da tela

O desbloqueio de tela por reconhecimento facial é muito mais rápido e prático do que outros métodos de desbloqueio. Basta apenas olhar para a tela do celular que ele estará desbloqueado. Essa funcionalidade ainda pode ser de extrema utilidade em caso de problema no touch screen do aparelho.

Diferente do método por impressão digital, o desbloqueio facial funciona com a câmera frontal do aparelho. Desta forma, funciona até mesmo em condições adversas, como sujeiras, umidade, etc.

Segurança nos pagamentos

A biometria facial pode ser também um dos métodos mais seguros para a realização de pagamentos via tecnologia NFC. sse recurso é compatível com carteiras digitais como Apple Pay e Google Wallet, permitindo que os usuários armazenem suas informações de pagamento e eliminem a necessidade de carregar o cartão físico. O pagamento por aproximação é seguro, pois a conexão é estabelecida apenas a distâncias muito curtas, geralmente de até cinco centímetros, minimizando o risco de interceptação.

Com o reconhecimento facial ativo, a segurança do usuário é maior e o pagamento é realizado de maneira mais prática, sem precisar de senhas padrões. Autorizar compras online e outras transações também são vantagens da funcionalidade.

Segurança ao acessar redes sociais e apps de bancos

A funcionalidade pode ser fundamental também para o acesso a aplicativos mais sensíveis, como suas redes sociais e os aplicativos de bancos. Esse tipo de aplicativo é sempre mais visado por criminosos, por conter informações pessoais e financeiras dos usuários.

Com a utilização da biometria facial, o usuário ganha ainda mais segurança para acessar a esses aplicativos. Até porque, com o reconhecimento facial sendo exigido para transações e outros tipos de acessos, dificilmente sua privacidade será violada.

Cadastrando o reconhecimento facial no Android e no iPhone

Para iPhones (iOS), o processo de cadastro da biometria facial é bastante fácil. Você pode registrar seu rosto durante a configuração inicial do sistema ou a qualquer momento depois. Vá para Ajustes e selecione "Face ID e Código". Após inserir sua senha pessoal, escolha "Configurar Face ID" e siga as instruções na tela.

Face ID do iOS: Nicolas Muller
Face ID do iOS. foto: Nicolas Muller

Nos celulares Android, como os das marcas Samsung, Xiaomi e Motorola, o procedimento é igualmente simples e semelhante. Acesse ''Configurações'', ''Impressões digitais, dados faciais e bloqueio de tela". Em seguida, selecione a opção ''Inciar'', mas antes disso, forneça o PIN ou desbloqueio padrão atual do celular. Por fim, realize o procedimento de reconhecimento facial do aparelho.

Reconhecimento facial no Pocophone X6 Pro: Cassio Coelho
Reconhecimento facial no Pocophone X6 Pro. Foto: Cassio Coelho
Carregando informações da tag.