Após meses de rumores e especulações, o Google finalmente se prepara para lançar a nova versão do seu sistema operacional, o Android 15. De acordo com um relatório recente, a atualização será disponibilizada over-the-air para dispositivos Pixel a partir do dia 15 de outubro. Essa data, no entanto, ainda pode sofrer alterações caso sejam identificados bugs graves até o lançamento.

Android 15 será lançado em outubro

Embora o código do Android 15 já tenha sido enviado para o Android Open Source Project (AOSP), os donos de dispositivos Pixel ainda não receberam a atualização. O lançamento em outubro visa garantir que a versão seja entregue com maior estabilidade e livre de problemas significativos, já que o atraso em relação ao AOSP sugere um período adicional de testes e ajustes finais.

O Android 15 estará disponível para o Pixel 6 e modelos mais recentes, incluindo o novo Pixel 9, que foi anunciado em agosto deste ano. Curiosamente, o Pixel 9 foi lançado com o Android 14 já instalado, rompendo a tradição do Google de revelar novos modelos com a versão mais recente do Android. Agora, esses dispositivos também receberão a atualização para o Android 15 no dia 15 de outubro, junto com outros Pixels suportados.

O que esperar do Android 15?

Ainda que o Google não tenha detalhado todas as novidades do Android 15, a expectativa é que a nova versão traga melhorias de desempenho, segurança e novos recursos para otimizar a experiência dos usuários. Como o lançamento foi adiado em relação ao código AOSP, espera-se que a atualização chegue mais "madura", minimizando possíveis problemas que possam afetar os dispositivos.

Os usuários de outros fabricantes, como Samsung, Xiaomi e Motorola, devem receber o Android 15 em seus dispositivos após o lançamento inicial para os Pixels, conforme essas empresas ajustam o sistema para seus próprios aparelhos.

Quais celulares vão receber o Android 15?

Diversas fabricantes de smartphones revelaram quais aparelhos estão elegíveis para receber a próxima grande atualização do Android, quando ela estiver disponível. A Samsung, por exemplo, anunciou que o Galaxy S24 receberá até 7 anos de atualizações de sistema, garantindo suporte até o Android 21 que deve ser lançado só em 2031.

Outras empresas como Motorola e Xiaomi, devem liberar a atualização para seus lançamentos mais recentes. Entre eles estão o Moto G84, G54, G34, G24 e G14, além da família Edge 40. No caso da Xiaomi, os modelos contemplados com o Android 15 são muitos, desde os mais populares como POCO X6 e POCO F5, como também as linhas Redmi Note 12 e Note 13 e a própria série de flagships da linha Xiaomi 14.

ASUS, realme, Infinix e outras empresas também devem anunciar um cronograma de atualização do Android 15 para seus respectivos smartphones. Para saber se seu celulares está entre os aparelhos que receberão atualização, veja o nosso artigo com a a lista completa.