É muito comum, principalmente em dias quentes, que alguns celulares sofram com o superaquecimento. Embora seja algo natural que ocorre por conta da liberação de energia, temperaturas muito altas podem comprometer o desempenho dos aparelhos e causar outros problemas.

Por que o celular esquenta?

Antes de mais nada, é preciso entender que os componentes eletrônicos de um celular funcionam melhor em temperaturas mais baixas, desta forma, o uso do aparelho durante o carregamento, exposição ao sol e execução de aplicativos pesados podem fazer com que o desempenho do aparelho seja afetado.

Os celulares esquentam principalmente devido à energia liberada durante o uso e o carregamento. Além disso, situações como deixar o aparelho em um carro fechado ou utilizá-lo sob luz solar direta podem aumentar o risco de aquecimento excessivo.

A seguir, confira alguns fatores que podem fazer com que o seu celular aqueça de maneira excessiva:

  • Uso prolongado de jogos e aplicativos pesados;
  • Gravação de vídeos em alta resolução ou streaming por longos períodos;
  • Uso do celular durante o carregamento;
  • Ativação contínua de recursos como Bluetooth, Wi-Fi e GPS;
  • Uso de capas que impedem a ventilação adequada;
  • Carregadores defeituosos ou de baixa qualidade;
  • Brilho da tela ajustado no máximo.

O que fazer para evitar o superaquecimento do celular?

Para evitar o superaquecimento do seu celular, é importante evitar o uso sob sol forte e nunca deixá-lo em ambientes fechados e quentes, como dentro de um carro. Também é recomendável não utilizar aplicativos pesados por longos períodos e evitar manusear o aparelho enquanto ele está carregando.

Outra dica muito importante é evitar a instalação de atualizações em dias muito quentes, pois, podem superaquecer o dispositivo facilmente. Além disso, é sempre recomendado utilizar cabos e carregadores de boa qualidade e compatíveis com o aparelho.

Se precisar resfriar o celular, algumas medidas simples incluem reduzir o brilho da tela, remover a capinha, ativar o modo de economia de energia ou colocá-lo em modo avião. Também é possível desligar o Wi-Fi, Bluetooth e GPS, e levar o aparelho para um local mais fresco e ventilado.

Qual é a temperatura ideal para que o celular tenha um bom funcionamento?

A temperatura ideal de operação varia de acordo com a marca. Os iPhones, por exemplo, funcionam bem entre 0ºC e 35ºC, enquanto a Motorola recomenda evitar temperaturas acima de 60ºC durante o transporte.

Para dispositivos Android, aplicativos como AIDA64 e CPU-Z podem monitorar a temperatura do aparelho. No caso dos iPhones, a Apple não oferece uma forma direta de verificar essa informação.

Vale lembrar que é normal o celular esquentar enquanto está carregando, devido à dissipação de calor gerada durante o processo de transformação da corrente elétrica. Contudo, em condições extremas, pode haver risco de superaquecimento.

Portanto, sempre tenha cuidado com seu dispositivo, para evitar problemas como o superaquecimento, que fará com que o desempenho do celular caia drasticamente.