Escolher o smartphone ideal pode ser uma tarefa difícil para muitos usuários, é uma decisão que depende muito do que o produto entrega pela faixa de preço que o consumidor está disposto a gastar. Quais são os principais quesitos que o consumidor precisa ficar de olho para poder comprar um dispositivo novo? Vamos conferir nesta matéria, para que você fique sem dúvidas sobre qual aparelho escolher com base nas suas preferências.
O que devemos ter em mente na hora de comprar um novo celular?
Quando vamos comprar um novo celular é importante ficar atentos a alguns quesitos para não passar perrengue após pouco tempo de utilização, são eles:
Processador
O processador é o coração do smartphone, é o que "bombeia sangue" para que tudo possa funcionar nos conformes. A medida que você aumenta o seu orçamento, melhor tende a ser o processador. Todavia existem processadores que mesmo para uso básico acabam deixando a desejar e não conseguem rodar a interface sem apresentar travamentos constantes a cada movimentação feita no display.
Bateria
O que adianta ter um aparelho parrudo em todos os quesitos e a bateria deixar a desejar, não é mesmo?! Pensando nisso, opte sempre por comprar aparelhos que trazem 4.500mAh pra cima de capacidade, pois salvo algumas exceções, são os que conseguem manter uma autonomia para o dia todo sem preocupações.
É muito importante que a bateria tenha autonomia boa principalmente se a marca não costuma oferecer um carregamento muito rápido como é o caso de Samsung e Apple, pois aí o aparelho terá autonomia suficiente para não precisar de uma tomada para carregá-lo com urgência no fim do expediente.
Memórias
Estamos em 2024, ano que é praticamente impossível utilizar smartphones que contam com 64GB de espaço interno por exemplo. Portanto fuja de modelos mais de entrada que contam com essa capacidade. A sorte é que atualmente esses modelos são raros de encontrar e a maioria já sai de fábrica com pelo menos 128GB (o que ainda assim pode ser pouco para alguns).
Além disso, sejamos sinceros que 4GB de RAM para lidar com os aplicativos atuais também já deu o que tinha que dar. Dê preferência para smartphones que contam com no mínimo 6GB de RAM pra ter uma experiência mais digna, se possível 8GB de RAM para uma experiência mais confortável.
Câmeras
Há muitos usuários que não tem o costume de tirar fotos ou gravar vídeos com o celular, é verdade. Todavia é bom que você tenha uma aparelho que consiga oferecer uma experiência fotográfica minimamente boa pra quando for por exemplo tirar foto nas festividades familiares ou ao fotografar paisagens ao viajar mundo afora.
Na faixa de preço dos R$1.500 por exemplo temos o Galaxy A55 como excelente opção voltada para o foco em fotografias e vídeos. Ele é capaz de fazer fotos ótimas mesmo à noite graças à tecnologia Nightography e consegue gravar vídeos em 4K 30FPS com todas as câmeras.
Proteção contra água e poeira
Infelizmente não são muitos modelos básicos que trazem alguma certificação contra água e poeira. É algo que geralmente fica restrito à intermediários premium ou flagships. Porém caso o seu orçamento consiga se encaixar em smartphones de uma das duas categorias, opte por um que possua a tecnologia.
Ela não foi feita necessariamente pra você brincar de Aquaman com o aparelho, mas pode te salvar em situações de emergência como numa chuva repentina em que o aparelho acabe molhando. Como opções mais em conta a possuir tal tecnologia temos o Galaxy A35 que traz a proteção IP67 e o Moto Edge 40 Neo, que traz o IP68 que costuma estar presente nos dispositivos tops de linha.
Tela
A tela também pode ser um fator decisivo na hora de comprar um aparelho. Hoje temos diversos tipos de configurações de telas, porém evite ao máximo smartphones que contam com telas de resolução HD+. Este tipo de tela oferece uma experiência muito prejudicada e você mal sentirá vontade de mexer em seu dispositivo por conta disso.
Quando for escolher um modelo de tela, exija ao menos uma resolução Full HD+ (1080p) para assistir os vídeos do Oficina da Net com mais qualidade e também ter uma experiência melhor de visualização na tela. Atente-se também a escolher um aparelho com pelo menos 90Hz de taxa de atualização, ela vai garantir uma fluidez mais interessante ao navegar na interface e permitirá você usufruir de mais FPS nos jogos compatíveis.
O que devemos ficar atentos ao comprar um celular novo?
Processador que consiga rodar a interface sem engasgos, bateria grande para garantir boa autonomia, proteção IP para maior proteção em casos de chuvas repentinas, tela com resolução Full HD+ e com 90Hz de taxa de atualização. Além de contar com no mínimo 6GB de RAM e 128GB de espaço interno pra não passar perrengue com pouco tempo de uso.