Deixar o celular cair na água pode ser desesperador, principalmente se o som do alto-falante fica abafado após o acidente. Pois, saiba que esse problema pode ter solução utilizando apenas o YouTube. Seguindo a mesma lógica do Apple Watch, alguns vídeos emitem sons fortes para expulsar o líquido acumulado no alto-falante.

Removendo a água do alto-falante do celular com o YouTube

Conforme relatado pelo site The Verge, a técnica de utilizar vídeos do YouTube que emitem sons fortes realmente pode funcionar para expulsar água do alto-falante de smartphones. O som emitido pelo dispositivo cria uma pressão de ar capaz de deslocar pequenas gotas de água que ficam presas dentro do componente, ajudando a restaurar o som normal.

Porém, a eficiência desse método não é garantida para todos os aparelhos. Tudo vai depender do tamanho e da potência do alto-falante. Smartphones com caixas de som menores ou menos potentes podem não gerar pressão de ar suficiente para expelir toda a água. Além disso, o design interno do dispositivo também pode influenciar os resultados. Em modelos mais atuais, o truque pode ser menos eficiente, enquanto dispositivos com alto-falantes maiores tendem a ter mais sucesso com essa técnica.

Vale ressaltar que esse método é mais eficaz para pequenas quantidades de água. Se o celular foi completamente submerso, o impacto pode ser muito maior, e essa solução caseira provavelmente não resolverá os danos causados pela infiltração de água em outras partes do dispositivo, como conectores ou microfones. Por isso, é importante avaliar o nível de exposição à água e considerar levar o smartphone a uma assistência técnica especializada em casos mais graves.

Caso você queira tentar resolver o problema da água em seu celular, basta abrir o vídeo abaixo em seu dispositivo e torcer para que o método funcione:

Nem todos os alto-falantes conseguem expulsar água

O sucesso desse método depende muito do design e do tamanho do alto-falante do aparelho. Como o sistema funciona expelindo ar, se a caixa de som for muito pequena, a pressão de ar pode não ser suficiente para remover toda a água.

Isso significa que o método é mais eficaz em celulares com alto-falantes maiores e mais potentes. Em modelos com drivers menores, comuns em muitos smartphones, o truque pode não ser tão eficiente.

Em qual caso o método não funciona?

Se o seu celular foi completamente submerso, os vídeos de YouTube provavelmente não serão suficientes. Embora alguns smartphones tenham resistência à água, uma submersão total pode causar danos significativos, especialmente se o aparelho não tiver certificação adequada de proteção.

Essa técnica é útil apenas para remover pequenas gotas de água que ficaram presas no alto-falante e não evita danos em outras partes do celular, como as entradas de carregador ou microfones. Portanto, caso o celular seja completamente submerso na água, dificilmente você conseguirá resolver os problemas em sua casa.

A lenda do celular no arroz

Muitas pessoas recorrem ao método de colocar o celular em um pote de arroz quando ele molha. No entanto, especialistas afirmam que essa técnica pode ser ineficaz. O arroz tem uma capacidade limitada de absorver umidade, e dificilmente conseguirá secar a água nos componentes internos do dispositivo.

Além disso, há o risco de pequenos grãos de arroz entrarem nos conectores ou portas do celular, causando mais danos. O ideal é desligar o aparelho e levá-lo a uma assistência técnica especializada, o mais rápido possível, onde a secagem adequada pode ser feita para minimizar os danos.