A Xiaomi está em fase final de desenvolvimento do HyperOS 2.0, a nova interface da marca que promete substituir a conhecida MIUI. Previsto para ser lançado oficialmente junto com a linha Xiaomi 15, o HyperOS 2.0 trará uma série de melhorias de desempenho e funcionalidades para os smartphones da marca, rodando tanto em dispositivos com Android 14 quanto com Android 15.

O que é o HyperOS 2.0?

O HyperOS 2.0 é a nova interface personalizada da Xiaomi, projetada para oferecer uma experiência ainda mais fluida e otimizada para os usuários. Além de aprimorar o visual e a usabilidade do sistema, o HyperOS promete entregar animações mais suaves, uma câmera com mais recursos de inteligência artificial, além de um menu de configurações reformulado e um multitarefas com design atualizado. Outro ponto de destaque é o aumento da RAM virtual, que pode melhorar o desempenho de aparelhos mais antigos.

O que esperar do HyperOS 2.0?

O HyperOS 2.0 será um grande passo para a Xiaomi em termos de experiência de uso. Com foco em fluidez, inteligência artificial e um design mais moderno, a nova interface promete oferecer uma experiência mais rica para os usuários. Entre as principais novidades estão:

  • Animações mais suaves, que tornam a navegação pelo sistema mais agradável.
  • Melhorias na câmera, com novos recursos de inteligência artificial para melhorar fotos e vídeos.
  • Multitarefas com design renovado, facilitando a troca rápida entre aplicativos.
  • Maior capacidade de RAM virtual, o que deve proporcionar melhor desempenho em tarefas mais pesadas.

Quais celulares da Xiaomi vão receber o HyperOS 2.0?

O POCO X5 Pro é um dos aparelhos que vão receber o HyperOS 2.0. Imagem: Oficina da Net
O POCO X5 Pro é um dos aparelhos que vão receber o HyperOS 2.0. Imagem: Oficina da Net

Embora a Xiaomi ainda esteja finalizando o desenvolvimento e realizando testes internos, já existe uma lista preliminar de smartphones que devem receber o HyperOS 2.0 baseado no Android 14. Confira a lista:

Como será a atualização para aparelhos mais antigos?

Para smartphones mais antigos, como os da linha Xiaomi 11 e Redmi 12, a Xiaomi pode ajustar alguns recursos avançados do HyperOS 2.0 para evitar que o desempenho seja comprometido. Isso significa que, embora os aparelhos recebam a atualização, alguns dos novos recursos mais exigentes podem não estar disponíveis em todos os dispositivos. A ideia é garantir que o sistema continue funcionando de forma eficiente, mesmo em modelos menos potentes.

O HyperOS 2.0 deverá ser lançado oficialmente junto com a nova linha Xiaomi 15, mas os usuários dos modelos listados podem esperar receber a atualização em breve, após o lançamento.