A Samsung ampliou sua linha de celulares intermediários com o lançamento do Galaxy A16 4G, uma versão mais acessível e simples do já conhecido Galaxy A16 5G. Com um hardware mais modesto em relação ao seu irmão 5G, o novo lançamento da Samsung se destaca pela sua certificação contra água e poeira, além da promessa de seis anos de atualizações de sistema e segurança, garantindo suporte para o Android 20.
Galaxy A16 4G tem tela de 90 Hz e câmera de 50 MP
Começando pelo quesito desempenho, o Galaxy A16 4G vem com o processador MediaTek Helio G99, uma plataforma eficiente com CPU de oito núcleos que atinge até 2,2 GHz, complementada pela GPU Arm Mali-G57 MC2. Além disso, tem 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, que pode ser expandido até 1 TB com o uso de um cartão MicroSD.
O Galaxy A16 4G possui uma tela Super AMOLED de 6,7 polegadas, oferecendo resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 90 Hz, o que garante uma navegação mais fluida e uma boa qualidade de imagem. A tela apresenta molduras finas, e a câmera frontal de 13 MP fica posicionada em um discreto entalhe em formato de gota, mantendo o design moderno e elegante.
Falando em câmeras, os sensores traseiros são dispostos verticalmente e incluem uma lente principal de 50 MP, uma lente grande-angular de 5 MP e uma lente macro de 2 MP. Outro ponto de destaque é a bateria de 5.000 mAh, com suporte a carregamento rápido de 25 W, garantindo boa autonomia e carregamento eficiente.
Além disso, o Galaxy A16 4G vem preparado para o futuro, com certificação IP54 contra poeira e respingos d'água, além de contar com suporte ao Knox Vault, a solução de segurança da Samsung. Outro diferencial é a promessa de seis anos de atualizações de segurança e o suporte a atualizações do Android pelo mesmo período. Isso significa que ele vem de fábrica com o sistema Android 14, rodando sob a interface One UI 6.1, e receberá atualizações até o Android 20.
Disponibilidade
O Galaxy A16 4G está disponível em três opções de cores: azul-escuro, cinza e verde. Apresentado hoje (17), o lançamento oficial está confirmado para novembro, mas apenas na França. Ainda não há uma data exata para a sua chegada em outros países, o que inclui o Brasil.