A Qualcomm surpreendeu os participantes do seu evento anual, o Snapdragon Summit, com o anúncio do Snapdragon 8 Elite, seu mais novo e poderoso processador para smartphones. O evento, realizado no Havaí, trouxe detalhes sobre o novo chip que promete inaugurar uma nova era para dispositivos móveis. No caso da Samsung, por exemplo, já foi confirmado que o Galaxy S25 deve utilizar esse novo chip da Qualcomm.

Qualcom muda nome da linha de processadores

A Qualcomm mudou o nome da sua lnha de processadores mais uma vez, agora deixando para trás o padrão Snapdragon 8 Gen 1 a Gen 3, reflete a intenção empresa em alinhar sua linha de produtos ao sucesso do Snapdragon X Elite, usado em PCs. Segundo a empresa, o novo nome carrega o conceito de "Elite", que destaca o máximo de inovação e desempenho disponível no mercado de processadores.

O novo Snapdragon 8 Elite oferece mais performance que se antecessor, o Snapdraogn 8 Gen 3. Imagem: Qualcoomm/Reprodução
O novo Snapdragon 8 Elite oferece mais performance que se antecessor, o Snapdraogn 8 Gen 3. Imagem: Qualcomm/Reprodução

O Snapdragon 8 Elite traz a segunda geração de núcleos Oryon, otimizada para dispositivos móveis. A nova arquitetura promete uma performance superior sem comprometer a eficiência energética, sendo até 46% mais econômico no consumo de energia. Com dois núcleos Prime operando a até 4,32 GHz e seis núcleos Performance a até 3,53 GHz, ele supera concorrentes como o Dimensity 9400 da MediaTek, elevando o desempenho a um nível antes inimaginável para smartphones.

Além disso, a memória cache foi reorganizada, com cada grupo de núcleos tendo 12 MB de cache L2, totalizando 24 MB, o que resulta em uma maior velocidade na execução de comandos e uma melhor experiência de uso.

Fabricado no processo de 3 nm N3E da TSMC, o Snapdragon 8 Elite incorpora mais de 40 componentes dentro de seu SoC (System on Chip), incluindo uma nova GPU Adreno, que promete ganhos de 40% em eficiência e performance, além de melhorias significativas em ray tracing e na colaboração com a CPU. A integração entre esses componentes permite que os dispositivos móveis alcancem níveis de desempenho superiores aos de muitos desktops.

Na área de inteligência artificial (IA), o chip se destaca com sua NPU Hexagon, que tem 45% mais performance em IA e possibilita o uso de modelos de linguagem multimodais, permitindo que o usuário trabalhe simultaneamente com texto, imagens, voz e vídeo diretamente no dispositivo, sem depender da nuvem. Esse avanço revoluciona a forma como os smartphones podem processar informações e adaptar-se ao contexto do usuário, além de priorizar a privacidade.

Recursos de câmera e conectividade

O novo Snapdragon 8 Elite foca em IA de próxima geração. Imagem: Qualcomm/Reprodução
O novo Snapdragon 8 Elite foca em IA de próxima geração. Imagem: Qualcomm/Reprodução

O processamento de imagens no Snapdragon 8 Elite também recebeu grandes melhorias. O novo AI ISP Spectra oferece captura de fotos e vídeos com qualidade superior, permitindo, por exemplo, registrar fotos com até três câmeras de 48 MP simultaneamente a 30 fps, ou vídeos em 4K a 60 fps com o auxílio da IA. Isso eleva o nível de detalhamento e a capacidade de ajuste em tempo real para situações como correção de iluminação e remoção de objetos.

O Snapdragon 8 Elite também se destaca na conectividade, trazendo suporte ao Wi-Fi 7, com velocidades de até 5,8 Gbps, e ao 5G Advanced, com a segunda geração do processador de 5G com IA. O chip é o primeiro a oferecer conectividade por satélite NB-NTN, o que permitirá que os smartphones mantenham conexão em áreas remotas.

Disponibilidade

O novo Snapdragon 8 Elite estará disponível em breve em smartphones de marcas como ASUS, Samsung, Xiaomi e OnePlus. O lançamento oficial dos primeiros modelos equipados com esse processador está previsto para as próximas semanas.