O iPhone 15 Pro foi lançado no ano passado pela Apple com o objetivo de ser a aposta da Apple para quem busca um aparelho extremamente poderoso sem abrir mão de um dispositivo portátil. Nesse ano a empresa lançou a 16ª geração de seus celulares e sempre acaba surgindo a dúvida se vale a pena economizar e pegar o modelo anterior ou investir um pouco mais e já pegar o aparelho mais moderno.

Design e acabamento

A família iPhone 15 Pro traz um acabamento lateral em titânio, porém passa uma impressão que possui aço escovado
A família iPhone 15 Pro traz um acabamento lateral em titânio, porém passa uma impressão que possui aço escovado

O iPhone 15 Pro conta com o mesmo design que já está presente desde a 11ª Geração do portfólio da marca. Além disso ele também conta com acabamento traseiro em vidro e acabamento lateral em titânio, a mesma construção presente em seu sucessor, e teve uma adição muito bem-vinda que é a saída USB-C para carregamento e transferência de dados (contra a tecnologia Lightning proprietária da Apple). Sendo assim, a única diferença relacionada a design fica por conta de um novo botão de controle de câmera ao qual falaremos mais pra frente. Portanto, aqui não é um fator decisivo para você trocar seu iPhone 15 Pro em um da nova geração.

Tela

A tela possui ótima qualidade e um bom pico de brilho, mas ainda temos a pílula consumindo boa parte da área útil dela
A tela possui ótima qualidade e um bom pico de brilho, mas ainda temos a pílula consumindo boa parte da área útil dela

A tela do iPhone 15 Pro também conta com especificações que são muito semelhantes as que são utilizadas no iPhone 16 Pro. Ambas possuem tecnologia Super Retina XDR OLED, contam com uma ilha dinâmica que ocupa uma boa parte da tela, um pico de brilho de 2.000 nits e com a tecnologia ProMotion LTPO que garante que o aparelho consiga chegar a até 120Hz de taxa de atualização para garantir navegações mais suaves no sistema.

As únicas diferenças ficam por conta do tamanho dela e do aproveitamento da parte frontal, temos 6,1" de tamanho no 15 Pro e passamos para 6,3" na nova geração lançada esse ano. Sendo assim, se você achava a tela dos iPhones anteriores muito pequena e com muitas bordas, pode ser um motivo até que plausível pegar o sucessor. Caso contrário, mantenha-se no modelo de 2023 que estará muito bem servido(a).

Performance

O processador poderoso presente nesse iPhone é o primeiro que garante suporte a jogos AAA, é o A17 Pro
O processador poderoso presente nesse iPhone 15 Pro é o primeiro que garante suporte a jogos AAA, é o chipset A17 Pro

Todos os anos uma das novidades presentes em novos iPhones é a adição de processadores cada vez mais poderosos. O iPhone 15 Pro foi um marco na história da Apple por ser o primeiro chipset para smartphones capaz de rodar jogos estilo AAA, o A17 Pro com um processo de fabricação litográfica bem atualizado de 3nm da TSMC. Falar de desempenho em iPhones mais modernos é chover no molhado, eles vão entregar desempenho de sobra para rodar qualquer título disponível na App Store.

Os iPhones lançados em 2024 com o A18 Pro trouxeram uma melhoria de 15% de CPU e 20% de GPU em comparação com o da linha 15, porém a diferença na prática é tão pequena que sequer achamos que vale a pena migrar de um telefone para o outro. Essa diferença de performance só será notada após alguns anos de utilização, quando o A17 Pro demonstrará seus primeiros sinais de cansaço e o A18 Pro deve permanecer rodando liso.

Câmeras

A Apple sempre foi referência quando o assunto é câmeras, e a empresa continua sendo excelente nesse quesito
A Apple sempre foi referência quando o assunto é câmeras, e a empresa continua sendo excelente nesse quesito

O quesito de câmeras é o primeiro que de fato temos mudanças mais perceptíveis. O iPhone 15 Pro conta com um sensor telefoto que garante 3x de zoom óptico e zoom máximo de 15x. Enquanto isso, seu irmão mais recente herda o mesmo sensor óptico de 5x e zoom máximo de 25x que no ano anterior marcava presença apenas no modelo Pro Max. É uma pena que para ter o melhor zoom era necessário pegar o modelo de maior tamanho, mas felizmente esse problema foi solucionado na nova geração.

Quanto aos outros sensores, tivemos upgrades também na câmera ultrawide (que agora passa a contar com 48MP contra 12MP do iPhone 15 Pro). Sendo assim, esse quesito pode sim ser um motivo para fazer o upgrade para o iPhone 16 Pro (ou então abdicar de um tamanho mais compacto e ergonômico e trocar o 15 Pro pelo 15 Pro Max).

Bateria e carregamento

A entrada USB-C finalmente se tornou realidade nos iPhones, após tantos anos utilizando-se da porta Lightning
A entrada USB-C finalmente se tornou realidade nos iPhones, após tantos anos utilizando-se da porta Lightning

Um ponto que a Apple costuma sempre melhorar em seus aparelhos é a bateria. Enquanto no iPhone 15 Pro temos uma de 3274 mAh de tamanho, o iPhone 16 Pro passou a contar com uma de 3582 mAh. Sendo assim, a expectativa é que o novo modelo tenha sim uma duração superior tanto pelo aumento da capacidade física quanto do processador mais eficiente energeticamente. Um ponto interessante é que foi a partir deste modelo que a empresa introduziu o carregamento via USB-C (até que enfim, dona Apple).

Se por um lado a Apple costuma ter bom gerenciamento de bateria em seus modelos mais novos, algo que ela deixa bastante a desejar é no carregamento. O iPhone 15 Pro conta com um carregamento que pode chegar a até 27W de potência, uma mixaria considerando os padrões atuais e a categoria ao qual o produto pertence. É realmente lamentável que em pleno 2024 quase 2025 ainda existam empresas que não aumentaram seus carregamentos para pelo menos 80W de potência, para que os dispositivos fossem capazes de ter a carga completa em menos de 1 hora.

Recursos adicionais

O iPhone 15 Pro conta com um botão de ação que permite ser personalizado para realizar diversas funções do sistema
O iPhone 15 Pro conta com um botão de ação que permite ser personalizado para realizar diversas funções do sistema

O iPhone 15 Pro tem como recurso adicional de sua geração a troca da chavinha seletora do modo de som (tocar, vibrar, silencioso) por um botão personalizável que pode realizar diversas funções como ligar/desligar a lanterna, ativar a lupa, além de ainda poder ser configurado para fazer a mesma função da tradicional chavinha seletora.

Enquanto isso o iPhone 16 Pro trouxe como recurso, este ausente no antecessor, um controle de câmera que pode ser tocado para abrir o aplicativo e suporta gestos de deslizamento com o dedo para algumas funções da câmera como dar zoom, controlar a exposição, o efeito de desfoque, etc. Apesar desse recurso do modelo mais novo ser um recurso diferente, ele foi alvo de críticas pela maioria dos usuários pois a posição que está posicionado o botão não é o movimento natural da mão no aparelho, o que pode levar a um certo desconforto e precisar de um tempo para se habituar.

Afinal, vale a pena comprar o iPhone 15 Pro em 2024?

O iPhone 15 Pro é um aparelho incrível, sem sombra de dúvidas vale a pena comprá-lo em 2024
O iPhone 15 Pro é um aparelho que permanece incrível, sem sombra de dúvidas vale muito a pena comprá-lo em 2024

O iPhone 15 Pro é um smartphone incrível que sem sombra de dúvidas vale muito a pena. Tendo em vista o preço abusivo cobrado pela Apple na linha 16, é uma ótima alternativa optar pelos modelos da geração anterior. É um celular potente, com boas câmeras, uma tela de ótima qualidade e tudo isso sem abrir mão da portabilidade.

Quem sabe até a metade do ano que vem tenhamos promoções mais interessantes dos modelos da 16ª Geração, mas por enquanto eles estão muito caros sendo que não oferecem muito mais se comparado aos modelos da família 15.