Recentemente, um relatório não confirmado da China trouxe uma notícia que pode abalar o mercado de smartphones dobráveis. De acordo com Ma Guangyu, da 163.com, uma grande empresa de tecnologia está considerando suspender sua linha de produtos dobráveis. O motivo é o alto custo na produção desse tipo de produto e uma baixa lucratividade, já que esse é um segmento que cresce devagar em comparação com outros.
Oppo, vivo, Xiaomi, Tecno ou Infinix: qual será?
Embora o relatório não revele qual empresa tomará essa decisão, os principais candidatos apontados são a Oppo e a vivo, duas marcas que têm demonstrado uma pausa considerável em seus lançamentos recentes de smartphones dobráveis.
A Oppo, por exemplo, passou mais de um ano sem apresentar um novo modelo desde o Find N3, lançado em outubro de 2023. Já a vivo ainda não lançou um sucessor do X Flip, apresentado no início de 2023, embora tenha introduzido novos modelos horizontais, como o X Fold3 e o Fold3 Pro, que inclusive marcou a entrada da marca nos mercados internacionais.
A Xiaomi, outra forte concorrente no setor de dobráveis, lançou recentemente o Mix Flip para o mercado global ao lado do Mix Fold 4. No entanto, segundo o relatório, a produção do Mix Flip ficou aquém de sua meta de 500 mil unidades, atingindo apenas 460 mil. As vendas do Mix Fold 4 também foram modestas, com menos de 100 mil unidades vendidas, o que pode indicar dificuldades em conquistar o público desejado.
Enquanto isso, outras marcas, como a Tecno e a Infinix (parte do grupo Transsion), lançaram recentemente modelos de dobráveis, como o Tecno Phantom V Fold2, V Flip2 e Infinix Zero Flip, e por estarem tão perto de suas estreias, é improvável que estas empresas façam ajustes drásticos no segmento neste momento.
Mercado de dobráveis cresce devagar
O crescimento do mercado de dobráveis na China foi de 13,6% neste ano, o que parece não corresponder às expectativas, com vendas e produção aquém das metas, o que teria tornado difícil para a empresa manter a lucratividade.
Para os analistas, esse o crescimento nas remessas de smartphones dobráveis na China no terceiro trimestre de 2024, apontado pela IDC, embora represente uma expansão, é a taxa mais baixa dos últimos dois anos. Isso gera dúvidas sobre o futuro desse mercado. Alguns chegam a dizer que no futuro, é possível que existam smartphones dobráveis apenas das principais marcas do mercado global como Samsung, Motorola e Xiaomi.
Por enquanto, vamos aguardar.