O mercado de smartphones no Brasil já é bastante consolidado, onde Samsung e Motorola lideram há alguns anos. No entanto, é a a terceira posição do pódio que vem sendo a mais disputada. Na maior parte das vezes, a Apple é a dona da posição, mas ao final deste mês de novembro, uma análise da StatCounter mostra que a Maçã sofreu uma queda abrupta nos últimos dias e perdeu a posição para a Xiaomi.

Apple perde grande fatia do mercado brasileiro

De acordo com a StatCounter, plataforma que analisa o market share de diferentes segmentos, incluindo o de celulares, a Samsung liderou o o mercado brasileiro no mês de novembro ficando com uma taxa percentual de 38.78%. No mês passado, o percentual era de 37.26%.

A Motorola vem na segunda colocação com 24.8%, um grande crescimento em comparação a análise de outubro, quando a empresa tinha 19.2%. Mas enquanto a Motorola está com a curva para cima, a Apple faz o movimento contrário, caindo de 17.48% em outubro para apenas 7.82% neste mês de novembro. Com essa queda, a Maçã perdeu também a terceira posição do pódio para a Xiaomi, hoje com 19.93%.

Cabe lembrar que a Statcounter não revela se esse números correspondem ao volume de dispositivos vendidos ou números de modelos ativos.

realme também cresce em novembro

A realme, que chegou ao mercado brasileiro em dezembro de 2020, apareceu no top 10 pela primeira vez em outubro de 2022, quando alcançou um percentual de 0.23% e estreou na sétima colocação. Hoje, a realme ainda ocupa a sétima colocação, mas agora com uma fatia de 1.63% de todo o mercado brasileiro.

realme cresce e surpreende no mercado brasileiro. Fotógrafo: Adalton Bonaventura
realme cresce e surpreende no mercado brasileiro. Fotógrafo: Adalton Bonaventura

Pode parecer pouco, mas esse crescimento é digno de nota, especialmente por que estamos falando de uma mercado que já é bastante consolidado, como o de celulares no Brasil. Nesse ritmo, a empresa deve em breve, deixar para atrás a LG, hoje na sexta posição. Para quem não lembra, a LG encerrou a sua divisão de celulares em todo o mundo em 2021, mas ainda aparece no ranking com 1.74% de participação e diminuindo cada vez mais esse número.

Quais as maiores empresas de celulares no Brasil?

Esse é o ranking com as 10 maiores fabricantes de celulares em atividade no Brasil em novembro de 2024:

Empresa %
1 Samsung 38.78
2 Motorola 24.88
3 ⬆️ Xiaomi 19.93
4 ⬇️ Apple 7.82
5 Desconhecida 3.41
6 LG 1.74
7 realme 1.63
8 Infinix 0.64
9 Nokia 0.22
10 ASUS 0.21

Comparação com o mesmo período do ano passado

Se voltarmos no tempo até novembro de 2023, podemos dizer que pouca coisa mudou na parte de cima da tabela, com exceção da Apple que estava na terceira colocação com 18.25% e a Xiaomi com 15.32%, na quarta posição. Porém, a maior novidade daquele mês foi a estreia da Infinix no top 10 do mercado brasileiro. Na época, a empresa tinha 0.25% e estava na nona posição. Hoje, um ano mais tarde, a empresa já está um degrau acima e a frente da Nokia e ASUS.

Veja o gráfico com os resultados de novembro de 2023 a novembro de 2024:

Você comprou um celular novo na Black Friday? 21,05% 73,68% 5,26%

Antes de você ir...

O Oficina da Net também traz listas de testes que nós mesmos realizamos. Você vai gostar de ver nosso ranking do Speedtest, com os melhores e piores celulares já testamos por aqui. Se você é daqueles que se importa com o quanto você pode usar o aparelho sem ter que recarregar na tomada, você também pode gostar do nosso ranking com as melhores baterias.

Fonte: StatCounter