Algumas marcas ainda apostam em soluções compactas para quem preza utilizar o aparelho com apenas uma mão e um peso mais leve no bolso. Foi pensando nisso que a Vivo anunciou o Vivo X200 Pro mini. Será que ele é uma opção interessante para bater de frente com Samsung e Apple? Testei esse modelo durante quase 1 mês e te conto mais detalhes nesse mini review.

Compacto e com um enorme potencial

A grande maioria das pessoas tende a erroneamente associar um aparelho compacto a um aparelho fraco/inferior, o que não é necessariamente uma verdade. Marcas como Samsung, Apple e Google todos os anos apresentam soluções parrudas para quem não quer um celular muito grande.

Agora a Vivo também decidiu dar uma chance para esse público e a partir de agora torna-se uma competidora que pode dar trabalho para os concorrentes. Vamos conferir o que esse aparelho entrega em cada um dos quesitos abaixo.

Unboxing da caixa

O X200 Pro mini conta com uma caixa bem completa de acessórios inclusos
O X200 Pro mini conta com uma caixa bem completa de acessórios inclusos

A primeira coisa que precisamos falar é sobre a caixa do aparelho. Ela possui um formato pouco convencional toda quadrada que traz um círculo em alto relevo em seu design e a escrita X200 Pro mini fazendo alusão ao modelo que foi adquirido.

Em relação aos acessórios que vem inclusos dentro da caixa temos o smartphone em si, uma capa de silicone transparente, uma chave para ejeção do SIM Card, um cabo de transferência de dados no padrão USB-A/USB-C e por fim uma fonte de carregamento de 90W de potência. Acho que já passou da hora das marcas chinesas começarem a adorar carregadores no padrão USB-C nas duas pontas, mas pelo menos ele traz uma boa potência (bem melhor que os carregadores de Samsung e Apple por exemplo).

Design, construção e cores

O aparelho conta com 4 opções de cores, a minha unidade é a verde
O aparelho conta com 4 opções de cores, a minha unidade é a verde

O design desses aparelhos chineses costuma ser pouco convencional, e por aqui não é diferente. Com um módulo de câmeras circular de tamanho considerável para abrigar os sensores traseiros, o X200 Pro mini pode causar certa estranheza por quem está mais acostumado com o conservadorismo que é visto em Samsung e Apple. Todavia eu particularmente sempre me posicionei a favor desse estilo de câmeras, já que querendo ou não dá um aspecto que estamos tratando de um dispositivo verdadeiramente premium.

Quanto ao acabamento não temos uma lateral em titânio ou sequer uma traseira em couro vegano, porém ainda assim temos o mínimo esperado para qualquer dispositivo que se classifica como flagship: traseira em vidro e alumínio nos frames. O único ponto que faço de ressalvas nesse quesito é que a traseira é muito lisa (e consequentemente muito escorregadia), então se não tem o costume de usar celulares sem capinha é bom se atentar a isso.

A Vivo trouxe 4 opções de cores para o X200 Pro mini. São elas: preto, rosa, branco e verde (a cor da minha unidade). Eu particularmente achei que essa cor ficou muito bonita nele, apesar de pelas fotos também achar o branco muito bonito. Sinceramente eu gostaria que a marca trouxesse mais opções de cores pra ele. As cores disponíveis até são bonitas mas são sóbrias demais, faltou por exemplo uma opção azul ou uma alternativa em tom avermelhado.

Tela

A tela AMOLED do aparelho traz cores muito vibrantes e um ótimo brilho mesmo debaixo do sol forte
A tela AMOLED do aparelho traz cores muito vibrantes e um ótimo brilho mesmo debaixo do sol forte

A tela desse celular também é digna de nota. Trata-se de um display LTPO AMOLED de 6,31" fabricado pela BOE. Ela traz uma resolução 1.5K e uma taxa de atualização variável de até 120Hz para garantir navegações mais suaves pelo sistema.

Ela também é super adequada para assistir conteúdos mesmo sob incidência de luz solar intensa, graças ao seu pico de brilho máximo de bons 4500 nits. O aproveitamento da área frontal é um dos melhores da categoria, garantindo que as bordas sejam quase que imperceptíveis.

Performance

Equipado com um dos melhores processadores do mundo, ele é capaz de rodar qualquer aplicação sem dificuldades
Equipado com um dos melhores processadores do mundo, ele é capaz de rodar qualquer aplicação sem dificuldades

As pessoas costumam torcer o nariz para processadores fabricados pela Mediatek, mas no caso do X200 Pro mini não tem como o que se preocupar. Equipado com o Dimensity 9400 5G, o celular é capaz de executar qualquer tarefa, seja ela leve ou pesada, com muita maestria. Testei por exemplo Genshin Impact e ele em momento algum chegou a sofrer de quedas bruscas de FPS ou mesmo de quedas de fluidez da interface pós jogatina. Além disso, o aquecimento não ficou nada acima do esperado.

Esse processador junto com o Snapdragon 8 Elite é um dos mais poderosos disponíveis no mercado até o momento. Ele é um chipset octa-core composto apenas por nucleos de performance, sendo 1 Cortex-X925 rodando a 3.63Ghz, 3 Cortex-X4 rodando a 3.3Ghz e 4 Cortex-A720 rodando a 2.4Ghz. O que isso significa na prática? Que não vai faltar potência por uns bons anos pra você rodar qualquer tipo de tarefa nesse dispositivo.

Câmeras

O X200 Pro mini tem o melhor conjunto de câmeras na categoria dos compactos
O X200 Pro mini tem o melhor conjunto de câmeras na categoria dos compactos

Agora vamos falar da minha parte favorita sobre esse dispositivo, as suas câmeras. A Vivo costuma ser referência nesse quesito e em parceria com a Zeiss consegue oferecer uma ótima experiência fotográfica. O X200 Pro mini é o celular que tem os sensores mais potentes no ramo dos compactos.

A câmera principal é um sensor de 50MP da Sony LYT-818, a câmera ultrawide é o sensor S5KJN1 da Samsung também de 50MP com autofoco para macros e por fim uma câmera telefoto IMX882 da Sony também com 50MP que possui 3x de aproximação em zoom óptico. Porém o aparelho consegue chegar a insanos 100x de zoom máximo (o que é novidade para um celular compacto).

As câmeras num geral aparentam resultados sólidos, muito consistentes. Temos o mesmo balanço de branco para os três sensores e a qualidade é impressionante tanto para fotos diurnas como para situações mais desafiadoras. Em gravação de vídeo o aparelho é capaz de filmar em 4K 60FPS em todas as lentes, e o HDR se comporta de forma digna em todas elas.

Bateria e carregamento

A bateria de silício-carbono de 5700mAh garante uma excelente autonomia para 1 dia e meio de uso moderado
A bateria de silício-carbono de 5700mAh garante uma excelente autonomia para 1 dia e meio de uso moderado

A bateria também foi um ponto que me chamou a atenção. Esse dispositivo conta com a nova tecnologia de silício-carbono que permite adicionar uma capacidade bem maior sem precisar aumentar as dimensões do celular. Dito isso, são excelentes 5700mAh que temos disponíveis para utilizar nesse dispositivo.

Eu sempre consegui com esse aparelho passar cerca de 1 dia e meio de uso moderado, chegando a fazer na faixa de 8h/9h de tela ativa. Confesso que pela capacidade de bateria eu esperava resultados melhores, porém te deixar na mão definitivamente esse aparelho não vai.

Quanto ao tempo de carregamento, o aparelho leva cerca de 45 minutos para ter sua bateria completamente cheia. Aqui é um ponto que eu realmente esperava muito mais. Porém considerando que ele tem um tanque grande de 5700mAh pra ser completado e que o teste foi realizado em uma tomada de 127V, está um tempo razoável. Caso a sua residência prevaleçam as tomadas de 220V, aí sim o aparelho carregará com sua máxima potência.

Política de updates do Android

A OriginOS 5 está presente no aparelho, junto com o Android 15
A OriginOS 5 está presente no aparelho, junto com o Android 15

Esse aparelho já veio de fábrica com o Android 15 e a OriginOS 5. A Vivo garante que esse modelo terá pelo menos 4 anos de grandes updates, o que significa que você terá um dispositivo atualizado até o Android 19. É um tempo bem menor do que a Samsung e a Google por exemplo prática hoje de sete anos, porém sinceramente acredito que ninguém passe mais do que 4 anos com um mesmo dispositivo atualmente.

Experiência de uso da OriginOS 5

A OriginOS é uma interface com boa fluidez e muitas opções de personalização
A OriginOS é uma interface com boa fluidez e muitas opções de personalização

O aparelho vem embarcado com a interface OriginOS 5, considerada por muitos como uma das interfaces mais fluidas da atualidade. Concordo que realmente a empresa teve todo um cuidado com as animações do sistema, as personalizações, as transições suaves de um app para o outro, porém ela também tem seus contras.

O problema de pedir permissões em excesso sempre que um link de um app redireciona para outro app (ao qual cheguei a comentar na matéria sobre o X7 Ultra da Oppo) também se faz presente por aqui. Além disso, a única opção de Português que o aparelho possui é o de Portugal, então algumas coisas no sistema ficam com palavras diferentes do que estamos habituadas a ver em celulares com o Português Brasileiro. Pelo menos o changelog mostrado ao buscar por updates é mostrado no idioma que você selecionou, ao invés de ser todo em mandarim igual acontece na ColorOS da Oppo.

Podemos usar como exemplo a opção "Acerca do telefone" ao invés de "Sobre o telefone" ou então a adoção da palavra "Ecrã" em todas as vezes que está se referindo à configurações de tela do dispositivo.

Recursos adicionais

O novo top da Vivo conta com proteções IP68 e IP69
O novo top da Vivo conta com proteções IP68 e IP69

O aparelho vem equipado com proteções IP68 e IP69, o que garante que ele possa ser submerso por até 1,5m por 30 minutos em água doce e também é resistente a jatos de água de alta pressão. Então pode ficar despreocupado com relação a sua durabilidade caso você acidentalmente derrame líquido nele. Enquanto a entrada de carregamento seca, você pode carregá-lo sem fio em uma potência máxima de até 30W.

Mas afinal, vale a pena comprar o X200 Pro mini?

Esse aparelho pode ser considerado o melhor compacto até o momento
Esse aparelho pode ser considerado o melhor compacto até o momento

Com toda certeza. O Vivo X200 Pro mini tem especificações dignas de um aparelho super premium, e o conjunto que ele entrega é um dos melhores no que diz respeito a celulares compactos. Na comparação de experiência de uso e de ficha técnica entre todos os tops compactos que já testei (Galaxy S23, Galaxy S24, iPhone 15 Pro e agora esse Vivo), o modelo chinês é claramente o que tem mais poder de processamento além de ter a melhor qualidade de câmeras da categoria.

O maior desafio dos brasileiros acaba sendo a questão do preço, pois importá-lo pode acabar sendo uma tarefa um pouco difícil. A solução mais interessante nesses casos é que o usuário entre em contato com revendedores para conseguir pegar um aparelho desses sem ter que pagar taxas de importação abusivas.