A Xiaomi finalmente liberou globalmente o HyperOS 2.1, a nova versão do seu sistema operacional, estreando no Xiaomi 14 Ultra. A atualização traz melhorias em conectividade, inteligência artificial e experiência do usuário. Por enquanto, nenhum outro modelo recebeu a atualização, além do 14 Ultra que já veio com ela na caixa. Mesmo assim, a Xiaomi garantiu que donos de outros modelos receberão a novidade a partir dos próximos dias.
Resumo do que você precisa saber ⏳
- HyperOS 2.1 já está disponível para o Xiaomi 14 Ultra, com mais aparelhos recebendo em breve.
- Inclui modo sem rede, novos recursos para câmeras e melhorias na Game Toolbox.
- Atualizações de IA com pesquisa inteligente de imagens e comandos de voz avançados.
O que muda com o HyperOS 2.1?
A Xiaomi apostou em inovação: agora é possível fazer bate-papos por voz sem precisar de internet, graças ao modo sem rede. Além disso, os pareamentos entre dispositivos estão mais rápidos e estáveis, e a transferência de arquivos ficou mais fluída.
A interface também ganhou um novo layout 4x6 na tela inicial, e o Centro de Controle agora tem uma lanterna ajustável com consumo inteligente de bateria. Para fotos, o modo Visão Noturna foi otimizado para capturas mais nítidas em baixa luz, e o sistema de imagem está mais eficiente em cenas com luz de fundo.
O app de Galeria recebeu melhorias, como pesquisa inteligente por palavras-chave, datas e locais, além de novas ações rápidas, como bloquear ou excluir fotos ao pressioná-las. Também é possível ocultar a seção "Hoje neste dia".
Outra grande novidade é que a inteligência artificial ficou mais útil: o Xiao AI agora faz sugestões contextuais e permite pesquisa visual ao circular elementos nas fotos. Além disso, a Game Toolbox ganhou um painel de desempenho atualizado para os gamers de plantão.
Quando chega para outros aparelhos?
A Xiaomi confirmou que o HyperOS 2.1 será liberado gradualmente para mais modelos nas próximas semanas. É só ficar de olho nas atualizações!
Deepseek será integrado ao HyperOS?
Durante os testes iniciais, usuários rodando a HyperOS 2 tiveram acesso aos novos recursos de IA com o modelo "DeepSeek R1". A inteligência artificial, integrada ao assistente "Super XiaoAI", podia ser ativada usando comandos de voz, como "Open Deep Thinking" ou "Open DeepSeek".
A Xiaomi desenvolveu o sistema para suportar entradas de voz e texto, tornando-o mais flexível para diferentes usuários. Nos testes, o modelo da DeepSeek se mostrou bastante útil para codificação, escrita e resolução de problemas.
A fase de testes já terminou, mas a empresa ainda não revelou quando a IA será disponibilizada para todos os usuários. É bastante provável que a Xiaomi esteja corrigindo bugs e outros problemas antes de liberar a novidade para o público, algo que pode demorar um tempo.