A Apple lançou nesta semana o iPhone 16e com a proposta de ser o modelo mais acessível da marca. Mas como o mercado não vive só de chegadas, cinco modelos de iPhones que foram lançados em 2022 estão sendo descontinuados pela Apple. A lista contém os modelos da linha iPhone 14 e o último lançamento da linha SE. Isso significa que eles não podem mais ser comprados pelo site oficial da Maçã, apenas nos revendedores autorizados.

Apple retira de linha iPhones de 2022

Esses são os modelos descontinuados pela Apple em 2025:

Você até pode encontrar esses modelos a venda no varejo brasileiro, seja nas lojas físicas ou no e-commerce, mas eles não são mais vendidos no site e nas lojas oficiais da Apple. Em outras palavras, fica claro que a Maçã já não recomenda a compra desses modelos, preferindo dar destaque para celulares que foram lançados há poucos meses.

Página da Apple indica que produtos da linha iPhone 14 está disponível apenas nos revendedores autorizados. Imagem: Captura de tela
Página da Apple indica que produtos da linha iPhone 14 está disponível apenas nos revendedores autorizados. Imagem: Captura de tela

Além disso, com o lançamento do iPhone 16e, a Apple decidiu encerrar a linha iPhone SE, que por muitos anos foi vista como uma alternativa mais acessível dentro do ecossistema da marca. No entanto, essa mudança faz todo sentido, já que os modelos da linha SE estavam cada vez menos competitivos. Com um design ultrapassado, ficha técnica muito básica e um preço que não justificava a compra, o iPhone SE 3, por exemplo, não conseguia acompanhar a evolução do mercado e por isso estava na nossa lista de piores celulares do mercado.

Além deles, quando aconteceu o lançamento da linha iPhone 16 em setembro de 2024, a marca também descontinou os modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, justamente para incentivar os consumidores a adquirirem os modelos mais recentes e poderosos. Com isso, podemos presumir que quando a empresa finalmente anunciar a linha iPhone 17, mais modelos devem sair de linha.

E as atualizações do iOS?

Apesar da notícia de que esses modelos não estão mais sendo vendidos pela própria fabricante, fique tranquilo, eles ainda têm suporte garantido.

A linha iPhone 14, que inclui o iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max, trouxe melhorias significativas, como o Dynamic Island nos modelos Pro, câmeras aprimoradas e um desempenho sólido com o chip A15 e A16 Bionic. Já o iPhone SE de terceira geração manteve o clássico design compacto com botão Home e Touch ID, mas ganhou um grande avanço em processamento com o chip A15 Bionic, o mesmo dos iPhones 13 e 14.

Mesmo saindo de linha, esses aparelhos continuarão recebendo atualizações de software por vários anos, garantindo melhorias de segurança, novos recursos do iOS e desempenho otimizado. Isso significa que, se você tem um desses modelos, ainda pode contar com a experiência Apple por um bom tempo, sem precisar se preocupar com compatibilidade ou falta de suporte.

Outras marcas fazem o mesmo?

A Samsung não vai muito mais além do que uma geração também, exceto para produtos da linha FE. Entrentanto, podemos encontrar a linha Galaxy S23 sendo vendida normalmente no site da marca, mesmo a empresa já tendo lançado a linha Galaxy S24 no ano passado e a nova liniha Galaxy S25 no ínicio deste ano.

A Motorola decepciona mais nesse sentido. Modelos recentes, muitas vezes com menos de dois anos de idade, são descartados pela marca para dar lugar a modelos mais recentes. Um deles é o Moto G04 que foi descontinuado com apenas 11 meses de lançamento.

Antes de você ir...

Você pode gostar de ver a lista de iPhones que devem parar de atualizar em 2025. Também temos uma de celulares que podem valer mais a pena que o novo iPhone 16e.