Depois de desistir de usar o Exynos 2500 no Galaxy S25, a Samsung não abandonou a ideia de trazer de volta os seus próprios chipsets para os smartphones top de linha. Agora, os olhos estão voltados para o próximo grande lançamento: o Galaxy S26.

Segundo novos relatórios, a Samsung está apostando no desenvolvimento do Exynos 2600, que será fabricado com tecnologia de 2 nm. Mas será que dessa vez a história vai ser diferente? Vem comigo que eu te conto tudo o que já sabemos!

Relembrando o que rolou com o Galaxy S25

Inicialmente, a Samsung planejava usar o Exynos 2500, fabricado no processo de 3 nm, na linha Galaxy S25. Porém, a Samsung Foundry enfrentou problemas graves com a baixa taxa de rendimento — ou seja, poucos chips "bons" saindo da linha de produção.

Galaxy S25 também está na mira de um chip Exynos, mas veio com o Snapdragon.
Galaxy S25 também está na mira de um chip Exynos, mas veio com o Snapdragon 8 Gen4 Elite. Imagem: Oficina da Net

Resultado: para não arriscar a qualidade dos seus principais smartphones, a Samsung decidiu usar o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 4 Elite em toda a linha Galaxy S25. E, pra ser sincero, muita gente comemorou, já que a maioria dos fãs ainda prefere os processadores da Qualcomm em relação aos Exynos.

O novo plano: Exynos 2600 com 2 nm

Apesar das dificuldades anteriores, a Samsung está de volta ao jogo com o Exynos 2600.

De acordo com informações divulgadas pela AK Radio da Coreia, a Samsung Foundry conseguiu atingir uma taxa de rendimento de 40% no seu novo processo de 2 nm. Isso ainda não é o ideal — já que a produção em massa geralmente começa quando o rendimento atinge 70% ou 80% —, mas é um passo muito importante.

A expectativa é que, mantendo o ritmo atual, a Samsung comece a produzir o Exynos 2600 em massa a partir de novembro de 2025, a tempo de equipar os primeiros modelos do Galaxy S26 no início de 2026.

🔎 Comparação interessante: Atualmente, a TSMC (responsável pelos chips da Apple e Qualcomm) também está trabalhando com 2 nm e conseguiu 60% de rendimento. Ou seja, a Samsung ainda está um pouco atrás, mas está reduzindo a diferença.

O que esperar do Exynos 2600?

Se depender da Samsung, o Exynos 2600 será um divisor de águas. A ideia é acabar com a fama de que os chips Exynos são inferiores aos Snapdragon.

A promessa é que o novo SoC traga:

  • Desempenho de CPU e GPU muito melhor que os modelos anteriores;
  • Menor consumo de energia, aumentando a duração da bateria;
  • Temperaturas mais baixas, evitando o famoso problema de superaquecimento.

Em resumo: o Exynos 2600 precisa ser competitivo não só no papel, mas principalmente na prática, para reconquistar a confiança dos usuários.

Galaxy S25 ainda é uma baita escolha!

Se você está ansioso para trocar de smartphone e não quer esperar até o Galaxy S26, o Galaxy S25 é uma opção absurda de boa! Equipado com o Snapdragon 8 Elite, ele entrega potência máxima, câmeras de primeira e design premium. Vale a pena conferir enquanto o S26 não chega.

Samsung Galaxy S25

Samsung Galaxy S25
Samsung Galaxy S25

O Galaxy S25 é o mdelo base da linha e oferece um excelente equilíbrio entre potência, portabilidade e inovação. Ele também conta com o processador Snapdragon 8 Elite. Sua tela AMOLED Dinâmica 2X de 6,2 polegadas (com área utilizável de 6,0” nos cantos arredondados) apresenta uma resolução FHD+ de 2340 x 1080, cores vibrantes e uma fluidez de imagem com taxa de atualização de 120 Hz.

O sistema de câmeras traseiras triplo inclui uma lente principal de 50 MP, uma teleobjetiva de 10 MP e uma lente ultra-wide de 12 MP. O zoom óptico de 3x e o zoom digital de até 30x oferecem versatilidade para capturar fotos de alta qualidade, enquanto a câmera frontal de 12 MP é perfeita para selfies detalhadas, com suporte para foco automático. Ele também grava vídeos em 8K a 30 fps e oferece recursos de câmera lenta de até 240 fps em FHD.

Em termos de memmórias, ele é o único da linha que tem a opção com 128 GB de armazenamento, desmentindo rumores que diziam que a Samsung iria descartar essa opção a partir desse ano. Além dela, ele está disponível também em versões com 128GB, 256 GB e 512 GB de memória interna, todos acompanhados de 12 GB de memória RAM.

A bateria dele tem capacidade de 4000 mA, e ele também tem suporte a conectividade 5G, Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4. No mais tudo continua igual, como o suporte a recursos adicionais como Samsung DeX, NFC e suporte para SmartThings, além das atualizações de segurança estão garantidas até 31 de janeiro de 2032.