O áudio da sua soundbar, do seu Xbox Series X ou PS5 está saindo fora de sincronia com o vídeo? Veja agora as diversas maneiras para contornar este problema que te atrapalha ao jogar, assistir à Netflix ou YouTube.
Embora muitos pensem que o problema de sincronia de áudio e vídeo tem a ver com o tipo de conexão feita, o causador dessa irritação não são as portas HDMI ou óptica. O motivo é a decodificação dos formatos de áudio. O vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento de áudio da Samsung diz:
Você tem todos esses formatos diferentes de áudio, então há uma grande quantidade de processamento de números que a TV precisa fazer para descompactar tudo.
Como corrigir o atraso de áudio irritante na sua soundbar, PS5 ou Xbox
Ao assistir um streaming de vídeo ou jogar um título em consoles como PS5 e Xbox Series X, o áudio transmitido pode ser enviado nos formatos DTS ou Dolby Digital. Quando o sinal de áudio é enviado para sua TV ou soundbar, o dispositivo precisa decodificá-lo, convertê-lo para analógico e amplificá-lo antes de reproduzi-lo nas caixas de som ou nos fones de ouvido. Todo esse processo leva tempo (milissegundos) e, geralmente, formatos com bitrate maior (alta taxa de bits), como Dolby Atmos e DTS, são os que aumentam mais a duração do processamento do áudio.
O problema de sincronização surge quando o tempo de processamento da imagem, feito pelo processador da TV, é diferente do tempo levado para processar o áudio em uma soundbar, receiver ou DAC/amp (dispositivo com Conversor Digital-Analógico e amplificador integrados). Se o sistema da TV não souber exatamente o tempo que leva para o dispositivo externo de áudio processar o sinal, o vídeo será enviado à tela (display) antes do som ser reproduzido, causando problemas de sincronização, percebido principalmente durante diálogos em um filme ou série.
Considerando o que foi dito acima, dificilmente você irá obter uma sincronia perfeita em produtos de diferentes fabricantes (exemplo: smart TV LG ou soundbar Samsung). Entretanto, felizmente existem formas de contornar este problema de sincronização do áudio com o vídeo.
Ajuste o atraso de áudio na sua soundbar ou receiver
A primeira tentativa de resolver o problema é acessar as configurações de áudio da TV e/ou soundbar. Entretanto, muitas smart TVs e soundbar só permitem ajustar em uma direção: do atraso do áudio. O ideal seria que a TV ou soundbar tivesse um atraso negativo, fazendo com que o áudio fosse enviado alguns milissegundos antes (ou enviar o vídeo alguns milissegundos depois). Porém, diversos dispositivos não têm essa capacidade de ajustar em ambas as direções (atrasando ou adiantando o envio de sinal).
Desligue o processamento de áudio e vídeo
Procure em sua TV ou soundbar recursos de vídeo e áudio aprimorados. Exemplo: equalizadores, predefinições (modo "filme", "esportes", etc.), aprimorador de diálogos, normalizador de volume, som surround "3D", entre outros. Desligue tudo e veja o quanto melhorou o atraso do áudio com relação ao vídeo.
Altere o formato de áudio na TV
O áudio enviado pela sua TV para uma soundbar pode levar um momento para ser descompactado, convertido e amplificado. O atraso acontece tanto através da utilização do HDMI ARC quanto da saída óptica. Para resolver este problema você pode alterar o formato de áudio na configuração da sua TV para PCM ao invés de Dolby Digital, bitstream ou passthrough.
Ao alterar o formato de áudio na TV para PCM, haverá uma desvantagem: você perderá o áudio multicanal (via HDMI ARC). Entretanto, no subreddit "xboxinsiders", o usuário "benjamin_noah" comenta que a sua dificuldade com o áudio só foi resolvida passando tudo para estéreo (PCM) ao invés de Dolby e DTS.