Se sua smart TV não possui portas HDMI ou ópticas o suficiente para conectar todos os dispositivos que você precisa, saiba que não é necessário sair a procura de uma nova televisão. É possível aumentar o número de portas utilizando um HDMI Switcher e um Optical Switcher.
Não confunda os switchers com os splitters de portas HDMI ou ópticas, pois são funções diferentes. No caso do splitter, você só irá duplicar a transmissão de uma mesma imagem para duas ou mais telas (exemplo: ligar o notebook em dois monitores irá duplicar a área de trabalho do Windows, exibindo uma imagem idêntica nos dois displays). Já no switcher, é possível ligar diversos dispositivos (videogame, PC, TV Box, Blu-ray player) a uma tela, que é uma TV em nosso caso.
Como adicionar mais portas HDMI ou opticas à smart TV
Nem sempre conseguimos conectar todos os dispositivos que queremos à nossa TV, pois por vezes pode haver vários consoles (PS5, Xbox Series X, Nintendo Switch), um PC, uma TV Box, além de Blu-ray players, para ligar via HDMI. Há também casos em que queremos utilizar a saída óptica oferecida pelos aparelhos para obter uma qualidade de áudio melhor ao transmitir o sinal para um transmissor Bluetooth, um DAC (Digital to Analog Converter) ou uma soundbar [1]. Para resolver este problema, devemos utilizar um switcher.
[1] Artigo "Como conectar fones de ouvido ou caixas de som à smart TV via Bluetooth ou cabo"
Como dissemos acima, o switcher irá permitir que se conectar diversos dispositivos que possuem portas HDMI e/ou ópticas. Entretanto, no caso das portas HDMI, é necessário analisar o padrão utilizado pelos aparelhos para fazer a compra certa. Confira abaixo o que cada padrão HDMI oferece para fazer a escolha certa do HDMI Switcher e do cabo HDMI.
- HDMI 2.1: Aceita a transmissão de imagens com resolução 8K a 60Hz, 4K a 120Hz, além de ser compatível com HDR e suas variantes.
- HDMI 2.0b: Capaz de executar vídeos com resolução 4K a 60Hz, além da tecnologia HDR.
- HDMI 1.4: Suporte à resolução Full HD (1080p) a 120 Hz.
Procure comprar um HDMI Switcher que tenha portas HDMI com o padrão mais recente possível (HDMI 2.1) para ter acesso a todas as tecnologias necessárias para utilizar todo o potencial, por exemplo, dos consoles Xbox Series X, PlayStation 5 e de PCs com placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX 30-Series ou AMD Radeon RX 6000.
É interessante notar que alguns modelos de HDMI switchers são capazes de separar o áudio do vídeo. Com isso, é possível enviar o áudio para um dispositivo dedicado sem perder a qualidade do vídeo através de uma saída óptica ou HDMI ARC.
Procure por switchers que suportem HDCP
Caso não saiba, existe uma tecnologia chamada HDCP, que foi criada para proteger o conteúdo digital e evitar que se copie conteúdos protegidos por direitos autorais. Ela criptografa a transmissão dos dados digitais para evitar a pirataria de filmes e séries, por exemplo. O grande problema é que não é raro que HDMI switchers não suportem os padrões HDCP, então sempre procure observar se há ou não a presença desta tecnologia antes de comprar o aparelho.