A LG revelou uma tecnologia de displays OLED que entrega um brilho 60% maior que os lançados anteriormente. O anúncio foi feito durante a CES 2023 no início de janeiro, onde a fabricante sul-coreana de telas, LG Display, anunciou um painel baseado na tecnologia "META", que traz rearranjos em termos de software e hardware para os displays OLED da marca.
Embora os displays Evo da LG tenham melhorado o brilho dos painéis OLED produzidos pela empresa, foram desenvolvidas tecnologias que permitiram aumentar ainda mais os nits das telas. A tecnologia chamada "META", que permitiu este avanço, consiste em dois grandes pilares: o "META Booster" e o "Micro Lens Array" (MLA).
O aprimoramento do brilho via software
Segundo a LG Display, através da tecnologia "META Booster", que consiste em um algoritmo de aprimoramento do brilho, há uma "melhora tanto o brilho da tela quanto a expressão de cores, analisando e ajustando o brilho de cada cena em tempo real. Este algoritmo inovador aprimora o HDR (High Dynamic Range), que representa luzes mais brilhantes e pretos mais profundos, para expressar imagens mais detalhadas e vívidas com a expressão de cores mais precisa". Mas a maior melhoria está no hardware, que apresenta um novo design para os displays OLED da empresa.
Aumento de ângulo de visão e maior emissão de luz via hardware
A LG Display conseguiu aumentar a emissão de luz e o ângulo de visão através da tecnologia chamada "Micro Lens Array" (MLA), que consiste na substituição da camada responsável por direcionar a luz emitida pelos diodos orgânicos emissores de luz (organic light-emitting diode ou OLED) por lentes uma placa composta por 42,4 bilhões de microlentes convexas (display 4K de 77"), contendo mais de 5 mil por pixel.
A camada de direcionamento da luz de um display OLED convencional acaba refletindo de volta os raios emitidos pelos diodos orgânicos emissores de luz, causando uma perda na emissão de luz para fora da TV. Confira a imagem abaixo para entender melhor sobre este problema.
A LG Display diz que a "Micro Lens Array" (MLA) consiste em "uma camada de lentes convexas do tamanho de um micrômetro que maximiza a emissão de luz do painel OLED e aumenta a eficiência energética em 22% em comparação com o mesmo brilho". Além disso, a tecnologia melhora o ângulo de visão, aumentando para 160°, mantendo o nível de brilho mesmo com o expectador visualizando a tela da TV de lado.
O que são telas OLED?
As telas OLED possuem uma tecnologia onde cada pixel na tela pode gerar a sua própria luz de forma individual, gerando pretos mais profundos, melhor contraste e uma imagem mais homogênea. É interessante notar que este tipo de display é bem flexível quanto às possibilidades de aplicação, permitindo sua utilização diretamente no vidro e em smartphones com telas dobráveis. Atualmente, a empresa líder no desenvolvimento e fabricação de telas para TVs nesta tecnologia é a LG.
Com o passar dos anos, o OLED ficou cada vez mais barato e em 2022 está sendo o ano da tecnologia, com diversos lançamentos de TVs com a tecnologia. Empresas como LG, Philips, Sony e Panasonic lançaram modelos a preços interessantes e até em tamanhos menores (42 polegadas) do que se via anteriormente. Durante a CES de 2023, a TCL anunciou que já está desenvolvendo TVs com tecnologia OLED.