A tecnologia de emissão de luz dos painéis OLED (organic light-emitting diode) podem ser divididas em fluorescente e fosforescente. Chamados de PHOLED, os displays com diodos orgânicos emissores de luz fosforescente possuem uma eficiência energética consideravelmente maior. De acordo com a Universal Display Corporation (UDC), maior fabricante de materiais para telas OLED do mundo, responsável por fornecer hardware para a LG Display e para a Samsung Display, seu diodo emissor de luz fosforescente é capaz de converter 100% da energia elétrica em luz contra uma conversão de apenas 25% em displays que utilizam diodos orgânicos fluorescentes.
O que é PHOLED e quais suas vantagens em TVs OLED?
A tecnologia de telas PHOLED traz as mesmas vantagens de fidelidade de cor e controle individual dos pixels que painéis OLED possuem. Entretanto, sua grande vantagem está na eficiência energética dos subpixels utilizados, onde ao invés de utilizar diodos orgânicos emissores de luz fluorescente, utilizam diodos com tecnologia fosforescente. Segundo a fabricante UDC, os diodos fosforescentes são 75% mais eficientes que os fluorescentes, sendo capazes de converter 100% da energia elétrica em luz.
A transição para a nova tecnologia desenvolvida para TVs OLED, a PHOLED
Segundo o FlatPanelsHD, os diodos orgânicos emissores de luz fosforescentes já estão parcialmente presentes em TVs OLED da Samsung e da LG. Um pixel OLED é composto de três subpixels: vermelho, verde e azul (RGB). No momento apenas os pixels vermelhos e verdes já utilizam a tecnologia fosforescente, faltando apenas o azul para atingir os 100% de conversão da energia elétrica em luz.
O vice-presidente da Universal Display (UDC), Mike Hack, disse em entrevista com o jornal coreano ETNews sobre o início da produção em massa de pixels fosforescentes azuis a partir de 2024.
Planejamos produzi-los em massa a partir de 2024.
Mudar o OLED azul de fluorescência para fosforescência pode aumentar a eficiência luminosa em 4 vezes.
A UDC (Universal Display Corporation) anunciou em maio de 2023 que está expandindo suas operações com a inauguração de uma nova fábrica de diodos orgânicos emissores de luz fosforescente para telas OLED na Irlanda, conforme o site TomsGuide relatou. Isso significa que há a chance de no ano que vem (2024) possa haver o lançamento de TVs OLED contendo todos os três subpixels fosforescentes que compõem cada pixel OLED.
Segundo o FlatPanelsHD, a UDC parece que atualmente a Samsung Display e a LG Display estão revisando os subpixels azuis fosforescentes para implementar nos próximos lançamentos de TVs OLED. Mike Hack diz:
O cronograma de aplicação específico deve ser determinado pelas (empresas clientes) Samsung Display e LG Display.
Planejamos fornecê-lo aos nossos clientes a um preço razoável.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.