A Samsung anunciou seu 1º display micro LED transparente durante antes do início da CES 2024. A revelação foi feita ao mesmo tempo em que a LG lançou sua primeira TV OLED com display transparente, a LG Signature T. Obviamente há diferenças entre os painéis OLED e micro LED transparentes e a Samsung fez questão de deixar bem claro isso em seu stand da Consumer Electronics Show (CES).
A grande vantagem da tecnologia da Samsung
Como Vicent Teoh, do canal HDTVTest no YouTube, mostrou em um vídeo, a Samsung construiu um stand com displays transparentes nas tecnologias micro LED, OLED e LCD para mostrar a diferença de qualidade entre as imagens. De acordo com Vincent, os painéis transparentes que utilizam a tecnologia micro LED da Samsung são mais brilhantes e contam com cores mais vibrantes, consequentemente.
De acordo com a Samsung, seu novo painel micro LED transparente é modular e permite a criação de qualquer proporção, formato e tamanho para uma TV, tudo sem bordas. Enquanto as novas telas transparentes não são lançadas, você ainda pode desfrutar da tecnologia de telas micro LED da Samsung através dos novos modelos da linha The Wall, disponíveis nos tamanhos 76, 89, 101 e 114 polegadas.
LG ainda sai na frente
Como você pôde ver acima, o novo display micro LED transparente da Samsung é superior em termos de brilho e cor. Entretanto, esse novo painel ainda não está disponível comercialmente e ainda não se sabe quando a empresa o lançará. Em contrapartida, a LG revelou que sua nova TV Signature T será disponibilizada ainda em 2024 durante o segundo semestre.
Além de já contar com uma TV que será comercializada neste ano, a LG conta com a vantagem do preço. Infelizmente a tecnologia micro LED ainda é consideravelmente mais cara que a OLED para a fabricação de painéis em massa. No Brasil, o preço da linha de TVs The Wall da Samsung chega a R$ 1 milhão, por exemplo.
Como o micro LED transparente da Samsung funciona?
De acordo com o site SamMobile, o painel micro LED transparente parece ser feito com vidro. Os chips micro LED são impressos em um pedaço de vidro, trazendo maior precisão e eliminando refrações.
Segundo Vicent Teoh, do HDTVTest, devido ao grande potencial de brilho de cada chip micro LED e a densidade de pixels, há uma maior quantidade e passagem de luz. Além disso, devido a uma área de transmissão maior, os objetos atrás do display micro LED transparente são mais visíveis comparado aos painéis OLED transparentes.
O que são telas microLED?
A tecnologia Mini-LED e microLED possuem como promessa um contraste superior ao painel de LED convencional, além de pretos mais profundos. Entretanto, há diferenças entre as duas tecnologias: para ser classificado como mini-LED, o diodo emissor de luz (LED ou light-emitting diode) tem de ser menor que 0,2mm, enquanto o microLED precisa ter 0,05mm de diâmetro.
Displays microLED são capazes de oferecer uma alta taxa de contraste e controle de cores. Desta forma, TVs com esta tecnologia são capazes de oferecer pretos mais profundos e ao mesmo tempo uma imagem com um alto nível de brilho, uma deficiência em displays OLED, embora isso tem mudado com a tecnologia MLA (Micro Lens Array) da LG, anunciada no início de 2023.
Neste ano, durante a CES 2024, foi anunciada a segunda geração da tecnologia Micro Lens Array, que promete um pico de brilho de até 3000 nits. Ao mesmo tempo, a Samsung anunciou a terceira geração de seu display QD-OLED, que conta com a mesma capacidade de brilho, conforme o site FlatPanelsHD relatou.
O que achou desta nova tecnologia de telas micro LED transparentes revelada pela Samsung? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!