As TV Box da Roku e suas smart TVs são populares no Brasil, mas a receita da empresa não vem da venda destes produtos. Por incrível que pareça, a Roku literalmente não ganha dinheiro com as vendas de seu hardware de streaming, ela tem prejuízo neste negócio em específico. Entenda como companhia obtem lucro e continua forte em vários mercados.
A Roku não ganha um centavo até que você comece a utilizar seus produtos
De acordo com Adam Levy, do site The Motley Fool, durante ano fiscal de 2023 da Roku, que encerrou em setembro do ano passado, a empresa obteve US$ 471 milhões com a venda de TV Box, smart TVs, dentre outros dispositivos com recursos de streaming. Entretanto, para fabricar estes produtos, a companhia gastou US$ 538 milhões. Sim, a Roku está perdendo dinheiro com a venda de seu hardware, mas o ganho real dela é outro, se não ela já teria ido à falência.
Segundo o prospecto da Roku, apresentado à Securities and Exchange Commission (SEC), o maior ganho da empresa vem da publicidade ao invés de suas TV Box e outros produtos com função de streaming. O negócio de propaganda da Roku utiliza anúncios em vídeo, desenvolvimento de público para serviços de streaming e patrocínio de marcas.
Qual é a receita da Roku?
A receita total gerada pela Roku nos últimos 12 meses anteriores a setembro de 2023 foi de US$ 2,9 bilhões, onde a empresa vendeu US$ 476 milhões em dispositivos. Com isso, a marga de lucro bruto foi superior a 50%, compensando a perda de US$ 67 milhões com a venda de dispositivos de streaming.
Quanto de receita cada usuário de dispositivos da Roku gera?
Segundo a Roku, seus 75,8 milhões de usuários geraram, cada um, uma média de US$ 41,03 através dos negócios da empresa. Esse número ainda está abaixo do pico no segundo trimestre de 2022, que chegou a US$ 44,01 por cliente.
De acordo com a companhia, essa baixa na média de receia gerada por cliente se deve ao período de incerteza econômica e a menos gastos no desenvolvimento de audiências por parte dos serviços de streaming. Isso ocorre em um contexto de procura de lucros somado a greve de atores na indústria do streaming.
O preço é um grande atrativo
Devido ao fato de a Roku vender seus aparelhos de streaming por um preço considerado "muito barato", a empresa obteve uma grande base de clientes. Entretanto, o mais importante é que estes usuários não só compraram os dispositivos da companhia, mas também os utilizaram com uma grande frequencia, gastando em média 3 horas e 50 minutos por dia assistindo ao conteúdo transmitido durante o terceiro trimestre de 2023.
Poucas empresas ganham com publicidade como a Roku
Há poucas empresas que ganham receita de forma semelhante a Roku. Uma delas é a Apple, onde as empresas têm de pagar para ter acesso aos 2 milhões de usuários do iOS (iPhone). De acordo com o The Motley Fool, a "maçã" obteve só com isso uma receita de US$ 85 bilhões nos últimos 12 meses.
Sobre a Roku
Roku é uma empresa focada em streaming e chegou ao Brasil no início de 2020, conforme o Oficina da Net relatou. Fundada no ano de 2008, a empresa norte americana é líder de streaming em seu país natal (EUA) e possui presença considerável em mercados de outros países.
Atualmente a Roku oferece no Brasil smart TVs de 32" a 58", além de suas famosas TV Box Roku Express e Roku Express 4K. Através deles, é possível acessar serviços de streaming como Netflix, Prime Video, Disney+, HBO Max, Apple TV, Globoplay, Apple Music, Spotify, dentre outros.
Hoje a companhia conta com mais de 76 milhões de contas ativas. Abaixo um vídeo promocional da Roku, onde são mostrados alguns de seus produtos.
O que você achou de saber sobre os ganhos da Roku com os negócios oferecidos pela empresa? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.